Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Kenia Lopez Monasterio
Advertisements

Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Melhoria da Atenção à Saúde da Mulher da ESF José Sarney, Natal / RN
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Trabalho de conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07   Melhoria das Ações de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Controle do Câncer de Mama na ESF Lajeado do Bugre, Lajeado do Bugre/RS. Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar Orientadora: Carolina Neves Fagundes

INTRODUÇÃO Lajeado do Bugre, estado do Rio grande do Sul, tem uma população de 2.469 habitantes que são atendidos em nossa Unidade Básica de Saúde (UBS) A UBS Lajeado do Bugre é urbana com Estratégia de Saúde da Família (ESF)

Em nossa UBS realizamos prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama. No entanto, as baixas coberturas destes exames preventivos constituem um problema da Atenção Primária de Saúde em nosso município Apenas 7% das mulheres estavam com o exame cito preventivo em dia e 38% com a mamografia em dia. Com este trabalho buscou-se melhorar as ações de prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na UBS-ESF.

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção às ações de prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na ESF do município de Lajeado Do Bugre, Rio Grande do Sul.

METODOLOGIA Trabalho foi desenvolvido em 12 semanas. População alvo: mulheres com idade entre 25 e 64 anos (680) e mulheres com idade entre 50 e 69 anos (254) Cronograma estabelecido pela equipe de saúde. Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

OBJETIVOS METAS RESULTADOS

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 80%. Figura 1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero na ESF correspondente á UBS Lajeado do Bugre, município de Lajeado do Bugre/RS.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero. Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%. Figura 2: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama na ESF correspondente á UBS Lajeado do Bugre, município de Lajeado do Bugre/RS.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Figura 3: Proporção de mulheres com amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero na ESF Lajeado do Bugre/RS.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame cito patológico de colo uterino e mamografia. Meta 3.1: Buscar 100% das mulheres que tiveram exame cito patológico alterado e que não retornaram a unidade de saúde No primeiro, segundo e terceiro mês de intervenção, respectivamente, 5, 10 e 11 mulheres tiveram o exame cito patológico alterado, mas nenhuma delas deixou de retornar a unidade para conhecer o resultado não sendo possível representar os resultados graficamente (0% nos três meses).

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame cito patológico de colo uterino e mamografia. Meta 3.2: Buscar 100% das mulheres que tiveram mamografia alterada e que não retornaram a unidade de saúde. Em relação aos resultados dos exames de mamografia, somente 1 mulher durante os três meses de intervenção, mais especificamente no primeiro mês da intervenção, teve o exame de mamografia com resultado alterado, mas esta não deixou de retornar à unidade para conhecer o resultado, não sendo possível representar graficamente este resultado (0% nos três meses de intervenção)

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame cito patológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde   Os resultados referentes às metas 3.3 e 3.4 não podem ser verificados durante os três meses de intervenção, pois não houve necessidade de busca ativa em nenhuma das mulheres com exame cito patológico alterado e nem mamografia.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 4: Melhorar registros das informações.  Meta 4.1: Manter registro específico da coleta de exame citopatológico de colo uterino em 100% das mulheres cadastradas nos programas da unidade de saúde.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 4: Melhorar registros das informações. Meta 4.2: Obter 100% de registros das informações sobre a realização de mamografia. Figura 5: Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia ESF Lajeado do Bugre, município de Lajeado do Bugre/RS.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1: Realizar avaliação de risco ou pesquisar sinais de alerta para identificação de câncer de colo de útero em 100% das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Figura 6: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero ESF Lajeado do Bugre, município de Lajeado do Bugre/RS

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Figura 7: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com avaliação de risco para câncer de mama na ESF correspondente á UBS Lajeado do Bugre, município de Lajeado do Bugre/RS.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Figura 8: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero ESF Lajeado do Bugre, município de Lajeado do Bugre/RS

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Figura 9: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de mama ESF Lajeado do Bugre, município de Lajeado do Bugre/RS.

RESULTADOS Não foi possível atingir a meta estipulada, no entanto a cada mês houve um acréscimo no número de mulheres com rastreamento adequado para tais doenças, sendo que conseguimos uma ampliação da cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero e câncer da mama. Altas porcentagems foram atingidas no indicador da qualidade das amostras. O registro das informações para os dois exames preventivos mostraram uma melhora considerável com elevadas porcentagems, e foi possível um monitoramento dos mesmos. Os indicadores: pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo do útero, avaliação de risco para câncer de mama, orientações sobre DSTs e fatores de risco para estas duas doenças, atingiram o 100% quase na sua totatlidade Adesão das usuárias aumentou pois não houveram faltosas .

DISCUSSÃO IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PARA A EQUIPE A equipe acrescentou seu domínio sobre o funcionamento adequado dos programas de controle do câncer de colo e câncer da mama. Melhorou os conhecimentos sobre o câncer de colo de útero e da mama, assim como os procederes tanto teóricos quanto práticos para prevení-los. Encontra-se mais unida na unidade, trabalhando de forma multiprofissional

Importância da intervenção para o serviço Melhorou a qualidade de atenção as usuárias e a qualidade dos registros. Incorporou-se a intervenção na rotina do serviço, se efetivando atualmente cada terça-feira de tarde o que contribui a uma diminuição das usuárias na fila cada dia de manhã pois este trabalho já é bem organizado .

Importância da intervenção para a comunidade. Houve um aumento dos conhecimentos da população alvo sobre o câncer de colo de útero e câncer da mama, e a importância de preveni-los, o que permitiu melhorar a adesão das mulheres a estes programas de controle . O nivel de satisfação das usuárias tem sido evidente, sendo a intervenção bem reconhecida e aceita pela população, muitas pacientes maiores de 50 anos, se submeteram aos exames preventivos pela primeira vez na sua vida, pricipalmente pacientes da área indígena que sempre tinham se recusado a se fazer os preventivos. As pacientes cujos resultados mostraram alterações mais acentudas ( NIC I, NIC II, NIC III) foram encaminhadas para especialista em Ginecología.

Reflexão critica sobre o processo de aprendizagem. Foi um grande desafio realizar um curso a distância, enfrentando com frequência a dificuldades como falhas da internet e pouca prática com a informática. Interagir com a comunidade foi bem proveitoso. Acrecentei os conhecimentos dos protocolos destes programas de controle no Brasil, assim como da lingua portuguesa.

MUITO OBRIGADA!!!