Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Roberto Cayetano Lotero E-mail: roberto.lotero@gmail.com Telefone: 35767147 Centro de Engenharias e Ciências Exatas Foz do Iguaçu mai-18
Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos Programa de Pós-Graduação Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos Área de Concentração Sistemas Dinâmicos e Energéticos mai-18
LEITURA mai-18
Ler ajuda a escrever Ambos os lado do cérebro são essenciais e trabalham em harmonia. Criatividade Lógica Ler Escrever Similarmente, a leitura e a escrita estão conectadas. mai-18
Propicia: Ler significa: Ampliação de conhecimentos Obtenção de informações básicas ou específicas Abertura de novos horizontes para a mente Sistematização do pensamento Enriquecimento do vocabulário Melhor entendimento do conteúdo das obras Ler significa: Conhecer Interpretar Decifrar Distinguir os elementos mais importantes dos secundários mai-18
Integração de conhecimentos Os elementos mais representativos do texto podem ser utilizados como fontes de novas ideias, através dos processos de: Busca Assimilação Retenção Crítica Comparação Verificação Integração de conhecimentos mai-18
Elementos: Título Data de publicação Resumo Sumário Introdução Conclusões Bibliografia mai-18
Importante Leitura com objetivo determinado Preocupação com o entendimento de todas as palavras Interrupção da leitura se perceber que as informações são irrelevantes Discussão frequente do que foi lido mai-18
Leitura proveitosa: Atenção Intenção Reflexão Espírito crítico Análise Síntese mai-18
A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. mai-18
Objetivos da leitura Scanning: se você está procurando por informações para uma palavra específica Skimming: se você está explorando ou revendo um documento Do significado De estudo ou informativa Crítica mai-18
Scanning É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. Envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou ideias. Ao realizar o scanning procure verificar se o autor fez uso de organizadores no texto, como: números, letras, passos ou as palavras primeiro, segundo, próximas. Procure por palavras em negrito, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes. Após “escanear” o documento, você deve usar a técnica de skimming. mai-18
Skimming O processo de skimming permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal ou o sentido geral do texto. É frequente quando a pessoa tem muito material para ler em pouco tempo. É realizada com a velocidade de três a quatro vezes maior que a leitura normal. É mais abrangente que o scanning. Exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir ideias e outras habilidades de leitura mais avançadas. mai-18
Fases da leitura informativa: De reconhecimento ou prévia Exploratória ou pré-leitura Seletiva Reflexiva Crítica Interpretativa Explicativa mai-18
Como a leitura é um processo, para ler de forma mais ativa, rápida e efetiva, procure: quebrar o hábito de ler palavra por palavra; usar seu prévio conhecimento sobre o assunto; dominar as estratégias que fortalecerão este processo; prestar atenção ao contexto em que o texto está colocado; fortalecer as estruturas gramaticais que sustentam a formulação das ideias apresentadas. mai-18
ANÁLISE DO TEXTO Ver livro de Merconi e Lakatos e o de Severino mai-18
Sublinhar, destacar e resumir: Nunca assinalar nada na primeira leitura Destacar apenas as ideias principais e os detalhes importantes As passagens relevantes devem ser destacadas nas margens Passagens que despertam dúvidas devem ser assinaladas com ponto de interrogação mai-18
Depois de destacar elaborar um esquema Procurar as ligações que unem as idéias sucessivas, analisando-se sua sequência, encadeamento lógico e raciocínio desenvolvido Diferente do esquema, o resumo forma parágrafos com sentido completo mai-18
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA mai-18
mai-18
mai-18
mai-18
mai-18
mai-18
mai-18