Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especializando: Santiago de León
MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção à saúde dos adultos portadores de Hipertensão Arterial sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Ada Rodrigues Viana, Manaus/AM.
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social   Melhoria do controle á Hipertensão e Diabetes na ESF Nosso Sonho - São Gabriel RS, 2015. Neste slide já se apresenta, fala seu tema e o objetivo. Deste modo não precisa o slide 2 Especializando: Jorge Jesus Chávez Chávez Orientador: Ernande Valentin do Prado

RAS São Gabriel Localizado na zona oeste do estado do rio grande do sul, População de 60.425 habitantes (IBGE 2010), (53.775 habitantes residem na zona urbana e 6.650 na zona rural. Não pode demorar nisto

Introdução A UBS Nosso Sonho Estrutura física adequada. População estimada: 4000 habitantes, de baixa renda econômica. Equipe ESF. Completa: 1 clínico geral, enfermeira, técnica de enfermagem e auxiliar de enfermagem, odontólogo e auxiliar de saúde bucal, e 6 ACS. Isso bem rápido

Situação da AP Hipertensão Arterial 87% das pessoas com HAS realizaram estratificação de risco cardiovascular por critério clínico. 46% de cobertura de pessoas acima de 20 anos. 36% estavam com avaliação de saúde bucal em dia. 9% das pessoas apresentaram atraso da consulta agendada. Não existia um acompanhamento (HAS e DM). Dificuldades na organização e controle dos registros. Pouco conhecimento/preparação da equipe. Bem rápido

METODOLOGIA LOGÍSTICA Estudo de intervenção, desenvolvido na ESF Nosso Sonho - São Gabriel/RS. Intervenção desenvolvida em 12 semanas. População alvo - usuários com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, com idade superior a 20 anos. LOGÍSTICA Intervenção - Cadernos de Atenção Básica 36 (DM) e 37 (HAS). Fichas espelhos, planilhas e prontuários. Realizadas diversas ações para garantir a realização da intervenção Rápido, porque isso é igual para todos (BRASIL, 2013)

Monitoramento da Intervenção e capacitação da equipe

Avaliação de pulsos periféricos em usuária com Diabetes Mellitus

Atendimento odontológico a usuária com Hipertensão Arterial

Resultados e Metas Objetivo 1. Ampliar a cobertura a pessoas hipertensas e/ou diabéticas. Meta 1.1 Cadastrar 60% das pessoas com hipertensão no programa de atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica e à Diabetes Mellitus da UBS. Gráfico da proporção de pessoas com hipertensão arterial moradores no território e cadastrados no programa.

Objetivo 1. Ampliar a cobertura a pessoas hipertensas e/ou diabéticas. Meta 1.2 - Cadastrar 70% das pessoas com Diabetes Mellitus no programa de atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica, e o Diabetes Mellitus da UBS. Gráfico da Proporção de adultos diabéticos moradores no território e cadastrados no programa.

Objetivo2. Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.1. Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com Hipertensão. Proporção de pessoas com Hipertensão com exame clínico em dia de acordo com o protocolo.

Proporção de pessoas com diabetes com exame dos pés em dia. Objetivo2. Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.2.Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com Diabetes. Objetivo 2. Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.3.Realizar exame dos pés em 100% das pessoas com Diabetes a cada 03 meses (com palpação dos pulsos tibiais posteriores e pediosos e medida da sensibilidade. Proporção de pessoas com diabetes com exame dos pés em dia.

Objetivo2. Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.4. Garantir a 100% das pessoas com hipertensão a solicitação/ realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Proporção de pessoas com hipertensão, com exames complementares em dia de acordo com o protocolo

Objetivo 2. Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.5.Garantir a 100% das pessoas com diabetes a solicitação/ realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Gráfico da proporção de pessoas com diabetes, com exames complementares em dia de acordo com o protocolo

Durante todos os meses foi 100% Objetivo 2. Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com hipertensão cadastradas na UBS. Meta 2.7. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com diabetes cadastradas na UBS. Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com hipertensão. Meta 2.9. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com diabetes. Durante todos os meses foi 100%

Durante todos os meses foi 100% Objetivo 3. Melhorar a adesão de pessoas com hipertensão e /ou diabetes. Meta 3.1. Buscar 100% das pessoas com hipertensão faltosas à consulta na UBS, conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2. Buscar 100% das pessoas com diabetes faltosa à consulta na UBS, conforme a periodicidade recomendada. Durante todos os meses foi 100%

Durante todos os meses foi 100% Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com hipertensão. Meta 4.2. Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com diabetes. Durante todos os meses foi 100%

Durante todos os meses foi 100% Objetivo 5. Mapear o risco para doença cardiovascular das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta 5.1. Realizar estratificação de risco cardiovascular em 100% das pessoas com hipertensão. Meta 5.2. Realizar estratificação de risco cardiovascular em 100% das pessoas com diabetes. Durante todos os meses foi 100%

Objetivo 6. Promover a saúde das pessoas com hipertensão e /ou diabetes. Meta 6.1 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2 Garantir orientação nutricional a 100% das pessoas com diabetes. Meta 6.3 Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% das pessoas com hipertensão. Meta 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% das pessoas com diabetes.

Durante todos os meses foi 100% Objetivo 6. Promover a saúde das pessoas com hipertensão e /ou diabetes. Meta 6.5Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% das pessoas com hipertensão/e ou diabetes. Meta 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% das pessoas com diabetes. Meta 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% das pessoas com hipertensão. Meta 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% das pessoas com diabetes. Durante todos os meses foi 100%

DISCUSSÃO A intervenção propiciou melhorar a cobertura do atendimento aos usuários com HAS e DM. Conseguimos melhorar a qualidade das ações realizadas no programa. A intervenção exigiu a capacitação da equipe, para poder trabalhar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao rastreamento, diagnóstico, tratamento e monitoramento da hipertensão e diabetes.

Importância da Intervenção para equipe e serviço Promoveu um trabalho mais integrado; Permitiu a melhor organização e desenvolvimento das atribuições. Intervenção com impacto positivo em outras atividades do serviço. Permitiu a reorganização do trabalho na unidade, foi estabelecido um horário específico para os atendimentos odontológicos.

Importância da intervenção para a comunidade A intervenção foi bem percebido pelos usuários. Participação ativa nas reuniões, palestras, e encontros realizados, mudanças em seus estilos de vida, em especial quanto à alimentação, prática de atividades físicas, diminuição do tabagismo e do consumo de álcool. A intervenção permanece incorporada à rotina da unidade. Os ACS continuarão realizando visitas domiciliares para a busca ativa

Reflexão critica do processo de aprendizado O curso de especialização permitiu atingir as expectativas sobre melhorar os indicadores de saúde da população alvo da intervenção. O curso contribuiu ao que se refere ter possibilitado o aperfeiçoamento do atendimento e acompanhamento profissional aos usuários do SUS quanto ao monitoramente e controle dessas doenças. Favoreceu o desenvolvimento de ações educativas em saúde que anterior ao Programa Mais Médicos, não foram desenvolvidas na unidade.

Favoreceu o aprofundar dos conhecimentos sobre os protocolos de atuação na ABS no controle à HAS e DM na unidade de saúde. O curso favoreceu realizar um trabalho mais organizado e integrado com a equipe multiprofissional, e que seus integrantes conheceram melhor as atribuições/competências profissionais de cada um deles no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

CONCLUSÃO Desenvolver estudo com foco na intervenção clínica a usuários com HAS e DM, permitiu aprimorar as ações desenvolvidas para atendimento e acompanhamento deste público- alvo.

Obrigado pela atenção !