Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança e Higiene no Trabalho
Advertisements

Segurança e Higiene no Trabalho
A Higiene e Segurança no Trabalho
Segurança, Higiene e Saúde
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
CURSO PARA CIPA Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Riscos Químicos.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.Padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Agrupamento Escolas da Trofa
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Socorros de Urgência A Saúde do Atleta/Aluno/Cliente - Praticante
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
ELETRICISTA.
Normas regulamentadoras.
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Sinalização de segurança
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Gestão de Saúde e Segurança
Formações Falécio Lda..
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
MARTELETE PNEUMÁTICO.
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
Oficina de Proteção Infantil
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
HALLIBURTON KBR Responsabilidades dos Supervisores com Relação a Segurança do Trabalho.
SEMINÁRIO O MUNDO DO TRABALHO Curso Assistente de Pessoal JUSTIÇA E DIREITO NO TRABALHO GRANDES QUESTÕES NO TRABALHO SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.
Sinalização Semafórica
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
Ergonomia - E.P.I
Ergonomia - Mapa de Risco
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho DINAMAR FERREIRA Administradora, Tec. de Segurança do Trabalho e Docente.
Assinatura do Empregador Assinatura do Instrutor
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Palestrante: APARECIDO INÁCIO FERRARI DE MEDEIROS
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT

Introdução As regras de higiene e segurança no trabalho são muito importantes para a sociedade para prevenir acidentes e para a melhor segurança dos trabalhadores. Durante a Revolução da Indústria estas regras foram desenvolvidas devido à necessidade de melhorar a qualidade do trabalho.

Concetualização Higiene no Trabalho Segurança no Trabalho Higiene Conjunto de medidas preventivas com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho. Higiene Limpeza, precaução contra doenças Trabalho Ato ou efeito de trabalhar Segurança Garantia, tranquilidade de espírito Segurança no Trabalho Conjunto de ciências e tecnologias com o objetivo promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho.

Objetivos da higiene e da segurança no trabalho Manutenção da saúde; Eliminação das causas das doenças profissionais; Prevenção do agravamento de doenças e lesões; Aumento da produtividade pelo controlo do ambiente de trabalho.

Sinalização de segurança Tem como objectivo chamar a atenção de uma forma rápida e eficaz, para objectos e situações susceptíveis de provocar determinados perigos; Fornece indicações relativas à segurança através de cores, formas e símbolos.

Sinais de Proibição Características: -Forma redonda; -Pictograma negro sobre fundo branco, margem e faixas vermelhas.

Sinais de Aviso Características: -Forma triangular; -Pictograma negro sobre fundo amarelo, margem negra.

Sinais de Obrigação Características: -Forma redonda; -Pictograma branco sobre fundo azul.

Sinais de Salvamento ou Emergência Características: -Forma retangular ou quadrada; -Pictograma branco sobre fundo verde.

Sinais relativos ao Material de Combate a Incêndios Características: -Forma retangular ou quadrada, -Pictograma branco sobre o fundo vermelho.

Regras de Higiene e Segurança no Trabalho A Higiene e a Segurança no Trabalho devem ser preocupações constantes em todos nós (no emprego) a fim de evitar / prevenir acidentes ou situações que nos ponham em perigo ou a quem nos rodeia. Muitos dos acidentes ocorrem porque não se respeitam algumas normas de segurança bem simples.

Usar os meios de protecção adequado às máquinas e equipamentos que se está a usar (óculos de protecção, luvas, protecções auriculares, proteções respiratórias); Usar as ferramentas adequadas ao trabalho que se está a realizar;

Conhecer e utilizar corretamente as máquinas, os aparelhos, as substâncias e equipamentos postos à sua disposição; Deixar no sítio adequado os dispositivos de segurança próprios das máquinas e das instalações e utilizá-los corretamente; Servir-se corretamente dos equipamentos de proteção individual, que devem ser arrumados no lugar que lhes corresponde; Adotar posturas corretas; Comunicar imediatamente à entidade patronal ou aos responsáveis, toda e qualquer situação de trabalho que represente um perigo grave ou imediato para a segurança e saúde ,bem como qualquer defeito nos sistemas de proteção;

Os equipamentos: mesas, armários e máquinas devem estar dispostos de modo a facilitar a circulação; Os materiais de trabalho devem ser armazenados em locais de fácil acesso, seguros e sem o risco de caírem; O chão deve estar sempre limpo de matérias escorregadias; O vestuário deve ser adaptado ao corpo, sem ser demasiado largo ou muito apertado. Nunca se trabalha com casacões, sobretudos, anoraks; Os cabelos compridos devem ser presos à cabeça, não havendo risco de serem agarrados.

Sindicatos O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento económico ou trabalhista. Por exemplo, os sindicatos de trabalhadores. Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses económicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.  Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.

Sindicatos em Portugal Em Portugal existem duas grandes centrais sindicais: CGTP-IN Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical Nacional UGT União Geral dos Trabalhadores Sindicatos em Portugal

Conclusão Com este trabalho concluímos que a segurança dos trabalhadores deve ser uma preocupação de todos nós porque todos nós um dia podemos vir a ser trabalhadores. Ou até mesmo patrões e nesse caso como quem manda somos nós a segurança é algo onde se deve investir. “Não somos heróis. Somos vítimas dos empresários que não investem em segurança.” Franklin Lobos, um dos 33 mineiros resgatados no Chile

FIM