UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin Melhoria da atenção a saúde dos escolares de 6 a 15 anos da escola municipal Francisco Dantas da ESF de Estivas, Extremoz/RN Pelotas, 2015
Introdução O Programa de Saúde na Escola Importância da assistência a saúde dos escolares; Atenção prestada aos escolares antes da Intervenção: Falta de planejamento; Ações Limitadas; Registros insuficientes; Perda no seguimento do atendimento;
UBS-Estivas Localizada na zona rural; Estrutura física; População: 2.800 pessoas. Equipe: Médica Enfermeira Téc. Enfermagem Dentista Téc. Saúde bucal 8 ACSs
Escola Municipal Francisco Dantas Situado na zona rural; Ensino Fundamental; Total de matriculados: 165 escolares. Total de escolares com freqüência regular: 141escolares.
Objetivo Geral Melhorar a atenção à Saúde dos escolares matriculados na Escola Municipal Francisco Dantas do ensino fundamental da área adstrita da unidade de saúde de Estivas.
Metodologia Ações realizadas: Atualização dos registros; Atualização do cartão de vacina; Avaliação de saúde bucal; Seguimento da atenção; Avaliação dos dados obtidos; Avaliação individual e Antropometria; Levantamento dos escolares que apresentavam necessidade de avaliação oftalmológica; Orientações em saúde com ênfase às práticas corporais Orientações de primeiros socorros; Palestra na semana da família na escola;
Logística Manual Instrutivo do Programa Saúde na Escola, 2013. Elaboração do projeto Reunião com a equipe de saúde Apresentação do projeto Reunião com a escola Desenvolvimento das ações Atualização e monitoramento dos registros Reunião com a gestão Apresentação dos resultados obtidos
Alguns Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção á saúde dos escolares. Meta: Ampliar a cobertura de avaliação individual de saúde para 60% dos escolares do ensino fundamental. Resultado:141-80% dos escolares. Gráfico 1:Proporção de crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo submetidas às ações em saúde.
Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento em saúde dos escolares. Meta 2.3: Garantir 100% dos escolares com o calendário vacinal em dia. Meta 2.4: Garantir atendimento em saúde bucal para 100% dos escolares. Resultados: Gráfico 2: Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com avaliação clinica e psicossocial.
Objetivo 4 Mapear os escolares com risco para problemas de saúde Objetivo 4 Mapear os escolares com risco para problemas de saúde. Meta 4.1:Rastrear 100% dos escolares para indicativos de problemas de crescimento. Meta 4.2: Rastrear 100% dos escolares com indicativo problemas de peso. Resultados: 76 Gráfico 3: Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com avaliação nutricional.
Meta 4. 3: Rastrear 100% dos escolares com problemas de saúde bucal Meta 4.3: Rastrear 100% dos escolares com problemas de saúde bucal. Resultados: Gráfico 4:Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com avaliação de saúde bucal.
Objetivo 5: Promoção a saúde. Meta 5.1: Fornecer orientações sobre saúde bucal para 100% dos escolares. Resultado: Gráfico 5: Proporção de crianças, adolescentes e jovens com orientações sobre higiene bucal.
Meta 5.2: Fornecer orientações sobre segurança alimentar e alimentação saudável para 100% das crianças. Resultados: 95 46 Gráfico 6:Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com orientações nutricionais.
Meta 5.4: Fornecer orientações sobre a prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas a 100% dos escolares. Resultado: Este tema foi trabalhado com o público de 23 escolares, com idade entre 11 a 15 anos, 23-100% Gráfico 7: Proporção de adolescentes e jovens matriculados na escola alvo orientados sobre os riscos do álcool e das drogas.
Meta 5.5: Fornecer orientações sobre direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/Aids a 100% dos escolares de acordo com a faixa etária. Resultado:Os temas como gravidez na adolescência e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis foram trabalhados no quinto ano, onde a turma tem idade entre onze e quinze anos. 23 Gráfico 8: Proporção de adolescentes e jovens matriculados na escola alvo orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis, direito sexual e reprodutivo.
Resultados Ações previstas não alcançadas: Atendimento da médica da unidade na escola; Atendimento da nutricionista da unidade; Avaliação de acuidade visual de maneira individual; Avaliação auditiva;
Discussão Aumento da cobertura; Atenção incorporada ao serviço; Sistematização dos registros; Integração da equipe; Ações extras: Palestra para família na escola; Entrega do kit de primeiros socorros; Confecção do cartão SUS; Apresentação/entrega da caderneta de saúde do adolescentes;
Reflexão Dificuldades: Atender ao cronograma e ao ritmo do Curso de EAD; Na intervenção: consolidação dos dados(P. OMIA, P. Coleta de dados) Realidade encontrada na UBS referente ao PSE. Gestão Superação: Adaptação ao curso de EAD. Organização /melhora da produtividade; Crescimento profissional e pessoal. Elaboração das planilha; Disponibilizada pelo curso Planejamento Sistematização dos registros Interação com a equipe/gestão.
Referencial Bibliográfico BRASIL, Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Manual Instrutivo do Programa Saúde na Escola. Ministério da Saúde, 2013. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=14578:programa-saude-nas-escolas&Itemid=817. Acesso em: 14 Jun. 2014 BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica – Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar. Acesso em: 22 Jun. 2014 Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p. 12-25, mai./ago. 2012, VALDECIR SOLIGO Ministério da Educação, 2014 disponível em: http://portal.mec.gov.br/ acesso em 27-11-2014. Paulo Saraiva.Referencia do conceito de indicadores. 2012. Disponível em:http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1724/1724.pdf. Acesso em: 02-12-2014.
Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista. Aldo Novak Obrigada!!!