Aluno: Estrella Lamela Castellanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Aluno: Estrella Lamela Castellanos UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do rastreamento e prevenção do câncer de colo de útero e do câncer da mama, na ESF1 Toríbio Veríssimo, Cruz Alta/RS Aluno: Estrella Lamela Castellanos Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla Pelotas ,2015

Introdução Introdução Caracterização do Municipio Cruz Alta/RS: Localização: Região nordeste do estado População Total: IBGE 2010 = 62.821 habitantes Sistema de Saúde: 18 Unidades de Saúde(16 ESF e 02 Unidades sem ESF), 01 Hospital, 03 Centro de especialidades, 01 CAPS, 02 NASF, 01 SAMU.

O município de Cruz Alta/RS tem aproximadamente 62 O município de Cruz Alta/RS tem aproximadamente 62.821 habitantes e possui 18 Unidades de Saúde

Introdução Introdução Caracterização da ESF 1 Toríbio Veríssimo: Localização: Urbana, no Bairro Toribio Veríssimo do município Cruz Alta. População: 3421 Habitantes Equipe: 14 Trabalhadores Estrutura física:

ESF 1 Toribio Veríssimo, Cruz Alta/RS Equipe de Saúde Autoria: Dra.Estrella

Introdução O câncer de colo do útero e da mama, estão entre as neoplasias mais incidentes no mundo, não sendo diferente no Brasil (BRASIL,2013). O Ministério de Saúde do Brasil adotou estratégias para o controle desta doença, mediante o programa do controle do câncer de colo de útero e da mama. Em minha unidade foi constatada dificuldade no manejo do programa com: Baixa cobertura de mulheres entre 25 a 64 anos de idade (55%) e de 50 a 69 anos de idade (47%) com exames em dia. Inadequada qualidade do atendimento.

Introdução Dificuldade na adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Registro inadequado das informações. Trabalho não planejado e nem monitorado. Estratificação de risco inadequada. Não realização de busca ativa as usuárias faltosas. Desconhecimento da equipe do protocolo de atendimento do Programa do câncer de útero e da mama. Poucas atividades educativas.

Objetivo geral Melhorar o rastreamento e prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama na ESF1 Toríbio Veríssimo, Cruz Alta/RS  

Objetivos Específicos Objetivo 1- Ampliar a cobertura de prevenção e detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Objetivo 2 - Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e da mama em nossa unidade de saúde. Objetivo 3- Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Objetivo 4 -Melhorar o registro das informações. Objetivo 5- Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Objetivo 6- Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama.

Metodologia Ações nos quatro eixos pedagógicos: monitoramento e avaliação, organização e gestão do serviço, engajamento público e qualificação da prática clínica. Capacitações da equipe conforme o protocolo, 2013. Atribuições de cada profissional. Preenchimento das fichas-espelho e inserção na planilha de coleta de dados. Registro dos exames nos prontuários individuais e no livro de controle da unidade.

Logística Público Alvo: Na unidade de saúde: Mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e de 50 a 69 anos de idade pertencentes à área de cobertura da unidade. Na unidade de saúde: Protocolo a ser utilizado: Manual Técnico de controle dos Cânceres de Colo do Útero e de Mama do Ministério da Saúde, Brasília, 2013. Realização de palestras na sala de espera e de reuniões. Planejamento de consultas nos dois turnos de trabalho das terças- feiras, em função da intervenção, com a realização de um terceiro turno para as mulheres trabalhadoras. .

Logística Encontros com líderes comunitários para o conhecimento do projeto, seus objetivos e a importância de seu apoio para o êxito na realização. Reuniões da equipe cada semana, para a avaliação do desenvolvimento da intervenção, da análise dos resultados e a discussão de estratégias. O livro de registro dos exames citopatológicos de câncer de colo, a ficha espelho e os prontuários serão utilizados para coletar todos os dados necessários na planilha de coleta de dados do curso. Monitoramento e avaliação da ação programática semanalmente.

