Atenção à saúde aos usuários de álcool e outras drogas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lisângela Propp Março/2008
Advertisements

Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
Abordagem sobre as diferentes substâncias psicoativas
DROGAS: MECANISMOS DE AÇÃO E EFEITOS.
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Com as DROGAS também é assim. Quem usa não enxerga o perigo.
Drogas.
PALESTRA REFLEXÕES “A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O SERVIDOR PÚBLICO”
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
MEDICINA EM EMERGÊNCIA DO
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Drogas Não queres, pois não??.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DROGAS.
Doenças de uma má alimentação
Toxicofilias Conceito objetivos.
DROGAS ILÍCITAS  .
Substâncias psicoativas
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
VÍCIOS – TIPOS E CONTÁGIO. O CORPO É NOSSO VASILHAME SUBLIME.
Psiquiatria Conceito Relações c/ outras ciências Nosologia Psiquátrica
QUANTO A ORIGEM NATURAL: Maconha, Trombeteira, Cogumelos, folhas de coca, Ópio, Cafeína, THC, Nicotina etc. SEMI-SINTÉTICA: Cocaína, Álcool, Tabaco, etc.
Síndromes Dolorosas Psicofisiológicas Wesley Campos de Oliveira.
O QUE É HEROÍNA? É uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína e a morfina são.
Yanna C.F. Teles 2015 Receptores Ionotrópicos e os Fármacos Ansiolíticos União de Ensino Superior de Campina Grande Curso Fisoterapia Disciplina: Farmacologia.
VIOLÊNCIA E DROGAS Aline Emanuele Bispo dos Santos PSICÓLOGA Escolar e Clínica.
A VERDADE SOBRE AS DROGAS Provérbios DROGAS – UM GRANDE DESAFIO! De acordo com a ONU, 243 milhões de pessoas no mundo usam drogas ilícitas.
Diagnóstico e Tratamento da PHDA. Introdução à PHDA.
Os cigarros contem mais de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer na: Boca, pulmões, esôfago, estomago, rins, bexiga, colo do útero,
Fisiopatologia da Nutrição
Para saber antes de beber
DINÂMICA DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Bebidas estimulantes - café
“TRABALHO EM CONDIÇÕES DEGRADANTES”
Por que utilizar classificações diagnósticas?
Transtornos por uso de Substâncias
As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física.
Espectro da Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos
Drogas e Mudanças Sócio-Culturais
Prevenção e combate ao álcool, tabagismo e entorpecentes!!!
CONAÇÃO Elie Cheniaux.
Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Consciência (Vigilância)
AFETIVIDADE Elie Cheniaux.
Drogas Marcelo.
Álcool e Drogas Eder Portes Enfermeiro do Trabalho Especialista em Dependência Química - FURG.
O QUE É HEROÍNA? A heroína é uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
ALCOOLISMO SAÚDE OCUPACIONAL. ALCOOLISMO : EPIDEMIOLOGIA : Estatísticas no Brasil e no mundo sugerem uma prevalência de 5-12,5% da população adulta;
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
 Marla Christina  Thiago Tello  Rafael Beze  Rafael Ferrete  José Victor.
OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon.
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018
Uso e Abuso de substâncias psicoativas
Transtornos psicofisiológicos
Psicopatologia I1 Abuso de Substância. Psicopatologia I2 Critérios para Abuso de Substância A categoria Abuso de Substância não se aplica à nicotina e.
Aula 7 Processos Patológicos e a Assistência de enfermagem
DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS: NEUROBIOLOGIA E ATUALIDADES
CONSEP CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA AISP 84
CRR UNB 2012.
Efeitos do Álcool no Sistema Nervoso
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Alcoolismo e suas consequências... Dra. Mônica Amélia Medeiros – CRM/Al
São substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural / sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema.
Transcrição da apresentação:

Atenção à saúde aos usuários de álcool e outras drogas Transtornos mentais orgânicos induzidos pelo uso de substâncias psicoativas Transtornos pelo uso de substâncias psicoativas

O que tratar? Dependência psicológica de uma substância que produz um comportamento de procura pela droga Incapacidade para interromper a utilização da droga, por dependência física da droga e tolerância a seus efeitos. Deterioração da saúde física e mental em conseqüência do abuso continuado da droga.

Transtornos mentais orgânicos induzidos pelo uso de droga Intoxicação Abstinência Delirium Demência Transtorno amnésico Transtorno delirante Alucinose Transtorno de humor Transtorno de ansiedade Transtorno de personalidade

Transtorno pelo uso de substâncias psicoativas Os transtornos pelo uso de substância psicoativa definem os padrões de comportamento mal adaptado, relacionado à busca e ingestão de substâncias do abuso, bem como as conseqüências comportamentais e sociais destes padrões de consumo. Dependência, Padrão mal adaptativo, com grande envolvimento do uso da substância. Inclui tolerância, abstinência e uso contínuo. Compulsão

Definição de termos Padrão de uso patológico Prejuízo no funcionamento físico, social ou ocupacional provocado pelo uso da substância (brigas, perda de amigos, ausência no trabalho ou dificuldades legais Tolerância: necessidade de aumentar as quantidades da substância para ter o efeito desejado Tolerância disposicional: metabolismo acelerado. Tolerância cruzada. Tolerância que se desenvolve com uma substância como resultado da exposição a uma outra. Dependência física. Evitar síndrome de abstinência Dependência psíquica. Evitar estado disfórico Abuso. Uso ilícito de uma substância Mau uso. Uso de uma prescrição médica de forma inaceitável

Álcool Dependência Necessidade de uso diário de grandes quantidades de álcool para funcionamento adequado. Ingestão regular e pesada de bebidas alcoólicas, limitadas aos fins de semana. Longos períodos de sobriedade intercalados com períodos de intensas bebedeiras que duram de semanas a meses.

Efeitos fisiológicos Depressor do sistema nervoso central (SNC) Efeitos no fígado: esteatose, cirrose e insuficiência hepática. Intoxicação aguda e hipoglicemia Gastrite, acloridria e úlceras gástricas. Interferência nos processos normais de digestão e absorção de alimentos. Deficiência vitamínica do complexo B Cardiomiopatia Pancreatite, insuficiência hepática e moléstias do intestino delgado. Câncer de mama, do fígado, do estômago. Polineuropatia alcoólica.

Sedativos, hipnóticos e ansiolíticos Barbitúricos Abuso Tolerância Abstinência Superdosagem Benzodiazepínicos Dependência física e síndrome de abstinência Delírium Síndrome amnésica

Transtornos relacionados aos opióides Intoxicação Tolerância Dependência física. Síndrome de abstinência Tratamento de manutenção com metadona Antagonistas de opióides. Naloxona.

Transtornos pelo uso da cocaína Intoxicação por cocaína Convulsões e depressão dos centros medulares da respiração Síncopes Dor torácica. Arritmias cardíacas Paradas cardíaca ou respiratória. Transtorno delirante e delirium por cocaína

Estimulantes do Sistema Nervoso Central Anfetaminas Intoxicação Abstinência Delírium Transtorno delirante

Alucinógenos Alucinógenos naturais e sintéticos Alucinose Transtorno Delirante Transtorno de percepção pós alucinógeno. Flashbacks.

Maconha Intoxicação Dependência e padrão de uso patológico Dependência psíquica Uso crônico e síndrome amotivacional. Psicose Delirium Ansiedade Flashbacks

Inalantes e esteróides anabólicos Intoxicação Tolerância Lesão cerebral Risco de morte na intoxicação. Apatia Esteróides anabólicos Abuso da substância Sintomas psicóticos Violência, impulsividade, mania.