Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da área de cobertura da UBS/ESF de Caraíbas em Campo Formoso-BA Jana Manuela Dantas de Miranda Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento Pelotas 2015

Introdução Este trabalho é um projeto de intervenção que surgiu a partir da necessidade de melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da área de cobertura da UBS/ESF de Caraíbas no município de Campo Formoso/BA.

Introdução Importância: Organização da assistência; Acompanhamento programado; Faixa etária; População mais consciente e informada; Melhoria das condições de saúde bucal de crianças e adolescentes.

Introdução Caracterização do município (Campo Formoso-Ba) População: 66.616 habitantes; 2 centros de saúde, 11 unidades Básicas de Saúde com Equipes de Saúde da Família, 1 Centro de Reabilitação e 2 equipe de NASF;  Unidade analisada: Unidade de Saúde de Caraíbas

Introdução 1 Equipe de ESF com saúde Bucal; 503 famílias cadastradas; Caracterização da Unidade Básica de Saúde 1 Equipe de ESF com saúde Bucal; 503 famílias cadastradas;   214 escolares de 6 a 12 anos

Melhorar a atenção à saúde bucal dos Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde bucal dos escolares de 6 a 12 anos

Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares. 2. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal. 3. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares. 4. Melhorar registro das informações. 5. Promover a saúde bucal dos escolares.

Metas Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica em 100% dos escolares das escolas alvo. Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, para 100% dos escolares das escolas foco da intervenção.

Metas Realizar primeira consulta odontológica em 100% dos escolares da área classificados como alto risco para doenças bucais. Fazer busca ativa de 100% dos escolares da área, com primeira consulta programática, faltosos às consultas.

Metas Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares. Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental em 100% dos escolares de alto risco para doenças bucais.

Metas Concluir o tratamento dentário em 100% dos escolares com primeira consulta odontológica. Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos escolares com primeira consulta odontológica.

Metas Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos escolares. Fornecer orientações sobre cárie dentária para 100% das crianças. Fornecer orientações nutricionais para 100% das crianças.

Metodologia Eixo de monitoramento e avaliação: Ações desenvolvidas Eixo de monitoramento e avaliação: Monitoramento semanal das metas estabelecidas

Metodologia Eixo de organização e gestão do serviço: Elaboração de material impresso; Cadastro de escolares de 6 a 12 anos; Definição da atribuições; Preenchimento dos formulários e fichas; Agendamento odontológico para escolares; Realização de busca ativa.

Metodologia Eixo Engajamento Público: Reuniões com diretores e professores Orientação aos pais sobre à ação programática.

Metodologia Eixo qualificação da pratica clinica: Qualificação da equipe Saúde bucal Acolhimento Agendamento

Metodologia Logística da Intervenção Adotou-se caderno da atenção básica n◦17 – Saúde Bucal (BRASIL, 2008) e o caderno n◦24 – Saúde na Escola (BRASIL, 2009); Elaboração de ficha-espelho; Divulgação do projeto para a equipe; Qualificação da equipe

Metodologia Elaboração de cronograma; Organização da agenda; Reuniões com diretores; Atividades coletivas; Agendamento e atendimento odontológico; Busca ativa

Resultados Meta 1 - Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica em 100% dos escolares das escolas alvo. Proporção de escolares participantes da ação de exame bucal

Resultados Meta 2 -Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, para 100% dos escolares das escolas foco da intervenção. Proporção de escolares da área de abrangência da unidade de saúde com primeira consulta odontológica

Resultados Meta 3 -Realizar primeira consulta odontológica em 100% dos escolares da área classificados como alto risco para doenças bucais Proporção de escolares de alto risco com primeira consulta odontológica

Resultados Meta 4 - Fazer busca ativa de 100% dos escolares da área, com primeira consulta programática, faltosos às consultas. Proporção de buscas realizadas aos escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde.

Resultados Meta 5 -Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares. . Proporção de escolares com escovação dental supervisionada com creme dental

Resultados Meta 6 -Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental em 100% dos escolares de alto risco para doenças bucais. Proporção de escolares de alto risco com aplicação de gel fluoretado com escova dental

Resultados Meta 7 -Concluir o tratamento dentário em 100% dos escolares com primeira consulta odontológica Proporção de escolares com tratamento concluído

Resultados Meta 8 -Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos escolares com primeira consulta odontológica. Proporção de escolares com registro atualizado

Resultados Meta 9 -Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos escolares. Proporção de escolares com orientações sobre higiene bucal

Resultados Meta 10 - Fornecer orientações sobre cárie dentária para 100% das crianças. Proporção de escolares com orientações sobre cárie dentária

Resultados Meta 11 -Fornecer orientações nutricionais para 100% das crianças. Proporção de escolares com orientações nutricionais

Discussão Equipe Serviço Importância da intervenção Comunidade Continuidade da Intervenção

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Expectativas iniciais; Pratica profissional; Aprendizados

Obrigada!