PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de curso
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria da atenção à saúde.
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo Melhoria da atenção a Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBSF Planície das Mangueiras, Natal / RN  PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo

Introdução A prevalência HAS no Brasil é de 22% a 44% para adultos (32% em média), e da diabetes 21,6% da população de 25 anos (Brasil, 2013). A prevalência e incidência estão aumentando, constituindo-se em verdadeiro problema de saúde publica no Brasil e no mundo. Necessidade da atenção à HAS e ao DM na Atenção Básica: A identificação de grupos de risco, a abordagem terapêutica, o cuidado continuado, o monitoramente e controle, as ações de promoção à saúde previnem complicações e promovem melhor qualidade de vida dos usuários (Brasil, 2013).

Natal/RN Capital do Rio Grande do Norte Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião Natal. Área : 167,263 km², População: 853929 habitantes 18 UBS, sendo 3 delas mistas, 38 ESF, 1 NASF, 2 CEO. ESF Planície das Mangueiras Área urbana População: 10.228 pessoas. 3 Equipes Área adstrita da minha equipe: 2825 pessoas Equipe: 1 medico, uma enfermeira, um odontólogo, um técnico de enfermagem, técnico odontológico e 6 ACS.

Ação Programática antes da Intervenção Cobertura de usuários com HAS de 32% (187 usuários acompanhados de 590 estimados para o território) e para usuários com DM de 34 % ( 58 usuários acompanhados de 169 estimados para o território) (Caderno de Ações Programáticas). Com referência à qualidade de atendimento: Não tínhamos um registro atualizado dos hipertensos e diabéticos Não tínhamos atendimento preferencial para hipertensos e diabéticos As palestras sobre educação e prevenção eram feitas só 3 ou 4 vezes no ano. Tínhamos o grupo de hipertensos e diabéticos mas participavam poucas pessoas pela falta de divulgação Os hipertensos e diabéticos não eram estratificados de acordo ao risco cardiovascular .

Metodologia Protocolo: Caderno de Atenção Básica 36 e 37 População alvo: 433 usuários com HAS e 107 usuários com DM (Planilha de Coleta de Dados) Ações: Atualização continuada dos registro e monitoramento das informações Grupo de hipertensos e diabéticos com reuniões quinzenais Acompanhamento dos usuários por meio de consultas Avaliação do risco cardiovascular Atendimento preferencial Busca ativa dos faltosos. Educação continuada e ações de prevenção e promoção.

Objetivo Geral Melhorar a atenção a Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Planície das Mangueiras, Natal / RN      

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de hipertensos e diabéticos em na área de abrangência Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Melhorar o registro das informações Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Promover a saúde de hipertensos e diabéticos  

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de hipertensos e diabéticos na área de abrangência. Meta 1: Cadastrar 65% dos hipertensos da área de abrangência. Meta 2: Cadastrar 65% dos diabéticos da área de abrangência. DM HAS

usuários hipertensos e Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Contemplados todos os usuários hipertensos e Diabéticos em todos os meses (100%).

Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Contemplados todos os usuários hipertensos e Diabéticos em todos os meses (100%).

Realizada busca ativa para todos os usuários hipertensos e Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Realizada busca ativa para todos os usuários hipertensos e Diabéticos em todos os meses (100%). A realização de telefonemas antes de cada consulta e/ou visitas dos ACS fizeram com que houvesse poucas faltas.

Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2:: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Todos os usuários em todos os meses tiveram a Ficha Espelho preenchida (100%).

Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Realizada a estratificação do risco de todos hipertensos e diabéticos em todos os meses (100%)

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Resultados 100% em todos os meses Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabeticos Metas 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos. Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos Metas 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos Metas 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos Metas 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos.

Discussão Importância da intervenção para a equipe: Trabalho em equipe, inter-relação positiva Atualização continua Para o serviço Registros atualizados Aumento a capacidade de resolutividade União Para a comunidade Evitamos ter filas, stress, para os usuários Os usuários sentiram-se mais acolhidos e encontraram solução a os problemas deles A intervenção já está incorporada ao cotidiano do serviço

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Desenvolvimento do curso em relação às expectativas iniciais Significado do curso para a prática profissional Aprendizados mais relevantes

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37).

Obrigada