JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Todas as relações sociais exigem o exercício do domínio próprio, paciência e simpatia” (Ibid., p. 483). Para que nossa sensibilidade não seja facilmente.
Advertisements

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
31º Domingo do Tempo Comum. Do Livro da Sabedoria 11, ,2 22 Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota.
“Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.
QUEM ERA ZAQUEU? O nome Zaqueu quer dizer “puro”, mas assim como outros, o nome da pessoa nem sempre revela seu caráter.
A ceia do Senhor foi o ponto de transição entre duas grandes festas religiosas.
CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS : (I Co 11: 23-26)
Capítulo 36 Uma vez salvo, salvo para sempre?
A FIGURA CENTRAL DA DOUTRINA DO VELHO TESTAMENTO
O CAMINHO DA FÉ Lição 7 para 12 de agosto de 2017.
As Pedras do Caminho Clicar.
O DESAFIO CHAMADO PERDÃO Mateus 6
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Lição 12 “Enfim, livres do pecado!”.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
O SANTUÁRIO TERRESTRE Modelo possivelmente tenha sido uma especie de makete, ou copia adaptada do prórpio Santuário Celestial. Exodo 25:40 diz que deveria.
“Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.” (Romanos 1:8)
Lição 6 para 11 de novembro de 2017
COMO VENCER O PECADO Lição 7 para 18 de novembro de 2017.
Magnificat.
Domingo VII 23 de Fevereiro de 2014 do Tempo Comum
Domingo III da PÁSCOA 22 de Abril de 2012
REUNIÃO DE JOVENS ICM-HEMÍLIO TUPINÁ O CONSOLADOR 20/05/2017.
ASCENSÃO DE JESUS Clicar Clicar.
Domingo VII 20 de Fevereiro de 2011 do Tempo Comum
A construção do santuário foi uma iniciativa de Deus para explicar ao povo de Israel de maneira ilustrada o plano da salvação. É desejo de.
Pentateuco – ÊXODO PARTE IX. Pentateuco – ÊXODO PARTE IX.
Aula 12 Frutos da Redenção
AS PERGUNTAS DA NOVA ALIANÇA!
Orientações ao professor
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
no deserto, também o Filho do
SENIB DOUTRINAS 1 AULA 04- Parte 01.
E B D V I L A C A R M O S I N A DEUS É PACIENTE! 08/11/ :19.
E B D V I L A C A R M O S I N A Andeis como sábios 08/11/ :39.
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
a essência da compaixão de deus Aula 9: Romanos 9
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos filipenses Aula 8: Fp. 3-4
• Fazer: Evangelizar pessoas queridas e próximas.
“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Mateus 22:14
Lição 01 A missão nasceu em Deus
CONSELHOS PRÁTICOS PARA UMA LIDERANÇA DE EXCELÊNCIA
N A T L D I A E Escutando“Què li darem al noi de la mare” (Pop. Catalão) pensemos na nossa oferenda.
SENHOR Pela Redenção.
Deus, "Pai das Misericórdias"
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 13 - PROMESSAS A RESPEITO DO MESSIAS COMO SERVO SOFREDOR
justificação e reconciliação Aula 5: Romanos 5 Texto Áureo: Rm. 5.12
“PARA QUE SEJAM UM” Lição 3 para 20 de outubro de 2018.
Jesus, o Holocausto Perfeito
A Obra Salvífica de Jesus Cristo
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
1.
Epístola de TIAGO (2). Epístola de TIAGO (2) “Assim, também a Fé, se não tiver obras, por si só está morta”. Tiago 2.17.
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
Ore em uma só voz: Para unir em oração os cristãos ao redor do mundo, nós pedimos a todos que, além dos alvos de oração, usem a “Oração pelo mundo” em.
O Santuário terrestre era uma cópia ou ilustração do Santuário Celestial. “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo.
A Promessa do Espírito.
ASSEMBLEIA DE DEUS – Congregação CIC
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Transcrição da apresentação:

JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ Lição 4 para 28 de outubro de 2017

