Responsabilidades e Segurança Profa. Dra. Cláudia Forjaz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tenice T. Silvestre GEOCSI – Desenvolvimento e Treinamento (41) / RECURSOS HUMANOS O KIT DE.
Advertisements

BIOSSEGURANÇA CONSCIENTIZAÇÃO do USO de EPI
Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida,
 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.
Se estiver andando 1.Mantenha-se atento, sem o celular à mão, sempre alerta, lembre-se que os criminosos estão mais atentos que você; 2.Ao utilizar fone.
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Conceito  Várias medidas tomadas para evitar que doenças contagiosas conhecidas sejam transmitidas de um paciente para outro paciente,profissionais de.
NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.Padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho.
TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de.
Alunos :.  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH  Estrutura da CCIH  Membros consultores - equipe multidisciplinar representada pelos serviços.
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
Profa. Dra. Cláudia Forjaz
Socorros de Urgência A Saúde do Atleta/Aluno/Cliente - Praticante
ELETRICISTA.
Aspectos éticos e legais em urgências
Normas regulamentadoras
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
O que deve conter uma mala de primeiros socorros?
Ética na Pesquisa com seres humanos e animais
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz
ACESSO POR CORDA ABNT Norma Brasileira NBR 15475
Biossegurança na Enfermagem
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Primeiros Socorros SBV.
EFB0305 Socorros de Urgência
Formações Falécio Lda..
Instituto Técnico de Negócios de Nampula
MARTELETE PNEUMÁTICO.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
Procedimentos de Segurança
Ergonomia - E.P.I
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações.
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho DINAMAR FERREIRA Administradora, Tec. de Segurança do Trabalho e Docente.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
CUIDADOS GERAIS NO LABORATÓRIO
Educação Física Primeiros Socorros.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
Educação Física Primeiros Socorros.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins.  Ética: ciência da conduta humana perante o ser e seu semelhante. Ética Modo de ser Valores/Moral: estabelece regras.
SEGURANÇA DO TRABALHADOR Docente: Andréa de Souza SENAC/RO.
PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO.
HISTÓRICO DO ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR E DO SAMU Instrutora Enf.ª Esp. Juliana Pires.

BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
Descrição do aluno Descrição do professor
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível LIMPEZA DO CARRO DE TRANSPORTES.
Sinais e sintomas de intoxicações e medidas de primeiros socorros.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
SAUDADE: é quando a gente sente uma pessoa dentro da gente; AFOGAMENTO CONCEITO: É A SUBMERSÃO EM QUALQUER MEIO LÍQUIDO INDEPENDENTE DA PROFUNDIDADE. A.
“Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidades e Segurança Profa. Dra. Cláudia Forjaz Socorros de Urgência Responsabilidades e Segurança Profa. Dra. Cláudia Forjaz cforjaz@usp.br

Socorros de Urgência ou Primeiros Socorros Cuidados imediatos e temporários dados a alguém doente ou ferido enquanto aguarda que uma pessoa com treinamento mais avançado chegue a assuma o socorro. Pode ajudar a vítima a se recuperar de forma mais completa ou mais rápida e pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Inclui reconhecer condições que põem a vida em risco e tomar atitudes para manter a vítima viva e na melhor condição possível até que se obtenha atendimento médico.

Regras de Atendimento Obrigações Treinador, preparador, professor, instrutor Obrigado Prestar socorro em sua atuação profissional Optativo Prestar socorro em outras situações

Socorrista Estar preparado!!!!

Preparo para os Socorro Conhecer o atleta/aluno saúde, acidentes anteriores Ter plano de ação em emergências serviço de resgate, responsabilidades, registro de ocorrência Ter equipamentos kit de primeiros socorros, DEA Ter conhecimento técnico Fazer cursos, manter-se atualizado, treinamento prático

Kit de Primeiros Socorros

Kit de Primeiros Socorros Saiba onde fica o KIT Diferentes itens itens de acordo com as emergência previstas Armazenamento dos Itens manter em recipientes resistentes, fechados e etiquetados Reposição Reponha prontamente itens vencidos ou utilizados Checagem Verifique regularmente o kit

Estar Preparado Saber o que implica ser um socorrista!!!!

