LIÇÃO 4 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIÇÃO 12 - NÃO COBIÇARÁS Prof. Lucas Neto.
Advertisements

LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
LIÇÃO 12 - O JOVEM E O ESTADO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
LIÇÃO 4 - PREPARANDO-SE PARA CONSTRUIR UMA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto.
Princípios para um discipulado no Reino “A Timóteo, meu amado filho.” 2 Timóteo 1.2.
LIÇÃO 10 QUANDO A DIVISÃO SE INSTALA NA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por...
“Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.
LIÇÃO 4 - ADORAÇÃO COMO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS Prof. Lucas Neto.
O que é a missa ? Por que a missa foi instituída? Como participo da missa? Porque devemos participar da missa, enquanto família?
Deus tem um Plano Eterno
Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças, é nossa
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
LIÇÃO 6 - DEUS: O NOSSO PROVEDOR
NA SALVAÇÃO, O NOVO NASCIMENTO
Magnificat.
Domingo III do Advento 11 Dezembro 2011
PROFECIAS DA CONSUMAÇÃO DA HISTÓRIA
COMUNIDADE MONTE MORIÁ CULTO
LIÇÃO 12 - SABEDORIA DIVINA PARA A TOMADA DE DECISÕES
ESTAR EM CRISTO.
1.
LIÇÃO 2 - A MORTE E O ESTADO INTERMEDIÁRIO DA ALMA
LIÇÃO 13 - DIGA NÃO A CORRUPÇÃO !
UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA
LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA
PAZ DE DEUS: ANTÍDOTO CONTRA AS INIMIZADES
LIÇÃO 10 A ADORAÇÃO SEM CONHECIMENTO
LIÇÃO 8 A COMUNICAÇÃO NA FAMÍLIA
PROFECIAS DA SALVAÇÃO E ESPERANÇA
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
CONHECENDO O LIVRO DE ISAÍAS
O Verbo se fez carne.
AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
JOEL - O ANÚNCIO DO PENTECOSTES
LIÇÃO 8 - NAUM – O JUÍZO DE DEUS
LIÇÃO 8 A LEMBRANÇA DA ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO
ARCANJOS Texto – Os Anjos da Guarda Hoje – A. M. Weigl e Falar com Deus nº 07 Imagens – Google Música – Anjos de Resgate - Dalvimar Gallo Formatação -
Pensamentos Espirituais de Santa Elizabeth Seton
LIÇÃO 11 - A TOLERÂNCIA CRISTÃ
LIÇÃO 8 - A BONDADE CONFERE VIDA
DOS GRUPOS DESAFIADORES
O JUÍZO DE JUDÁ E JERUSALÉM
LIÇÃO 7 - A VINHA DE NABOTE
LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS
LIÇÃO 7 - BENIGNIDADE: UM ESCUDO PROTETOR CONTRA AS PORFIAS
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
LIÇÃO 7 A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 1 - O QUE É EVANGELIZAