Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO AOS.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Trabalho de conclusão de curso
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do SUS/UNASUS Especialização em Saúde da Família
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Vanessa do Carmo Dias Lorena
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda:
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski.
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
A Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na Unidade Básica de Saúde PS Cajueiro da Praia PSF – Cajueiro da Praia/PI TCC - Curso.
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
GUILHERME AUGUSTO ZOLINGER ORIENTADORA: CAROLINE LEMOS MARTINS
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
São Paulo das Missões, RS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Luciane Silveira Miranda de Lima
Qualificação da Atenção à Saúde Bucal dos Escolares de 6 a 12 anos na E.E.E.F. Pedro Scherer, área de abrangência do Centro de Saúde Montanha, Lajeado.
SAÚDE BUCAL DOS ESCOLARES, NO MUNICÍPIO DE VICENTE DUTRA/RS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Trabalho de conclusão de curso
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
Aristócles Batista Pessoa Júnior Orientadora: Luzane Santana da Rocha
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Transcrição da apresentação:

Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista: Evilson Maciel Dantas Orientadora: Renata Lima Silva

INTRODUÇÃO Local da Pesquisa: Município de Jardim de Angicos/RN População: 2673 habitantes UBS: Centro de Saúde de Jardim de Angicos

OBJETIVOS Objetivo Geral: Melhorar a atenção à saúde dos escolares do Município de Jardim de Angicos. Objetivos Específicos: 1. Ampliar a cobertura de atenção à saúde na escola 2. Melhorar a qualidade da atenção à saúde na escola 3. Melhorar a adesão às ações na escola 4. Melhorar o registro das informações 5. Promover a saúde das crianças, adolescentes e jovens

METODOLOGIA Ações Realizadas: • Aferição da Pressão Arterial • Avaliação psicossocial •Avaliação Nutricional •Avaliação da acuidade auditiva e visual •Atualização do calendário Vacinal •Busca Ativa de Pacientes Faltosos • Fichas espelhos com Registros Atualizados •Aplicação de Gel fluoretado e Escovação Supervisionada •Avaliação da Saúde Bucal e Tratamento Odontológico concluído • Ações de promoção à Saúde

METODOLOGIA

METODOLOGIA Logística: • Caderno de Atenção Básica Saúde na Escola ( MS 2009). • Ficha Espelho Utilizada na UBS. • Amostra de 82 Alunos entre 12 e 15 anos. • Consultas com toda a Equipe na Primeira consulta programada. • Ações nas Escolas. • Ciclos de Palestras.

RESULTADOS OBJETIVO 1. Meta 1. Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica em 90%. Gráfico indicativo da proporção de escolares examinados na escola.

RESULTADOS OBJETIVO 1. Meta 2. Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica programática para 90% dos escolares. Gráfico indicativo da proporção de escolares da área de abrangência da unidade de saúde com primeira consulta odontológica programática.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 1. Realizar avaliação clínica e psicossocial de 100% dos adolescentes com primeira consulta programada. Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre 12 e 15 anos com primeira consulta programada com avaliação clínica e psicossocial.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 2. Realizar aferição da pressão arterial de 100% dos adolescentes com primeira consulta programada Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre 12 e 15 anos com primeira consulta programada com aferição de pressão arterial.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 3. Realizar avaliação da acuidade visual em 100% dos adolescentes matriculados na escola alvo. Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo com avaliação da acuidade visual.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 4. Realizar avaliação da audição em 100% dos adolescentes matriculadas na escola alvo. Proporção de adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo com avaliação da audição.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 5. Atualizar o calendário vacinal em 100% dos adolescentes matriculados na escola alvo. Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo com atualização do calendário vacinal.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 6. Realizar avaliação nutricional em 100% dos adolescentes matriculados na escola alvo Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo com avaliação nutricional.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 7. Realizar avaliação da saúde bucal em 100% dos adolescentes matriculados na escola alvo. Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo com avaliação da saúde bucal.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 8. Realizar pelo menos uma escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares. Gráfico indicativo da proporção de escolares com escovação dental supervisionada com creme dental.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 9. Realizar pelo menos quatro aplicações de gel fluoretado com escova dental em 100% dos escolares. Gráfico indicativo da proporção de escolares de alto risco com aplicação de gel fluoretado com escova dental.