Regras de Atendimento Autorização Autorização Prévia para Fazer Socorros Peça consentimento dos pais, se menor Peça consentimento do atleta/aluno, se maior Autorização no Momento Vítima Consciente- informe que é socorrista e pode ajudar peça permissão para atuar Se SIM – atue Se NÃO – chame o resgate e fique com a vítima Vítima Inconsciente – assuma que permitiu

Competência e Responsabilidade Se iniciou voluntariamente um socorro, Regras de Atendimento Competência e Responsabilidade Se iniciou voluntariamente um socorro, não interrompa nem deixe o local até ser dispensado por alguém mais habilitado Ou seja…

Competência e Responsabilidade Regras de Atendimento Competência e Responsabilidade RESPONSABILIDADE Siga os procedimentos reconhecidos e aceitos Forneça informações da vítima só para quem precisa conhecê-las por razões médicas Ao chegar ao socorro médico Passe as informações ao mais habilitado Ajude o mais habilitado Documente e mantenha provas do que ocorreu

Regras de Atendimento Condições Não deve prestar socorro Vítima recusa Local perigoso para você Local perigoso para a vítima Ausência de Materiais de proteção Não estiver seguro (Profissional – precisa se preparar) Não estiver habilitado (Profissional – precisa se preparar)

Competência e Responsabilidade Regras de Atendimento Competência e Responsabilidade Você não é Médico!!! Reconheça seus limites Faça o que sabe Não piore a situação Administre técnicas para as quais está habilitado Para isso mantenha-se treinado

Leis do Bom Samaritano Negligência, Imprudência, conduta infundada, lesão intencional falta de cuidado, desatenção, indiferença, omissão ou descuido que poderia ser evitado. A vítima estava ferida. Os socorros causaram lesão ou contribuíram para ela. O socorrista tinha dever de agir. Ele agiu de maneira incomum, não teve bom senso, foi imprudente. Agiu como qualquer outro com uma pessoa normal, prudente e com treinamento semelhante agiria?

Postura do Socorrista Assumir a LIDERANÇA até ter alguém mais habilitado Manter a CALMA, mesmo sob pressão Demonstrar COMPETÊNCIA Usar palavras a ADEQUADAS ORIENTAR as pessoas a manterem a calma ORIENTAR pessoas a ajudá-lo ACALMAR A VÍTIMA

Segurança - Socorrista Saiba seus limites! Não seja mais uma vítima!

Segurança - Socorrista Trate TODO fluído (sangue, saliva), Precauções Universais Trate TODO fluído (sangue, saliva), INDEPENDENTE de quem, Como CONTAMINADO

Precauções Universais Mantenha suas saúde em dia VACINAS MMR (Sarampo, caxumba, rubéola) Tríplice (difteria, tétano, pertussis) Varicela Hepatite B Gripe

Precauções Universais MÁSCARA ÓCULOS LUVAS Use Equipamentos De Segurança (EPI) 1 Use o EPI sempre que necessário. 2. Coloque o EPI ANTES de iniciar o atendimento. 3. Descarte adequadamente o EPI após o uso. 4. Lave bem as mãos após o atendimento.

Proteção Ocular Protege os olhos de fluídos corporais SANGUE SALIVA

Máscara Máscara de barreira física para proteção em caso de ventilação

Luvas Protege as mãos de sangue e fluídos corporais SANGUE SALIVA Látex (alergias), plástico, vinil, etc Retirar adequadamente Lavar as mãos adequadamente após a retirada

Luvas

Lavar Mãos

Contaminação com fluídos

Descarte Perfuro Cortantes Agulhas Lancetas Vidros Giletes Outros Materiais Embalagens Material Infectado Luva Gaze Esparadrapo

Prática Colocação de Luvas