“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:19-20

O QUE É A LEI? PARA QUE SERVE A LEI? A lei é a Toráh (especialmente o Pentateuco e, por extensão, todo o Antigo Testamento). PARA QUE SERVE A LEI? Revela ao homem o pecado e sua culpa diante de Deus. Não pode, de nenhuma forma, eliminar a culpa nem fazer-nos justos à vista de Deus. Aponta o caminho para obter o perdão (por exemplo: o sistema de ritos do santuário). Mostra o carácter de Deus.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:21-23

A lei nos ensina que todos somos pecadores e estamos destituídos da glória de Deus. Além disso, no Antigo Testamento Deus já havia manifestado a forma que Ele iria nos salvar. Não obstante, enquanto Jesus não veio não pudemos compreender plenamente esta salvação. Embora todos sejamos pecadores, todos podemos ser salvos por meio da fé em Jesus.

Só os justos, os que obedecem perfeitamente a lei, podem ser aceitos pela justiça de Deus Nenhum de nós somos justos, nem podemos chegar a sê-lo REJEITADO: O pecador não cumpre a justiça exigida por Deus (obediência à lei) O pecador se apresenta ante Deus con sua própria “justiça” Jesus se apresenta ante Deus com sua justiça O pecador aceita pela fé a Jesus PECADOR DEUS JESUS ACEITO: A justiça de Jesus é aceita em lugar da do pecador Jesus viveu uma vida justa. Esta vida justa é aceita por Deus. Quando o pecador aceita pela fé o sacrifício de Jesus, Deus aceita a vida justa de Jesus em lugar da do pecador, e este é declarado justo.

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:24 Somos justificados quando somos declarados justos por Deus. O meio que Deus elaborou para declarar- nos justos é a redenção através da morte de Jesus. Esta declaração de justiça não tem nada que ver com algo que nós possamos fazer; não a merecemos. Nos é dada só pela graça, como um favor por parte de Deus.

“Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” Romanos 3:25-27

PROPICIAÇÃO O propiciatório (a tampa da arca) se interpunha entre a manifestação de Deus entre os querubins e a lei. Assim, Jesus se interpõe entre o pecador e Deus para que se cumpra a justiça divina e o pecador seja aceito por sua fé em Jesus. Deus é justo e esta é a única solução para cumprir a justiça divina que demanda a lei e, mais, aceitar ao pecador.

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” Romanos 3:28 As obras não tem nada que ver com a justificação, porque nada podemos fazer para ser justificados. A justificação se recebe só pela fé no sacrifício expiatório de Cristo. A justificação pela fé nos exime de guardar a lei? De nenhuma maneira, porque quem foi perdoado, como seguirá pecando (porque o pecado é transgressão da lei)?

EXEMPLO PRÁTICO A lei de trânsito diz que, quando um semáforo está no vermelho, os veículos devem parar. Se tu cruzar no vermelho e colidir com outro carro, além de ter que pagar pelos danos terá que pagar também uma multa por transgredir a lei de trânsito. Então escreves uma carta ao Detran reconhecendo o teu erro e pedindo que seja perdoada a multa. Passado o tempo, não recebes a multa. Então descobre que alguém destruiu a tua multa, como se nunca tivesses transgredido a lei. Desta forma, a Lei de Deus nos indica o que devemos e não devemos fazer para nosso próprio benefício e dos outros. Quando a transgredimos, sofremos as consequências. Quando nos apegamos a Jesus pela fé e Lhe pedimos perdão, nossos pecados são eliminados por sua graça, de tal forma que ante Deus estamos como se nunca houvéssemos pecado. Este perdão não nos dá permissão para passarmos os semáforos no vermelho daqui em diante, mas que temos que seguir respeitando a lei, tanto a de trânsito como a divina.

“Justiça é obediência à lei “Justiça é obediência à lei. A lei requer justiça, e esta o pecador deve à lei; mas é ele incapaz de a apresentar. A única maneira em que pode alcançar a justiça é pela fé. Pela fé pode ele apresentar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor lança a obediência de Seu Filho a crédito do pecador. A justiça de Cristo é aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual ama Seu Filho.” E.G.W. (Mensagens escolhidas , vol. 1, p. 367)