Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Aluno: Marcelo Marozzin Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DMS UNIVESIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA –EAD MELHORIA.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Alana Maria Vasconcelos Parente
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Silvete Maria Brandão Schneider
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Maria Zilvaneide de Paula Lima
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Universidade Aberta do SUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin Melhoria da atenção a saúde dos escolares de 6 a 15 anos da escola municipal Francisco Dantas da ESF de Estivas, Extremoz/RN   Pelotas, 2015

Introdução O Programa de Saúde na Escola Importância da assistência a saúde dos escolares; Atenção prestada aos escolares antes da Intervenção: Falta de planejamento; Ações Limitadas; Registros insuficientes; Perda no seguimento do atendimento;

UBS-Estivas Localizada na zona rural; Estrutura física; População: 2.800 pessoas. Equipe: Médica Enfermeira Téc. Enfermagem Dentista Téc. Saúde bucal 8 ACSs

Escola Municipal Francisco Dantas Situado na zona rural; Ensino Fundamental; Total de matriculados: 165 escolares. Total de escolares com freqüência regular: 141escolares.

Objetivo Geral Melhorar a atenção à Saúde dos escolares matriculados na Escola Municipal Francisco Dantas do ensino fundamental da área adstrita da unidade de saúde de Estivas.

Metodologia Ações realizadas: Atualização dos registros; Atualização do cartão de vacina; Avaliação de saúde bucal; Seguimento da atenção; Avaliação dos dados obtidos; Avaliação individual e Antropometria; Levantamento dos escolares que apresentavam necessidade de avaliação oftalmológica; Orientações em saúde com ênfase às práticas corporais Orientações de primeiros socorros; Palestra na semana da família na escola;

Logística Manual Instrutivo do Programa Saúde na Escola, 2013. Elaboração do projeto Reunião com a equipe de saúde Apresentação do projeto Reunião com a escola Desenvolvimento das ações Atualização e monitoramento dos registros Reunião com a gestão Apresentação dos resultados obtidos

Alguns Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção á saúde dos escolares. Meta: Ampliar a cobertura de avaliação individual de saúde para 60% dos escolares do ensino fundamental. Resultado:141-80% dos escolares. Gráfico 1:Proporção de crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo submetidas às ações em saúde.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento em saúde dos escolares. Meta 2.3: Garantir 100% dos escolares com o calendário vacinal em dia. Meta 2.4: Garantir atendimento em saúde bucal para 100% dos escolares. Resultados: Gráfico 2: Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com avaliação clinica e psicossocial.

Objetivo 4 Mapear os escolares com risco para problemas de saúde Objetivo 4 Mapear os escolares com risco para problemas de saúde. Meta 4.1:Rastrear 100% dos escolares para indicativos de problemas de crescimento. Meta 4.2: Rastrear 100% dos escolares com indicativo problemas de peso. Resultados: 76 Gráfico 3: Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com avaliação nutricional.

Meta 4. 3: Rastrear 100% dos escolares com problemas de saúde bucal Meta 4.3: Rastrear 100% dos escolares com problemas de saúde bucal. Resultados: Gráfico 4:Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com avaliação de saúde bucal.

Objetivo 5: Promoção a saúde. Meta 5.1: Fornecer orientações sobre saúde bucal para 100% dos escolares. Resultado: Gráfico 5: Proporção de crianças, adolescentes e jovens com orientações sobre higiene bucal.

Meta 5.2: Fornecer orientações sobre segurança alimentar e alimentação saudável para 100% das crianças. Resultados: 95 46 Gráfico 6:Proporção crianças, adolescentes e jovens matriculados na escola alvo com orientações nutricionais.

Meta 5.4: Fornecer orientações sobre a prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas a 100% dos escolares. Resultado: Este tema foi trabalhado com o público de 23 escolares, com idade entre 11 a 15 anos, 23-100% Gráfico 7: Proporção de adolescentes e jovens matriculados na escola alvo orientados sobre os riscos do álcool e das drogas.

Meta 5.5: Fornecer orientações sobre direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/Aids a 100% dos escolares de acordo com a faixa etária. Resultado:Os temas como gravidez na adolescência e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis foram trabalhados no quinto ano, onde a turma tem idade entre onze e quinze anos. 23 Gráfico 8: Proporção de adolescentes e jovens matriculados na escola alvo orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis, direito sexual e reprodutivo.

Resultados Ações previstas não alcançadas: Atendimento da médica da unidade na escola; Atendimento da nutricionista da unidade; Avaliação de acuidade visual de maneira individual; Avaliação auditiva;

Discussão Aumento da cobertura; Atenção incorporada ao serviço; Sistematização dos registros; Integração da equipe; Ações extras: Palestra para família na escola; Entrega do kit de primeiros socorros; Confecção do cartão SUS; Apresentação/entrega da caderneta de saúde do adolescentes;

Reflexão Dificuldades: Atender ao cronograma e ao ritmo do Curso de EAD; Na intervenção: consolidação dos dados(P. OMIA, P. Coleta de dados) Realidade encontrada na UBS referente ao PSE. Gestão Superação: Adaptação ao curso de EAD. Organização /melhora da produtividade; Crescimento profissional e pessoal. Elaboração das planilha; Disponibilizada pelo curso Planejamento Sistematização dos registros Interação com a equipe/gestão.

Referencial Bibliográfico BRASIL, Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Manual Instrutivo do Programa Saúde na Escola. Ministério da Saúde, 2013. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=14578:programa-saude-nas-escolas&Itemid=817. Acesso em: 14 Jun. 2014 BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica – Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar. Acesso em: 22 Jun. 2014 Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p. 12-25, mai./ago. 2012, VALDECIR SOLIGO Ministério da Educação, 2014 disponível em: http://portal.mec.gov.br/ acesso em 27-11-2014. Paulo Saraiva.Referencia do conceito de indicadores. 2012. Disponível em:http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1724/1724.pdf. Acesso em: 02-12-2014.  

Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista. Aldo Novak Obrigada!!!