UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS

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UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da atenção à Saúde da Criança entre zero a 72 meses de idade na UBS/ESF São José Operário do município de Marau/RS     Pedro Henrique Ventura

Atenção a Saúde da Criança Fundamental importância no contexto de saúde atual; Hábitos saudáveis e boas condutas devem ser ensinados desde o nascimento, visando uma vida com melhor saúde física e mental; Grande problema sociocultural da nossa sociedade, pouca participação dos pais, grande carga de trabalho; Promoção, prevenção e educação em saúde de toda uma geração; , já apresenta adequada estrutura e acompanhamento Grande problema sociocultural da nossa sociedade, pouca participação dos pais, grande carga de trabalho;

ESF São José Operário (Marau – RS) Município do norte do estado que possui 40.000 habitantes aproximadamente e localiza-se a 25 km de Passo Fundo; ESF - 4.700 habitantes, 2.100 famílias; Equipe multidisciplinar; Prontuários eletrônicos interligados; Grupos de atenção e visita domiciliar; Especialidades e hospital de referência; Espaço físico amplo interno e externo

Objetivo Geral Melhoria da atenção à Saúde da Criança entre zero a 72 meses de idade na UBS/ESF São José Operário do município de Marau/RS.

Metodologia Três meses de intervenção; Protocolo de saúde da criança do MS ano 2012; Ações nos quatro eixos temáticos do curso Monitoramento e avaliação; Gestão e organização Engajamento público Qualificação da prática clínica. Qualificação dos registros; Prioridade de atendimento e acolhimento adequado; Grupos semanais; Reuniões semanais da equipe de saúde; Rastreamento de crianças de alto risco e encaminhamentos à serviços especializados; Qualificação dos registros em prontuário eletrônico, fichas-espelho, cadernetas de saúde e vacinação; Grupos semanais para informação aos pais e familiares

Objetivos específicos, metas e resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança Metas: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 80% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Foram cadastradas 56 crianças no primeiro mês de intervenção, representando 23,8% de cobertura, 77 crianças no segundo mês e 99 crianças no terceiro mês de intervenção, números que equivalem a 32,8% e 42,1% de cobertura às crianças pertencentes à unidade de saúde, respectivamente. Um fato que dificultou o cadastramento de um número maior de usuário e suas respectivas famílias, foi à grande quantidade dosusuários que realizam consultas particulares com pediatras e realizam seus acompanhamentos fora da unidade.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança Metas: 2.1 Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. 2.2 Monitorar o crescimento em 100% das crianças. 2.3 Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. 2.4 Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. 2.5 Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. 2.6 Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. 2.8 Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. 2.9 Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até sete dias de vida. Resultado: Durante o período de intervenção, todas as crianças atendidas e cadastradas na unidade foram submetidas a todas a metas relacionadas.

Meta 2.7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Os problemas mais relatados pelas mães que causaram dificuldade foram: a perda da receita fornecida pelo médico na consulta e o esquecimento do horário de tomada. Porém, acredito que realizamos uma boa cobertura e suplementação de ferro, pois sempre eram prescritos novamente durante as consultas e reforçado a importância da tomada dos medicamentos, bem como seus pontos positivos para o desenvolvimento da criança. No primeiro mês foi prescrito para 20 crianças em um total de 21 cadastradas, representando 95,2% de cobertura. Diminuindo para 25 e 28 crianças, apresentando índices de 92,6% e 84,8% no segundo e terceiro meses, respectivamente.

Meta 2.10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de seis e 72 meses. Meta 2.11: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde. Porém o fato que, de certa forma, tornou esse processo mais lento foi a carga horária diminuída da dentista da unidade, pois ela atende apenas 20 horas semanais na unidade e assim demorando um pouco mais do que o restante dos profissionais para suprir a demanda destinada a ela. No primeiro mês todas as 42 crianças cadastradas, totalizando 100% de cobertura, decaindo para 56 e 69 crianças e 96,6% e 89,6% de cobertura, no segundo e terceiro meses, respectivamente.

Objetivo 3: Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança Meta 3.1: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Resultado: Durante o período de intervenção, todas as crianças atendidas e cadastradas na unidade tiveram assiduidade nas consultas programadas, não havendo, portanto, crianças faltosas neste período de intervenção.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha espelho de saúde da criança/ vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço. Resultado: Durante o período de intervenção, todas as crianças atendidas e cadastradas na unidade tiveram monitoramento e acompanhamento registrados em fichas espelho e anexadas aos prontuários e em suas devidas cadernetas de saúde conforme protocolado pelo ministério de saúde.

Objetivo 5: Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência Meta 5.1: Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência. Resultado: Durante o período de intervenção, todas as crianças atendidas e cadastradas na unidade foram mapeadas e avaliadas conforme o risco

Objetivo 6: Promover a saúde das crianças Metas: 6.1 Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. 6.2 Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. 6.3 Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. 6.4 Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. Resultado: Durante o período de intervenção, todas as mães das crianças atendidas e cadastradas na unidade receberam as devidas orientações de acordo com a faixa etária de seus filhos.

Discussão A intervenção propiciou: Equipe: Serviço: Comunidade: Melhor capacitação, integração e organização; Destinou funções a cada profissional; Serviço: Ampliação da cobertura e qualificação do atendimento às crianças; Melhoria dos registros e informações em saúde; Comunidade: Informações sobre alimentação, atividade física, vacinação, cuidados e fatores de riscos para doenças; Resultados mais representativos virão a longo prazo; como alimentação, atividade física, vacinação, atendimento odontológico, exames preventivos de doenças, orientações sobre cuidados e fatores de riscos para doenças

Discussão A intervenção Foi incorporada à rotina do serviço. Ampliar o trabalho de conscientização da comunidade em relação à necessidade de priorização da atenção das crianças, em especial as de alto risco. Aplicar na nossa rotina de atendimento os mesmos procedimentos para os outros focos de atenção, melhorando assim a qualidade de saúde da população em geral.

Processo Pessoal de Aprendizagem Não imaginava a dificuldade que encontraria e a importância que isto significaria para a saúde da população e para meu próprio crescimento pessoal e profissional; Atividades em ordem de prioridade fazendo com que o funcionamento de toda a equipe ficasse mais agregado adequado a realidade; Mostrou que a saúde brasileira deve ser estruturada desde suas raízes, através da promoção e prevenção para que a população seja mais consciente sobre educação em saúde; Sentir a satisfação da população atendida e saber que o pouco que a pessoa pode fazer pelo outro já tem algum significado;

Obrigado!