FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Advertisements

Jean-Jacques Rousseau
Prof. Fernando Berardo Toscano
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O estado moderno Capítulo 17.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Unidade Poços de Caldas
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Disciplina de Filosofia Profª.: Thayanne Siqueira
Política Moderna Modernidade ( ) Fim do feudalismo
CONTRATUALISTAS.
John Locke.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Jean-Jacques Rousseau ( )
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
O Iluminismo e a política no século XIX nas visões de Hobbes, Rousseau e Locke. Prof.ª Ariadne COSTA.
O ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
A POLÍTICA – Aula Introdução à política 18. A sociedade tribal 19. O pensamento político grego 20. O pensamento político medieval 21. A política.
Contrato Social – JOHN LOCKE 1. Liberalista Criticou os direitos Divino do Rei Sua Teoria expõe-se no Estado Liberal e a propriedade privada 2.
CIÊNCIA POLÍTICA PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes AULA 4 A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias. Cristianismo: público x privado.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
ILUMINISMO.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
JEAN JACQUES ROUSSEAU O FILÓSOFO DA LIBERDADE COMO VALOR SUPREMO
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
Recuperação de Filosofia – 3º ano
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Montesquieu o pensamento político moderno
APOIO.
Filosofia & Ética Humanista
Jean-Jacques Rousseau
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
#2 - VI Prêmio SOF de Monografia
O Direito e Estado Baseado nos Escritos de Norberto Bobbio sobre o Pensamento de Emanuel Kant.
REVOLUÇÕES, IDEIAS E DIREITOS NA INGLATERRA DO SÉCULO 17
Os contratualistas E o desafio de se encontrar a forma que melhor garanta a possibilidade de vida em sociedade e de liberdade individual.
Absolutismo e mercantilismo
JOHN LOCKE E O DIREITO NATURAL
PENSAMENTO POLÍTICO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: ILUMINISMO
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Filosofia Jurídica.
O Pensamento Iluminista
Teoria da justiça Rawls escreveu um livro, intitulado Uma Teoria da Justiça (1971), que alterou radicalmente a forma como as pessoas pensavam as questões.
ORIGEM DA SOCIEDADE Bernardo Schaffer 08/05/2019.
John Locke – Inaugura-se o liberalismo Teoria política e ética/Disciplina: Filosofia Profª. Leila Rosa 2019.
Despotismo Esclarecido
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Estrutura Administrativa
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Próximo Caderno 3 » Capítulos 3 e 4 UNIDADE 3.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA PROF. GABRIEL D’AVILA

PACTO SOCIAL E JUSNATURALISMO PASSAGEM DA IDADE MÉDIA PARA MODERNA (SÉC. XVII E XVIII) QUAL O ESTADO DE NATUREZA DO SER HUMANO? JUSNATURALISMO ANTES DA CIVILIZAÇÃO O SER HUMANO VIVIA SEGUNDO O DIREITO NATURAL (JUS NATURALE) PRESERVAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA LEI NATURAL (LEX NATURALE) DEVER DE PRESERVAR-SE PASSAGEM DO ESTADO DE NATUREZA PARA O DIREITO CIVIL CONTRATUALISMO CONTRATO SOCIAL RENÚNCIA DE LIBERDADE INDIVIDUAL EM FAVOR DA AUTOPRESERVAÇÃO ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO FUNDAMENTOS DO ESTADO CONTROLE SOCIAL DO PODER

O PACTO SEGUNDO THOMAS HOBBES “O HOMEM É MAU, A SOCIEDADE O CIVILIZA” GUERRA DE TODOS CONTRA TODOS ESTADO DE NATUREZA ISENTO DE JUSTIÇA, LEIS,PUNIÇÕES QUE IMPEDISSEM A AUTOPRESERVAÇÃO DE PESSOAS E PROPRIEDADES PESSOAS EM SITUAÇÃO DE CONFLITO PERMANENTE MEDO DE MORTE VIOLENTA AUTODEFESA ENTENDIA QUE ERA NECESSÁRIO A SOCIEDADE CRIAR CONSENSOS PARA IMPEDIR A DESTRUIÇÃO DO HOMEM PELO PRÓPRIO HOMEM CRIAÇÃO DO ESTADO E DA LEI