Logística Secretaria de Saúde: Comunidade : Duração: O gestor municipal deve garantir os recursos e insumos, além da quantidade das fichas espelho necessárias para a intervenção. Comunidade : Um grupo selecionado da equipe realizarão busca ativa das mulheres que faltam por exames CP de colo de útero e a Mamografia em dia , além da avaliação do risco do câncer de mamas e orientações sobre a importância da realização dos exames, sinais de alerta do câncer de colo de útero, os fatores de risco e as Doenças Sexualmente Transmissíveis(DSTs). Duração: 12 semanas

Objetivos Metas Resultados

Objetivo 1 – Ampliar a cobertura de prevenção e detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama Meta 1.1 Ampliar o numero de mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade com exame CP de colo em dia a 90 %. Meta 1.2: Ampliar o numero de mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade com mamografias em dia a 100 %. 566 (78%) 239 (74,7%) 281 (44,6%) 132 (41,3%) 37 (11,6%) 43 (5,9%) Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero, ESF1 Toribio Veríssimo, município de Cruz Alta/RS Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama, ESF1 Toribio Veríssimo, município de Cruz Alta/RS

Objetivo 2 - Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama em nossa unidade de saúde. Meta 2.1 : Obter 100% de coleta de amostra satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. 298 (92%) 516 (91,2%) 24 (55,8%) Proporção de mulheres com amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero, ESF1 Toribio Veríssimo, município de Cruz Alta/RS ,2015

Objetivo 3- Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Metas 3.1 Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta 3.2 : Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde 1 (100%) 1 (100%) 1 (100%) 6 (75%%) 13 (76,5%) 13 (68,4%) Proporção de mulheres com mamografia alterada que não retornaram para conhecer resultado, ESF1 Toribio Veríssimo, município de Cruz Alta/RS Proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer resultado, ESF1 Toribio Veríssimo, município de Cruz Alta/RS

Objetivo 3- Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Metas: 3.3 - Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado, sem acompanhamento pela unidade de saúde. Metas: 3.4 - Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada, sem acompanhamento pela unidade de saúde. 100%

Objetivo 4 -Melhorar o registro das informações Meta 4.1 Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Meta 4.2 Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas 516 (90,5%) 207 (86,6%) 298 (92%) 102 (77,3%) 21 (56,8%) 24 (55,8%) Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero, ESF1 Toribio Veríssimo, município de Cruz Alta/RS Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia, ESF1 Toribio Veríssimo, município de Cruz Alta/RS

Objetivo 5- Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Metas 5.1 : Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Metas 5.2 : Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. 100%

Objetivo 6- Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama. Metas 6.1 : Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Metas 6.2 : Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.   100%

Importância da intervenção Equipe de Saúde Serviço Comunidade Melhor preparação da equipe de trabalho. Melhor organização do programa e dos registros. Ampliação do número de mulheres com exames em dia e priorização da atenção e da qualidade do atendimento. Incorporação das ações à rotina do serviço. Ampliação da conscientização da comunidade em relação à priorização do atendimento. Maior engajamento entre a equipe e a comunidade.

ESF 1 Toribio Veríssimo, Cruz Alta/RS Reunião da Equipe Encontro com representantes da comunidade Na Consulta Na Comunidade Autoria: Dra.Estrella

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem O desenvolvimento do curso de especialização superou minhas expectativas iniciais e contribuiu para meu crescimento pessoal e profissional. Permitiu melhorar meu conhecimento científico e dos demais membros da equipe de saúde. Serviu-me na ampliação de meus conhecimentos na Atenção Básica de Saúde, dos protocolos do trabalho no Brasil. As ferramentas oferecidas ajudou-me a diagnosticar as deficiências da Unidade e buscar soluções. .

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Permitiu oferecer uma atenção de maior qualidade. Possibilitou identificar as dificuldades existentes na atenção na unidade e na comunidade. As melhorias obtidas na intervenção podem ser verificadas, permanecem e tendem a gerar resultados cada vez mais positivos.

obrigada!