O que é Estado?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revolução Inglesa Absolutismo Revolução Inglesa. Absolutismo Inglês Atraso por causa Guerra de 100 anos ( ) com França e guerra interna – Duas.
Advertisements

UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX. Giuseppe Garibaldi  O herói de dois mundos (RS – Revolução Farroupilha);  Camisas Vermelhas - nacionalismo.
Exercício de revisão para a prova 8º Ano. Questão 01 Qual é a definição de democracia? R.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Regimes Totalitários. Regimes Totalitários X Crise de 1929.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
ABSOLUTISMO.
Política e Economia A política é uma atividade que surgiu e se desenvolveu a partir da necessidade de representação do homem que vive em comunidade. A.
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
Revolução Russa.
Atividade 7 - Estado e Governo
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O absolutismo em marcha
Da Monarquia à República (753a.C. – 509 a.C.)
O Antigo Regime em Portugal
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Definição dos Termos.
Segundo Reinado (política interna e modernização)
A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Limites e fronteiras.
Sociologia Semana ENEM.
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
ESTADO DE DIREITO FRANCÊS ÉTAT DE DROIT
Estado, Nação e Governo Nação:
REVOLUÇÃO FRANCESA POLÍTICA, CULTURA E CLASSE
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
As origens da Sociologia
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Filosofia Política O Estado.
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
1143 – Um novo Reino, um novo Estado
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Aula 4 Burocracia Weberiana.
A liberdade guiando o povo
Onde? ING (início), FRA (auge);
O ILUMINISMO E AS NOÇÕES DE LIBERDADE
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
CONSTRUÇÃO DO ESTADO MODERNO E MERCANTILISMO
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
A era Napoleônica e o Congresso de Viena
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Pensamento Político de Maquiavel ( )
O Absolutismo Monárquico
LIBERALISMO.
Monarquias Absolutistas e economia mercantilista
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
ISRAEL Fatos pouco conhecidos.
PENSAMENTO POLÍTICO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: ILUMINISMO
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
História da Psicologia
AULA 2 – geopolítica clássica
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Poder, dominação e política
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
EUROPA, SÉC. XIX: A ERA DAS REVOLUÇÕES
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Liberalismo Doutrina político-económica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. Surgiu na época.
CRISE DO ANTIGO REGIME AULA 1.
Preparatório EsPCEx História Geral
Introdução à História.
Idade Moderna: a formação dos Estados Modernos – os casos francês e inglês Profª Maiara Alves.
O ANTIGO REGIME.
A EUROPA DO SÉCULO VI AO SÉCULO XII
Transcrição da apresentação:

O que é Estado?

Estado pode ser entendido como instituição social que detém o poder de governo, ou seja, o monopólio do direito e da força sobre o povo ou os povos de uma nação. Os conceitos de povo, nação e poder associam-se necessariamente ao de Estado; além disso, na configuração do Estado nacional moderno, e as marcas culturais têm papel relevante.

Hegel, afirmou que o Estado é a materialização do interesse geral da sociedade e está supostamente acima dos interesses particulares. Na análise marxista, o Estado não representa o interesse geral, mas defende o interesse da propriedade privada. O remédio contra isso está na radicalização da democracia e na consequente emancipação política do homem.

Ainda segundo Marx, a emancipação política não é suficiente para a emancipação do homem, que só poderia ser alcançada com a reorganização completa da sociedade, incluindo a abolição da propriedade privada. Mas de onde veio essa entidade que parece pairar sobre nossas cabeças como um ente sobrenatural e poderoso que pode mudar a idéia de qualquer um de nós?

Estado e Governo

Formas de governo - Monarquia A monarquia, como o termo sugere, é o Estado conduzido pelo governo de uma só pessoa, que possui poderes vitalícios e, quase sempre, o direito de transmissão hereditária da soberania. Assim estamos diante de uma situação de forte centralização do poder poder político

Suas origens remontam à Antiguidade (Persia, Egito, Roma) Suas origens remontam à Antiguidade (Persia, Egito, Roma). Durante a Idade Média, apesar da descentralização política que caracteriza a sociedade feudal, ainda havia reis, que, na verdade, eram mais chefes militares que políticos. Com a formação dos Estados nacionais modernos, no final da baixa Idade Média , a monarquia se fortaleceu, com a unificação do exército, a criação da moeda única e a definição de território nacional.

O avanço do capitalismo comercial deu mais força às monarquias européias, fenômeno que culminou com o absolutismo monárquico, já na Idade Moderna, marcada pelo mercantilismo. Este tipo de regime marcou reinados como o de Luis XIV, na França, que cunhou a célebre frase “O Estado sou eu”.

O século XVIII, da Revolução industrial e do iluminismo subversivo, viu surgir uma variante nos regimes monárquicos de algumas nações européias: era o despotismo esclarecido, regime que o rei fala como um liberal modernizador, mas não abre mão do poder absoluto.

Durante o séc. XIX, o avanço liberal e as revoluções geraram a monarquia constitucional. Existente até hoje, este regime, que impõe ao rei a obediência a lei, pode ser ainda centralista ou parlamentarista. Na versão centralista, o rei reina e governa, mas dentro dos limites constitucionais. Na parlamentarista, o rei é o chefe de Estado, enquanto o primeiro-ministro é o chefe de governo. O partido da maioria é incumbido pelo chefe de Estado de formar o gabinete de governo e indicar o primeiro ministro.

O parlamentarismo monárquico tem origem britânica, mas inspirou as versões escandinavas, na Dinamarca, na Suécia e na Noruega.