O PACTO SEGUNDO THOMAS HOBBES CONTRATO SOCIAL: TODOS DEVEM CEDER PARTE DE SUA LIBERDADE PARA GARANTIR QUE O PODER DO SOBERANO SOBREPUJE AS CONDIÇÕES QUE COLOCAM A SOCIEDADE EM CONFLITO TRANSFERÊNCIA DE PODER DO INDIVÍDUO PARA O SOBERANO CRIAÇÃO DE LEIS CIVIS PROTEÇÃO AO INDIVÍDUO USO DA COERÇÃO PARA REPRIMIR CERTOS COMPORTAMENTOS GARANTIR A PRESERVAÇÃO DA VIDA, JUSTIÇA E A PROPRIEDADE PRINCIPAL OBRA: O LEVIATÃ

O PACTO SEGUNDO JOHN LOCKE ASSIM COMO HOBBES ENTENDIA QUE HAVIA UM ESTADO DE NATUREZA E CONTRATO SOCIAL CONTUDO, CONTRARIAMENTE A HOBBES, ELE ENTENDIA QUE O ESTADO DE NATUREZA PROPORCIONAVA LIBERDADE, DIREITO A VIDA, PROPRIEDADE E FELICIDADE LOCKE ENTENDIA QUE O INÍCIO DA ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS TERIA GERADO CONFLITOS O QUE LEVA À INSTITUIÇÃO DO CONTRATO SOCIAL PARA GARANTIR OS DIREITOS NATURAIS

O PACTO SEGUNDO JOHN LOCKE SURGIMENTO DO ESTADO PARA PROTEGER A PROPRIEDADE PRIVADA, A VIDA E A LIBERDADE O ESTADO DEVERIA AGIR A FAVOR DE SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO E PROTEGER OS INDIVÍDUOS DA SOCIEDADE RESOLVER OS CONFLITOS IMPARCIALMENTE EMPREGO DA FORÇA PARA PUNIR OS CRIMES CONTRA AS LEIS NATURAIS E CIVIS DEFENDIA QUE DEVERIAM HAVER DOIS PODERES NO ESTADO LEGISLATIVO: CRIAÇÃO DE LEIS E USO DAS FORÇAS DO ESTADO EXECUTIVO: ASSEGURAR A EXECUÇÃO DAS LEIS

O PACTO SEGUNDO MONTESQUIEU MONTESQUIEU DISCORDAVA DE HOBBES SOBRE O ESTADO DE NATUREZA ENTENDIA QUE O ESTADO NATURAL HUMANO ERA CARACTERIZADO PELA FRAQUEZA E MEDO DISSO RESULTA A UNIÃO ENTRE OS SERES HUMANOS DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE RESULTA A FORÇA ACREDITAVA QUE A NATUREZA ERA REGIDA POR LEIS HARMÔNICAS PORÉM, NEM TODOS AS REPEITAVAM, PORTANTO, DEVERIA HAVER O ESTADO CIVIL PARA INSTITUIR LEIS COM BASE NO PACTO SOCIAL DEFENDIA A DIVISÃO DO PODER EM TRÊS EXECUTIVO: EXECUTAR OS ATOS DO ESTADO LEGISLATIVO: CRIAR LEIS QUE SUBMETAM OS ATOS DO ESTADO JUDICIÁRIO: JULGAR COM IMPARCIALIDADE PRINCIPAL OBRA: O ESPÍRITO DAS LEIS

O PACTO SEGUNDO ROUSSEAU “MITO DO BOM SELVAGEM” ROUSSEAU ENTENDIA QUE O ESTADO DE NATUREZA COMO UMA CONDIÇÃO DE LIBERDADE E INOCÊNCIA SEM PROPRIEDADE OU AUTORIDADE AUTOPRESERVAÇÃO E COMPAIXÃO PARA ROUSSEAU A INSTITUIÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA ROMPEU O EQUILÍBRIO LEVANDO-OS AO ESTADO DE SOCIEDADE INSEGURANÇA, CORRUPÇÃO E VIOLÊNCIA EM FUNÇÃO DOS CONFLITOS DA SOCIEDADE OS INDIVÍDUOS RENUNCIARAM O PODER PESSOAL ILIMITADO E REALIZARAM O CONTRATO SOCIAL EM FAVOR DA VONTADE GERAL INTERESSE COMUM ACIMA DOS INTERESSES PARTICULARES ROUSSEAU DEFENDIA QUE A SOBERANIA RESIDIA NOS CIDADÃOS E NÃO NOS GOVERNANTES O ESTADO CIVIL E AS LEIS DEVERIAM GARANTIR A LIBERDADE E IGUALDADE