UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: Santiago de León
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
  Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Qualificação da Atenção.
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
Especializando: Luiz Reis Barbosa Júnior Pelotas – Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Implantação do Programa de Atenção à Saúde dos Hipertensos e Diabéticos do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Orientadora: Helen Pereira Rocha Especializando: Jinnah Han

Melhoria na atenção aos portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Unidade de Saúde da Família Rocas, no município de Natal-RN Jinnah Han Natal, 2014

Introdução Atualmente, a prevalência estimada da hipertensão arterial no Brasil é em torno de 35%, nos últimos 20 anos. Dados do PNAD divulgados pelo IBGE em 2010 apontam que pelo menos 59,5 milhões de brasileiros possuem pelo menos uma doença crônica, sendo a hipertensão presente em 14%.

Introdução O município de Natal, capital do Rio Grande do Norte é composta por 803.811 habitantes ( IBGE 2010 ). 37 Unidades Saúde da Família 18 Unidades Básicas de Saúde Apenas 30,81% da população está coberta pela Estratégia Saúde da Família.

Introdução UBS Rocas está localizada na zona leste da cidade, área metropolitana. Modelo de Estratégia Saúde da Família 04 Equipes 01 Médico 01 Enfermeiro 02 Técnicos de enfermagem 01 Dentista 06 Agentes de Saúde

Introdução Programa HIPERDIA Dados desatualizados Ausência de ações programáticas bem definidas Agendamento por demanda espontânea Cobertura inicial de 40% dos hipertensos e 56% dos diabéticos

Objetivo geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.

Objetivos Específicos e Metas Ampliar a cobertura à hipertensos e diabéticos Cadastrar 70% dos hipertensos e 70% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Melhorar a adesão dos hipertensos e diabéticos ao programa Busca ativa de 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na Unidade de Saúde conforme a periodicidade recomendada.

Objetivos Específicos e Metas Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e diabético realizado na Unidade de Saúde Realizar exame clínico apropriado em 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir a realização dos exames complementares de acordo com o protocolo de 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Melhorar o registro das informações Manter ficha de acompanhamento de 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos;

Objetivos Específicos e Metas Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação de risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na Unidade de Saúde; Promoção da saúde Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir orientação em relação a prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir orientações sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos.

Metodologia Ações Cadastramentos de todos os pacientes diabéticos e hipertensos pelo médico, enfermeiro e agentes de saúde; Orientação e capacitação da equipe; Funções de cada profissional Preenchimento da ficha de cadastramento Preenchimento da Planilha de Coleta de Dados; Busca ativa de faltosos pelos ACS; Estratificação de risco, exame clínico e complementares de acordo com o protocolo; Orientações a cerca hábitos saudáveis de vida por todos os membros da equipe; Reuniões mensais de grupo.

Metodologia Protocolo de atendimento ao hipertenso e diabético baseado no CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA – Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, 2001.

Resultados Melhorar o registro das informações Cadastrar 70% dos hipertensos e 70% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Resultado: Cadastramento de 80,4% dos pacientes hipertensos e 71,4% dos pacientes diabéticos.

Resultados Gráfico da cobertura dos hipertensos na USF Rocas - Natal, RN, 2013 Gráfico da cobertura dos diabéticos na USF Rocas - Natal, RN, 2013

Resultados Ampliar a cobertura à hipertensos e diabéticos Manter ficha de acompanhamento de 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Resultados: Ficha de registro de acompanhamento adequada para 80,9% dos hipertensos e 80,0% dos diabéticos.

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas com registro adequado de acompanhamento - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de diabéticos da USF Rocas com registro adequado de acompanhamento - Natal, RN, 2013

Resultados Melhorar a adesão dos hipertensos e diabéticos ao programa Busca ativa de 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na Unidade de Saúde conforme a periodicidade recomendada. Resultados: Busca ativa de 54,1% dos pacientes hipertensos e 60,0% dos pacientes diabéticos.

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas faltosos à consulta com busca ativa - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de diabéticos da USF Rocas faltosos à consulta com busca ativa - Natal, RN, 2013

Resultados Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e diabético realizado na Unidade de Saúde Realizar exame clínico apropriado em 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir a realização dos exames complementares de acordo com o protocolo de 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. - Garantia de medicamentos para 98,7% dos hipertensos e 98,8% dos diabéticos. - Realização de exames complementares para 81,1% dos hipertensos e 78,8% dos diabéticos; - Exame clínico apropriado de 87,6% dos hipertensos e 90,0% dos diabéticos; Resultados:

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de diabéticos da USF Rocas com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo - Natal, RN, 2013

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas com exames complementares em dia - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de diabéticos da USF Rocas com exames complementares em dia - Natal, RN, 2013

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas com Prescrição de medicamentos da lista da Farmácia Popular - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas com prescrição de medicamentos da lista da Farmácia Popular - Natal, RN, 2013

Resultados Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação de risco cardiovascular em 50% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na Unidade de Saúde; Resultados: estratificação de risco cardiovascular de 87,6% dos hipertensos e 86,3% dos diabéticos.

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas com avaliação clínica de estratificação para risco cardiovascular - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de diabéticos da USF Rocas com avaliação clínica de estratificação para risco cardiovascular - Natal, RN, 2013

Resultados Promoção da saúde Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 70% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir orientação em relação a prática de atividade física regular a 70% dos pacientes hipertensos e diabéticos; Garantir orientações sobre os riscos do tabagismo a 70% dos pacientes hipertensos e diabéticos. - Orientação sobre os riscos do tabagismo para 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. - Orientação da prática de atividade física regular para 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos; - Orientação nutricional para 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos Resultados:

Resultados Gráfico da proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável na USF Rocas - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável na USF Rocas - Natal, RN, 2013

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos com orientação sobre a prática de atividade física - regular na USF Rocas - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de diabéticos com orientação sobre a prática de atividade física regular na USF Rocas - Natal, RN, 2013

Resultados Gráfico da proporção de hipertensos da USF Rocas que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo - Natal, RN, 2013 Gráfico da proporção de diabéticos da USF Rocas que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo - Natal, RN, 2013

Discussão Importância da intervenção Equipe: Serviço: Comunidade: Exigiu capacitação e responsabilidade dos profissionais; Trabalho em equipe; Maior contato com o paciente. Serviço: Otimização do processo de trabalho; Redução de gastos. Comunidade: Melhoria no acolhimento e acompanhamento; Atividades educativas em grupo; Redução de complicações a longo prazo.

Discussão Otimização do processo de trabalho: com as consultas previamente agendadas diminui-se o problema da falta de fichas de atendimento ( redução da demanda espontânea ). Satisfação da comunidade diante do projeto: a comunidade mostrou-se satisfeita pois percebeu a melhoria no acolhimento e no engajamento da equipe para com a saúde da comunidade. Continuidade do cadastramento: com a capacitação dos profissionais da equipe é possível manter o projeto como rotina da unidade de saúde . A manutenção do cadastramento será realizada pelos agentes de saúde e pela enfermeira, que repassarão o processo ao médico.

Reflexão crítica ´´ O conhecimento e o aprendizado nunca vêm juntos. Um vem com a teoria o outro com a experiência, separados pelo tempo´´. Glauber de Lima

Obrigada.