Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Advertisements

Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Vocação Reconhecida e histórica produção agrícola na região metropolitana (ex.: laranja). Histórico de extração mineral e produção de cerâmica. Atrativos.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Fundação Social do Trabalho FUNSAT. MISSÃO Promover geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda, melhorando a distribuição de riquezas e contribuindo.
Incêndios Florestais  ESTRUTURA DA INICIATIVA COORDENADOR GERAL Pedro Moura Grupo Portucel Soporcel Resultados e Conclusões.
Inserção de Pessoas Com Deficiência no mercado de trabalho.
AS PAISAGENS. Para a sua análise e interpretação utiliza- se a… Paisagem: espaço dinâmico, onde diferentes fatores, apenas naturais ou naturais e humanos,
Funcionando como um mercado único com 28 países, a UE é uma importante potência comercial a nível mundial. A política económica europeia apoia o crescimento.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
Instituto Nacional de Estatística
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Energias renováveis em Portugal
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Orçamento Plurianual da União Europeia
Características da agricultura no Brasil
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Comissão de Agricultura e Mar
Ciência aberta no contexto agroambiental Joana Costa |CEF U. Coimbra
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Uma atividade em expansão.
SOBRE NÓS. SOBRE NÓS Um ano extraordinário para a Humanidade e para o Planeta! Chamado à Ação 2015 Um ano extraordinário para a Humanidade e para.
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Desenvolvimento Rural
Os sectores de actividade
Constituição da Freguesia de Agualva -Cacém
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
MARCO DOMINGUES – Economia Social do Apoio Social ao Desenvolvimento Local MANAUS.AMAZONAS.BRAZIL 2017.
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
Uma atividade em expansão.
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES. Acadêmica: Ciliane Aparecida Fermino.
Financiamento para projetos de eficiência energética: o papel das agências de fomento.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Correção da 1.ª ficha de avaliação
Analisando características distintas em geração distribuída e autoprodução de energia
Espaço Agrário Mundial
Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Relação com os Circuitos Curtos Alimentares (CCA) António José Rego Adjunto do secretário de estado das florestas e do.
Caminhos de Sustentabilidade
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
Revoluções e Estados liberais conservadores
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
Correção da 3.ª ficha de avaliação
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Correção da 2.ª ficha de avaliação
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
ATIVIDADES ECONÓMICAS
Uma atividade em expansão.
SOLUÇÕES PARA OS ESPAÇOS URBANOS REQUALIFICAÇÃO URBANA
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Parcerias entre cidades e o mundo rural
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades.
Transcrição da apresentação:

Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são: As áreas rurais em Portugal sofrem de vários problemas que tem sido obstáculos a um desenvolvimento sustentável... Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são: Envelhecimento da população; Decréscimo da natalidade e do número de jovens; Diminuição da população ativa, nomeadamente uma insuficiente mão de obra qualificada; Decréscimo da importância da atividade agrícola, que é praticada sobretudo por idosos, para a sua subsistência;

Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são: As áreas rurais em Portugal sofrem de vários problemas que tem sido obstáculos a um desenvolvimento sustentável... Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são: A degradação das terras agrícolas pelo seu abandono e a expansão das áreas de matos, mais vulneráveis à ocorrência de incêndios; A fragilidade da economia local, onde os salários são baixos e tem havido um aumento da população desempregada; Carência na prestação de serviços à população idosa; A existência de insuficiências ao nível de infraestruturas ou serviços (por exemplo, água ou saneamento).

As novas oportunidades para as áreas rurais A (re)descoberta da multifuncionalidade - Indústria; - Turismo; - Serviços. As estratégias integradas - A valorização; - As estratégias comunitárias.

IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DAS ÁREAS RURAIS O espaço rural tem de ser considerado como um espaço atrativo e sustentável. A diversidade associada à multifuncionalidade traduz: A manutenção da biodiversidade; A criação de emprego; A fixação da população; A criação de riqueza, através de novas oportunidades de negócio.

IMPORTÂNCIA DO TURISMO EM ESPAÇO RURAL (TER) O Turismo em Espaço Rural (TER) tem um papel fundamental nas áreas rurais, uma vez que: Permite a melhoria da qualidade de vida da população local, dado que promove a transferência de rendimentos para as regiões menos favorecidas; Incentiva a construção de infraestruturas e equipamentos de apoio, como vias de comunicação, unidades hoteleiras, distribuição de água e de energia, saneamento básico, etc.; Gera emprego e fixa a população local; Aumenta o intercâmbio cultural; Permite a preservação do património histórico e cultural.

