Orientadora: Pâmela Ferreira Todendi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Kenia Lopez Monasterio
Advertisements

Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Orientadora: Pâmela Ferreira Todendi Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Melhoria da prevenção e controle do câncer de colo de útero e de mama na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS Especializanda: Regla Maria Rodriguez Afonso Orientadora: Pâmela Ferreira Todendi

INTRODUÇÃO O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Os dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura, em casos descobertos em estágios iniciais (BRASIL, 2013).

INTRODUÇÃO Lagoa Vermelha está situada no Estado do Rio Grande do Sul; População de 28.419,00 habitantes (IBGE, 2010); A rede de saúde está composta de cinco UBS com modelo de atenção e organização da atenção à saúde centrada na ESF. No momento não tem a disponibilidade de NASF e CEO. A atenção especializada oferece os serviços de ortopedia, urologia, pediatria, obstetrícia, ginecologia, cirurgia geral. Um hospital geral, um CAPS e três laboratórios clínicos.

A UBS Rodrigues Localizada na área urbana; População de 5.000 habitantes distribuídos em 4 bairros; Antes da intervenção não se realizava atividades educativas, os registros específicos não estavam de acordo com o protocolo do MS e a maioria das informações não eram registradas nos prontuários das usuárias atendidas para o controle do câncer de mama e do colo de útero.

A UBS Rodrigues Equipe de saúde é composta por: 1 médico geral, 2 técnicas de enfermagem, 1 chefe de enfermagem, 1 pediatra, 1 dentista, 1 técnico de higiene bucal, 3 Agentes de Saúde Comunitários (ACS) para os quatro bairros que fazem parte da área de abrangência da UBS 1 auxiliar de limpeza.

OBJETIVO GERAL Melhoria da atenção a prevenção e controle do câncer de colo do útero e de mama na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS.

METAS Metas de cobertura: Meta: 1.1 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 80%. Meta: 1.2 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%. Metas de Qualidade: 100%

METODOLOGIA Protocolo: Protocolo de controle dos cânceres de colo uterino e da mama, Ministério da Saúde, 2013. Período da intervenção: 12 semanas; entre os meses de abril e junho de 2015. População-alvo: Usuárias entre 25 e 69 anos, residentes na área de abrangência da unidade. Ficha espelho e planilha de coleta de dados fornecidas pelo curso.

METODOLOGIA Para o desenvolvimento das ações, foram seguidos quatro eixos pedagógicos: organização e gestão dos serviços, qualificação da prática clínica, engajamento público, monitoramento e avaliação.

METODOLOGIA Capacitação da equipe conforme protocolo, Levantamento do nº de usuárias da área, ACS fizeram a busca e informaram sobre o Programa de atenção ao controle do câncer de mama e útero. Monitoramento das usuárias acompanhadas Busca ativa das faltosas; Visitas domiciliares.

RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e de mama. Meta 1.1 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 80%. No começo da intervenção começamos com 4,9% (63) de cobertura para detecção precoce do câncer de colo de útero, avançamos para 10,5% (135) no segundo mês e 28,2% (363) no terceiro mês Figura 1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo uterino na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS, 2015. Fonte : Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPel, 2015.  

Meta 1.2 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%. Em relação ao câncer de mama iniciamos com 5,4% (28) no primeiro mês, avançamos para 11,8% (61) no segundo mês e ao final cadastramos 26,3% (136) da população feminina. Figura 2: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama, na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS, 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, 2015.  

Meta 2.1. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Todas as mulheres cadastradas estavam com coleta satisfatória do exame citopatológico de colo de útero nos três meses de intervenção, alcançando assim 100% de cobertura

Meta 3.1. Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Figura 3 Proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer resultado na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS, 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, 2015.

Meta 3.2. Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada. A proporção de mulheres com mamografias alteradas que não retornaram a UBS para conhecer o resultado foi apenas uma usuária no mês 1 (100%). Todas as usuárias eram orientadas durante as palestras e grupos sobre a importância de vir até a UBS para conhecer o resultado de seus exames, bem como, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Meta 3.3. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopalógico alterado. Figura 4 Proporção de mulheres que não retornaram para conhecer o resultado do exame citopatológico e foi feita busca ativa na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS, 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, 2015.

Meta 3.4 Realizar busca ativa em 100% das mulheres com mamografia alterada. Apenas uma usuária no mês 1 estava com mamografia alterada, esta recebeu busca ativa (100%) realizada pelos ACS

Meta 4.1 Manter registro da coleta de exame citopatológicode colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 5 Proporção de mulheres com registro adequado de exame citopatológico de colo do útero na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS, 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados UNASUS/UFPEL, 2015.

Meta 4.2 Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 6 Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia na UBS Rodrigues, Lagoa Vermelha/RS, 2015. Fonte: Planilha de dados UNASUSUFPEL,2015.  

Meta 5.1 Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos. Figura 7 Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero na UBS Rodrigues, Lagoa vermelha/RS, 2015. Fonte: Planilha de dados UNASUS/UFPEL, 2015.

Meta 5.2 Realizar avaliação para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. A avaliação para câncer de mama foi realizada em todas as mulheres cadastradas nos três meses de intervenção, atingindo assim 100% de cobertura. Meta 6.1 e 6.2 Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DTS) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Com relação as metas 6.1 e 6.2 as mulheres que participaram nos 3 meses da intervenção, receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis em 100%.

DISCUSSÃO A intervenção, propiciou a melhora e qualificação dos serviços em relação à atenção, as mulheres entre 25 e 69 anos. Houve melhoria dos registros específicos para cada doença, qualificação da atenção, bem como, monitoramento de todas as usuárias cadastradas. A intervenção exigiu que equipe se capacitasse para seguir as estratégias implementadas pelo Ministério da Saúde relativas ao rastreamento, diagnostico, tratamento e monitoramento dos programas. A intervenção promoveu integração da equipe e qualificou os serviços.

DISCUSSÃO A melhoria dos registros e agendamento das mulheres para fazer exames citopatológicos e mamografia viabilizou a otimização da agenda, e possibilitou maior atenção a demanda espontânea. A classificação de risco destas mulheres tem sido crucial para apoiar a priorização do atendimento. A intervenção já está incorporada a rotina do serviço, estamos ampliando o trabalho de conscientização para a comunidade em relação a necessidade de priorizar a atenção das mulheres para a detecção precoce dos canceres de mama e útero que são de alto risco.

Reflexão Crítica Sobre o Processo Pessoal de Aprendizagem As minhas expectativas no início do curso eram elevar o meu conhecimento na atenção básica para melhorar o atendimento à população brasileira, tendo em conta a minha experiência como especialista em medicina familiar e minha atenção em outros países.

Reflexão Crítica Sobre o Processo Pessoal de Aprendizagem Tive grande expectativa para qualificar a organização do trabalho na unidade em que atuo. Todos os funcionários da unidade se esforçaram para prestar um bom atendimento, o curso foi bem orientado, o desenvolvimento do trabalho foi se completando com a interação, engajamento público e qualificação da pratica clínica.

REFERÊNCIAS   SMS, Secretaria Municipal de Saúde de lagoa Vermelha, Relatório da Situação de Saúde. Fev./2015, Lagoa Vermelha, RS.  BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Caderno de Atenção Básica nº 13. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. BRASIL, Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011.