Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Atenção a Saúde do Idoso Qualificação da Atenção à Saúde do Idoso na Unidade de ESF no município de Alegria/RS Aluna: Enfª Sonia Ivanir Kurylo Orientador: Michel Cerioli Giraldi
Introdução Qualidade de atenção Capacitação dos profissionais Qualidade de vida
Município Alegria-RS 4.301 hab 01 equipe de ESF 100% cobertura 01 Hospital Municipal
ESF 100% Cobertura Atendimento descentralizado 63% área rural 37% área urbana 23% idosos- 935 pessoas Equipe de apoio
Objetivos Objetivo Geral Qualificar a atenção à saúde do idoso no município de Alegria/RS
Objetivos específicos Ampliar a cobertura de acompanhamento dos idosos. Melhorar a adesão dos idosos ao programa de atenção a saúde do idoso. Melhorar a qualidade de atenção a pessoa idosa. Melhorar o registro das informações Mapear idosos de risco Realizar promoção de saúde
Metas: Ampliar a cobertura dos idosos da área com acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) para 50%. Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Garantir consulta em dia para 100% dos idosos cadastradas no programa. Capacitar 100% dos profissionais no atendimento à pessoa idosa de acordo com protocolo adotado na UBS.
Metas: Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos cadastrados no programa. Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa para 50% dos idosos cadastradas no programa. Investigar a presença fatores de risco de morbimortalidade em 100% das pessoas idosas cadastradas no programa. Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas cadastradas no programa.
Metas: Garantir consulta periódica com dentista para 30% dos idosos cadastradas no programa. Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis para 100 % das pessoas idosas cadastradas no programa. Garantir orientação para a prática de atividade física regular a 50% idosos. Garantir vacinação contra a gripe para 100% dos idosos cadastradas no programa.
Metodologia Cadastramento de idosos Acolhimento Criação do agendamento Distribuição das cadernetas Avalição multidimensional rápida Capacitação equipe
Indicador 1- Aumento da cobertura do programa Resultados Indicador 1- Aumento da cobertura do programa ¨ Meta: 50%
Indicador 2 - Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção Meta: 100%
Indicador 3 - Proporção de idosos com consultas em dia de acordo cm o protocolo Meta: 100%
Indicador 4-Proporção de idosos com avalição rápida em dia Meta: 100%
Indicador 6-Distribuição da caderneta do idoso Meta: 50%
Indicador 7 - Proporção de idosos com avaliação de risco para morbimortalidade em dia Meta: 100%
Indicador 8 - Proporção de idosos com avaliação para fragilização na velhice em dia meta: 100%
Indicador 9 - Proporção de idosos com a consulta periódica com o dentista em dia Meta: 30%
Indicador 10 - Proporção de idosos que receberam orientação nutricional Meta: 100%
Indicador 11 - Proporção de idosos que receberam orientação sobre prática de atividade física regular Meta: 50%
Indicador 12 - Proporção de idosos com a vacina da gripe em dia Meta: 100%
Resultados 43% de idosos cadastrados no programa 25,4% de idosos acamados/ problemas de locomoção 96% de idosos com consulta em dia conforme protocolo 77,9% de idosos com avaliação rápida em dia 71,9% de idosos com a caderneta do idoso 87,8% de idosos com avaliação de risco para morbimortalidade 87,8% de idosos mapeados para risco de morbimortalidade.
87,6% de idosos com avaliação para fragilidade na velhice 26,6% de idosos com consulta periódica com dentista 96,5% idosos receberam orientação nutricional 97,3% de idosos receberam orientação sobre atividade física regular. 89,3% de idosos com a vacina da gripe em dia
Ações realizadas Busca ativa de faltosos/agendamento Acolhimento Capacitação da equipe Distribuição da caderneta do idoso Avaliação multidimensional rápida
Discussão Inovação na unidade Valorização e satisfação do usuário Coparticipação do usuário no tratamento Envolvimento comunitário Qualificação da assistência Melhor qualidade de vida
Dificuldades: Apoio e comprometimento da equipe Mudança de hábitos dos idosos Comprometimento do usuário com a saúde Apoio do gestor
Reflexão Crítica Antes: Acomodação, Sem programa Sem interação profissional Sem envolvimento comunitário Necessidade de capacitação
“Quem quer faz algo, encontra um jeito, quem não quer encontra uma desculpa” Autor desconhecido Obrigada!
Referência Bibliográficas BRASIL, Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e Saúde da Pessoa idosa/ Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica: Ministério da Saúde,2006.192p,iL-(série Normas e Manuais Técnicos) Cadernos de Atenção Básica nº 19, BRASIL, Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus/ Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica: Brasília: Ministério da saúde. 2006 64p.iL- (Cadernos de Atenção Básica nº 16) Série A Normas e Manuais Técnicos. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica.Hipertensão Arterial Sistêmica para o Sistema único de Saúde/ Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica: Brasília: Ministério da saúde, 2006 58 p- (Cadernos de Atenção Básica nº 16) (série A Normas e Manuais Técnicos)
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