MODALIDADES DO TURISMO EM ESPAÇO RURAL (TER) MODALIDADES DE TURISMO EM ESPAÇO RURAL Turismo de Habitação Turismo Rural Agroturismo Casas de Campo Turismo de Aldeia Hotel Rural Parque de Campismo Rural

O TURISMO EM ESPAÇO RURAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O desenvolvimento do turismo nas áreas rurais deve contribuir para o desenvolvimento sustentável, baseando- se: Na preservarção dos ecossistemas naturais; Na manutenção do crescimento económico local e do emprego; Na melhoria da qualidade de vida, de forma sustentável, para os visitantes e para os residentes; Na construção de empreendimentos sustentáveis; No incentivo à manutenção da cultura local.

O IMPACTO DAS INDÚSTRIAS NAS ÁREAS RURAIS A indústria pode assumir um papel fulcral no desenvolvimento das áreas rurais, sobretudo se associada aos recursos endógenos de cada região. A atividade industrial nas áreas rurais deve basear-se: Para absorver a população ativa local; Para contribuir para o desenvolvimento sustentável através de uma utilização racional destes recursos. Para valorizar a reservação e a qualidade ambiental. Para que haja um equilíbrio entre os vários setores de atividade, para evitar o abandono, por exemplo, da agricultura e da pecuária.

O IMPACTO DAS INDÚSTRIAS NAS ÁREAS RURAIS A implantação de unidades industriais nas áreas rurais: Provoca o aumento do emprego na região, o que fixará a população local e atrairá população de outras regiões; Promove a agricultura, a silvicultura, a pecuária, dado que são fontes de matéria-prima; Fomenta o surgimento e o desenvolvimento de outras atividades, como indústrias complementares, os serviços e o comércio, através dos seus efeitos multiplicadores;

O IMPACTO DAS INDÚSTRIAS NAS ÁREAS RURAIS A implantação de unidades industriais nas áreas rurais: Promove a criação de riqueza e o desenvolvimento da região; Promove a melhoria da qualidade de vida da população.

A PRODUÇÃO DE ENERGIA E O DESENVOLVIMENTO RURAL A produção de energia a partir de fontes de energia renováveis é cada vez mais importante para o desenvolvimento das áreas rurais, e para promoção do desenvolvimento sustentável. a) A biomassa (resultante da atividade florestal, agrícola e pecuária). Permite: A produção de biocombustíveis: produzidos a partir de culturas energéticas, como o milho, o trigo, a beterraba; A criação de emprego e a fixação da população. b) A energia solar e eólica A diversificação da fonte de rendimentos dos agricultores, que podem arrendar ou vender os seus terrenos para a construção dos parques solares e eólicos;

O PAPEL DOS SERVIÇOS NO DESENVOLVIMENTO RURAL Os serviços têm também um papel muito importante no desenvolvimento das áreas rurais, através: De serviços básicos, como os ligados à educação, à saúde e à administração; De serviços pessoais, como a restauração e o comércio; De serviços às empresas, como de transporte, os bancos, as companhias de seguros, os centros de formação, entre outros.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO RURAL O desenvolvimento rural deve assentar numa perspetiva de desenvolvimento sustentável do território. O desenvolvimento rural deve ter como objetivos: Reforçar a competitividade económica da agricultura, mas salvaguardando os valores ambientais e a gestão sustentada dos recursos naturais; Incentivar a multifuncionalidade das explorações agrícolas; Promover a qualidade e a inovação da produção, visando o crescimento sustentado da produtividade e responder com eficácia às exigências do mercado ao nível da qualidade e segurança alimentar;

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO RURAL O desenvolvimento rural deve assentar numa perspetiva de desenvolvimento sustentável do território. O desenvolvimento rural deve ter como objetivos: Estimular a pluriatividade dos agricultores mais jovens; Melhorar as condições de vida e de trabalho dos agricultores, através do seu rejuvenescimento e qualificação, da defesa dos seus rendimentos; Apoiar a organização, associação e iniciativa dos agricultores, ao nível económico e profissional; Valorizar as potencialidades do espaço rural e apoiar o seu desenvolvimento e diversificação económica.