Metodologia de Pesquisa e Redação Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reading and the Communication Process
Advertisements

CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
Estratégias de Leitura. Qual a diferença entre ler e compreender?
Técnicas de Leitura. Curso Técnico em Vendas Aluna: Rosicler C. Chagas.
Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir
ARTIGO PASSO A PASSO Dr.ª ELIZABETH TEIXEIRA (UERJ)
Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que.
CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Aula 5 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. RESENHAS E RESUMOS. Prof. Rogério Mugnaini (adaptação do material do Prof.
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito - máximo: 60)
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
Profª Doutora Brígida singo
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO ESCOLAR
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Leitura e Documentação
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Redação técnico-científica
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Como apresentar um trabalho
Modelo para a formatação (coloque aqui o titulo de seu trabalho) Coloque aqui a Programa de Pós-Graduação pertinente Autor 1 Resumo Este documento.
Representação documentária
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Como fazer uma citação
Resumo PARTE 1.
Organização de um Relatório
Introdução e objetivos
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um.
Título: EM MAIÚSCULAS, ESTILO NEGRITO E ALINHAMENTO CENTRALIZADO
I Encontro de Licenciaturas da
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
Pesquisa de artigos científicos
Gêneros de Divulgação científica:
Leitura do Material (Antonio Carlos Gil, como elaborar projetos de pesquisa, 5ª edição, 2010) Leitura exploratória.
Dicas de montagem de apresentação
Resumo.
Título (negrito, letra 80, centralizado)
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Trabalhos científicos
Como escrever um Artigo científico?
Como Conduzir uma Apresentação
Resultados e Discussão
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
O pôster deve ter, obrigatoriamente, dimensão 90 x 120 cm, entretanto não precisa seguir este modelo. Título do Trabalho com letras grandes para ser lido.
Instruções para ler um artigo de investigação primária
Artigo científico Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
E. M. Dr. Leandro Franceschini
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
TIPOS DE FICHAMENTO Profa. Judilma Aline.
METODOLOGIA: TÉCNICAS DE SUBLINHAR E RESUMIR
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: A PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS RESUMO Prof.Ms. Chico Arruda.
Padronização de Citações e Referências (ABNT 10520:2002 e 6023:2018)
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Roberto Cayetano Lotero E-mail: roberto.lotero@gmail.com Telefone: 35767147 Centro de Engenharias e Ciências Exatas Foz do Iguaçu mai-18

Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos Programa de Pós-Graduação Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos Área de Concentração Sistemas Dinâmicos e Energéticos mai-18

LEITURA mai-18

Ler ajuda a escrever Ambos os lado do cérebro são essenciais e trabalham em harmonia. Criatividade Lógica Ler Escrever Similarmente, a leitura e a escrita estão conectadas. mai-18

Propicia: Ler significa: Ampliação de conhecimentos Obtenção de informações básicas ou específicas Abertura de novos horizontes para a mente Sistematização do pensamento Enriquecimento do vocabulário Melhor entendimento do conteúdo das obras Ler significa: Conhecer Interpretar Decifrar Distinguir os elementos mais importantes dos secundários mai-18

Integração de conhecimentos Os elementos mais representativos do texto podem ser utilizados como fontes de novas ideias, através dos processos de: Busca Assimilação Retenção Crítica Comparação Verificação Integração de conhecimentos mai-18

Elementos: Título Data de publicação Resumo Sumário Introdução Conclusões Bibliografia mai-18

Importante Leitura com objetivo determinado Preocupação com o entendimento de todas as palavras Interrupção da leitura se perceber que as informações são irrelevantes Discussão frequente do que foi lido mai-18

Leitura proveitosa: Atenção Intenção Reflexão Espírito crítico Análise Síntese mai-18

A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. mai-18

Objetivos da leitura Scanning: se você está procurando por informações para uma palavra específica Skimming: se você está explorando ou revendo um documento Do significado De estudo ou informativa Crítica mai-18

Scanning É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. Envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou ideias. Ao realizar o scanning procure verificar se o autor fez uso de organizadores no texto, como: números, letras, passos ou as palavras primeiro, segundo, próximas. Procure por palavras em negrito, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes. Após “escanear” o documento, você deve usar a técnica de skimming. mai-18

Skimming O processo de skimming permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal ou o sentido geral do texto. É frequente quando a pessoa tem muito material para ler em pouco tempo. É realizada com a velocidade de três a quatro vezes maior que a leitura normal. É mais abrangente que o scanning. Exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir ideias e outras habilidades de leitura mais avançadas. mai-18

Fases da leitura informativa: De reconhecimento ou prévia Exploratória ou pré-leitura Seletiva Reflexiva Crítica Interpretativa Explicativa mai-18

Como a leitura é um processo, para ler de forma mais ativa, rápida e efetiva, procure: quebrar o hábito de ler palavra por palavra; usar seu prévio conhecimento sobre o assunto; dominar as estratégias que fortalecerão este processo; prestar atenção ao contexto em que o texto está colocado; fortalecer as estruturas gramaticais que sustentam a formulação das ideias apresentadas. mai-18

ANÁLISE DO TEXTO Ver livro de Merconi e Lakatos e o de Severino mai-18

Sublinhar, destacar e resumir: Nunca assinalar nada na primeira leitura Destacar apenas as ideias principais e os detalhes importantes As passagens relevantes devem ser destacadas nas margens Passagens que despertam dúvidas devem ser assinaladas com ponto de interrogação mai-18

Depois de destacar elaborar um esquema Procurar as ligações que unem as idéias sucessivas, analisando-se sua sequência, encadeamento lógico e raciocínio desenvolvido Diferente do esquema, o resumo forma parágrafos com sentido completo mai-18

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA mai-18

mai-18

mai-18

mai-18

mai-18

mai-18

mai-18