UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 05 MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER, NA UBS DR. JOSÉ TORQUATO, SÃO MIGUEL / RN YUSIMI GARCÍA TRUJILLO ORIENTADORA: Tatiana Afonso da Costa PELOTAS-RS 2015

INTRODUÇÃO Caracterização do município Caracterização da Unidade Básica de Saúde

INTRODUÇÃO Importância da ação programática Situação da ação programática na UBS antes da intervenção

Melhorar a qualidade da atenção à saúde da mulher OBJETIVO GERAL Melhorar a qualidade da atenção à saúde da mulher

METODOLOGÍA A intervenção foi desenvolvida no período de 16 semanas na UBS- DR. JOSÉ TORQUATO Foram monitoradas população de mulheres da área, para Câncer de colo uterino e de mama sequentemente na faixa etária entre 25 e 64 anos e entre 50 e 69 anos de idade periodicamente. As fichas espelhos e planilha de dados fornecidas pelo curso de Especialização em Saúde da Família/UFPel foram alimentadas periodicamente pela enfermeira e pela médica da UBS. Cadernos de atenção básica do Ministério de Saúde

METODOLOGÍA Dentre as ações realizadas na intervenção, destacamos: Ampliação da cobertura, registro e monitoramento e avaliação dos dados; Educação em saúde (palestras, orientações individuas e em visitas domiciliares); Capacitação e treinamento da equipe para aplicação dos protocolos do Ministério da Saúde

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para um 80%. Figura 1: Cobertura de mulheres entre 25 e 64 anos com exames em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero. Fonte: Planilha coleta de dados, 2014

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70%. Figura 1: Cobertura de mulheres entre 50e 69 anos com exames em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero. Fonte: Planilha coleta de dados, 2014

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. 100% de mulheres com exame citopatológico em dia e com amostras satisfatórias nos 4 meses da intervenção.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres aos Programas de prevenção de câncer de colo de uterino e controle do câncer de mama da unidade de saúde. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. 100% de mulheres com exame citopatológico alterado retornaram para buscar o resultado e seguem acompanhadas.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres aos Programas de prevenção de câncer de colo de uterino e controle do câncer de mama da unidade de saúde. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. 100% de mulheres que tiveram mamografia alteradas estão em acompanhamento pela unidade de saúde

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres aos Programas de prevenção de câncer de colo de uterino e controle do câncer de mama da unidade de saúde. Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Não foi preciso realizar a busca ativa em nenhum caso.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres aos Programas de prevenção de câncer de colo de uterino e controle do câncer de mama da unidade de saúde. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Não foi necessário realizar a busca ativa de nenhum caso.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 4. Melhorar o registro das informações das mulheres cadastradas nos Programas de prevenção de câncer de colo de uterino e controle do câncer de mama da unidade de saúde. Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 1: Cobertura de mulheres com registro adequado do exame citopatológico do câncer de colo de útero. Fonte: Planilha coleta de dados, 2014

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 4. Melhorar o registro das informações das mulheres cadastradas nos Programas de prevenção de câncer de colo de uterino e controle do câncer de mama da unidade de saúde. Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 1: Cobertura de mulheres com registro adequado da mamografia. Fonte: Planilha coleta de dados, 2014

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama cadastradas na unidade de saúde. Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). 100% de mulheres pesquisadas para sinais de alerta para câncer de colo de útero

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama cadastradas na unidade de saúde. Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. 100% de mulheres avaliadas para risco para câncer de mama

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres cadastradas nos Programas de prevenção de câncer de colo uterino e controle de câncer de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero; Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de mama. Metas 6.1 e 6.2 foram cumpridas em 100% nos 4 meses de intervenção

DISCUSÃO Fortaleceu o trabalho em equipe; Ampliou a capacitação e conhecimento da equipe sobre os temas e protocolos;

DISCUSÃO Aprimorada a educação em saúde da população sobre a temática;

DISCUSÃO Sensibilizar e mobilizar a comunidade; Articular com outros setores da sociedade aspectos sobre os cuidado com a saúde;

DISCUSÃO Incorporação na rotina da UBS; Aproximação entre equipe e comunidade; Qualificação da atenção à saúde das mulheres.

Referencias Brasil a. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 28). _______b Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13). _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 29). ______IBGE. Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico – IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?lang=&codmun=241250&search=rio-grande-do- norte|sao-miguel|infograficos:-evolucao-populacional-e-piramide-etaria>. Acesso em: 04 de mar 2014. ______Instituto Nacional de Câncer-INCA, 2014. Disponível em: <http:// www.inca.gov.br. Acesso em: março, 2014.

OBRIGADA OBRIGADA “O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho” Abraham Lincoln