A poesia de Mário de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
A poesia de Mário de Andrade
Ficcionistas do RN – Recortes IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Iniciação à literatura do RN.
Painel Toledo  Causo x Piada;  Causo Gauchesco de Galpão;  Dicção;  Teatralidade;  Qualidade do causo;  Verossimidade;
Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
Gênero e sexualidade nas escolas: leituras que nos aproximam do campo dos direitos humanos, de alunos e professores Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
O último malandro Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
OSWALD DE ANDRADE Equipe Serafina. José Oswald de Souza Andrade era de família abastada. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São.
Trabalho De História ● Aluna: Priscila N:10 Tema: Ásia, África.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
Leandro Brito Orientadora: Márcia Neme Buzalaf Universidade Estadual de Londrina - UEL O PRIMEIRO CAPÍTULO DO FOLHETIM DE CONY, NO JORNAL ALTERNATIVO O.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
CARLOS DURMMOND DE ANDRADE
Entretantos. entretantos entretantos, II entretantos, II 30 anos de psicanálise e política.
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Projeto por tema Gerador
14. Literatura e cinema: “A hora e vez de Augusto Matraga”, de João Guimarães Rosa, e o filme de Roberto Santos.
PRÉ-MODERNISMO (1902 – 1922).
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
Literatura – 1ºA e B Envolve estudos sobre: Escolas literárias;
Camões.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Pré-Modernismo ( WEBER, Telma, Boiadeiro - 100x80cm - O.S.T.)
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
COLÉGIO MARISTA CONCEIÇÃO
- Introdução à Semiótica -
PÓS-COLONIALISMO.
Explorando os limites de São Paulo
Arte Moderna Período em questão: 1863 a 1962, aproximadamente
Mário de Andrade São Paulo
Palestra em comemoração ao dia da Matemática
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
BIOGRAFIA COMENTÁRIO passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada.
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Trabalho de Literatura
Ficcionistas do RN – Recortes
Agrupamento de Escolas
OBJETIVO DO LABORATÓRIO DE RÁDIO
A poesia romântica Objetivos: Introduzir a poesia romântica no Brasil em suas três principais vertentes: a nacionalista; a egotista, do mal do século;
1ª Geração: Nacionalidade
CANADÁ E ESTADOS UNIDOS.
Sem uma teoria, a literatura é o obvio.
ANALISANDO NARRATIVAS FÍLMICAS
Seminários Integrados
Prof.ª Simone – ARTE – 9.º Ano
A poesia de Mário de Andrade
Teoria de população em Malthus
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Grandes Desafios da Informática
CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado
Literatura: usos e deinições
A Semana da Arte Moderna
A PERSPECTIVA FEMINISTA – modos de produção intelectual das mulheres sobre a arquitetura
A literatura potiguar: um sistema precarizado
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Aula de Literatura Brasileira I
LÍNGUA PORTUGUESA TIPOS DE LEITURA
Metodologia do Ensino de Física I
PROSSEGUINDO A JORNADA
Transcrição da apresentação:

A poesia de Mário de Andrade IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro

Mário de Andrade (1893-1945) Poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, estudioso da cultura popular, ensaísta. Um dos pioneiros na poesia modernista brasileira com a publicação da obra Paulicéia Desvairada em 1922. Mentor intelectual do Modernismo.

Obras publicadas no gênero poesia Há uma gota de sangue em cada poema (1917) Paulicéia desvairada (1922) Losango cáqui (1926) Clã do jabuti (1927) Remate de males (1930) Lira paulistana, seguida de O carro da miséria (1946)

Há uma gota de sangue em cada poema (1917) Obra periférica de Mário de Andrade. Pouco estudada na academia. Não apresenta as inovações modernistas das obras posteriores. “Equívoco parnasiano”. Do ponto de vista temático, é influenciada pela Primeira Grande Guerra Mundial. 13 poemas: uma gota de sangue/caneta em cada página.

Paulicéia desvairada (1922)

Paulicéia desvairada (1922) Repleto de inovações na linguagem (sem métrica e sem rima / verso livre e verso branco). Referência obrigatória para os modernistas. A cidade de São Paulo é o ponto de partida para a temática do livro. Prefácio interessantíssimo explica a teoria poética do “desvairismo”. Poema-piada; poesia cotidiana; poesia próxima à prosa.

Losango cáqui (1926) Notações líricas, inspiradas por sensações, ideias e momentos da vida. Meditações, poemas longos nos quais o poeta discute seu destino ou o destino do país. Mantém as inovações modernistas.

Clã do jabuti (1927) Utiliza material da cultura popular de diferentes regiões do país. Diversidade cultural. Serve de prenúncio para Macunaíma.

Remate de males (1930) Diversidade cultural. Sondagem do mundo interior do poeta. Nesta obra, está o famoso poema usado para descrever a personalidade múltipla de Mário de Andrade: “Eu sou trezentos”.

Lira paulistana, seguida de O carro da miséria (1946) Cidade de São Paulo é retomada como tema. Famoso e complexo poema “A meditação sobre o Tietê”. Obra madura do poeta que não foi bem recebida pela crítica da época.

Percurso na poesia de Mário de Andrade Indicação de leitura Percurso na poesia de Mário de Andrade http://www.substantivoplural.com.br/percurso-na-poesia-de-mario-de-andrade/

Referências ANDRADE, Mário de. Os melhores poemas de Mário de Andrade. Seleção de Gilda de Mello e Souza. 4. ed., São Paulo: Global, 1997. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 41. ed., São Paulo: Cultrix, 2003. CANDIDO, Antonio & CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira: história e antologia, Modernismo. 15. ed., Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2006. SCHWARZ, Roberto. “O psicologismo na poética de Mário de Andrade”. In ______. A sereia e o desconfiado. 2. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.