RESULTADOS OBJETIVO 2. Meta 10. Concluir o tratamento dentário em 100% dos escolares com primeira consulta odontológica programática. Gráfico indicativo da proporção de escolares com tratamento dentário concluído.

RESULTADOS OBJETIVO 3. Meta 1. Fazer busca ativa de 100% dos adolescentes que não compareceram às ações e consultas programadas. Gráfico indicativo da Proporção de buscas realizadas dos adolescentes entre 12 e 15 anos que não compareceram às ações realizadas na escola alvo.

RESULTADOS OBJETIVO 4. Meta 1. Manter, na UBS, registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos adolescentes com primeira consulta programada. Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre12 e 15 anos com primeira consulta programada com registro atualizado.

RESULTADOS OBJETIVO 4. Meta 1. Manter, na UBS, registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos adolescentes com primeira consulta programada. Gráfico indicativo da proporção de adolescentes entre12 e 15 anos com primeira consulta programada com registro atualizado.

RESULTADOS OBJETIVO 5. 1º Ciclo de Palestras Meta 1. Proporcionar orientação nutricional para 100% dos jovens. Meta 2. Orientar 100% dos jovens prevenção de acidentes (conforme faixa etária). Meta 3. Orientar 100% dos jovens para o reconhecimento e prevenção de bullying. Meta 4. Orientar 100% dos jovens para o reconhecimento das situações de violência e sobre os direitos assegurados às vítimas de violência.

RESULTADOS OBJETIVO 5. 1º Ciclo de Palestras Meta 5. Orientar 100% dos jovens entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo para prática de atividade física. Meta 6. Orientar 100% dos jovens entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo sobre os cuidados com o ambiente para promoção da saúde.

RESULTADOS Gráfico indicativo da proporção dos jovens com presença nas palestras do ciclo 1

RESULTADOS OBJETIVO 5. 2º Ciclo de Palestras Meta 7. Orientar 100% dos jovens sobre higiene bucal. Meta 8. Orientar 100% dos jovens sobre os riscos do uso de álcool e drogas. Meta 9. Orientar 100% dos jovens entre 12 e 15 anos matriculados na escola alvo sobre os riscos do tabagismo.

RESULTADOS OBJETIVO 5. 2º Ciclo de Palestras Meta 10. Orientar 100% dos jovens sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Meta 11. Orientar 100% dos jovens sobre prevenção da gravidez na adolescência.

RESULTADOS Gráfico indicativo da proporção dos jovens com presença nas palestras do ciclo 2

DISCUSSÃO • A intervenção, na unidade básica de saúde ora acompanhada, propiciou a ampliação da cobertura da atenção aos escolares. • Melhoria dos registros e a qualificação da Atenção à Saúde. • Atividades de promoção à saúde e avaliação da Higiene Bucal.

DISCUSSÃO • Promoveu o trabalho integrado de toda equipe envolvida, através das capacitações e reuniões semanais. • Saúde Bucal mais integrada à Equipe, com fichas clínicas Odontológicas incorporadas as pastas das famílias. • Mudanças nos hábitos das crianças, dando mais atenção para a higiene bucal e atenção à saúde a partir das orientações recebidas.

DISCUSSÃO • Incorporação da intervenção à rotina de trabalho. • Ampliar o trabalho de conscientização da comunidade escolar em relação à necessidade de priorização a atenção à saúde.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem • 1º Curso à Distância: Metodologia diferente com foco permanente em um projeto de mudança da unidade de trabalho e processo de aprendizagem colaborativo. • Prática Profissional: Ganho de experiência e pelo aprendizado totalmente novo de como planejar, executar e avaliar um projeto em uma UBS do início ao fim. • Trabalho em equipe e aprendizagem teórica e prática do funcionamento do SUS.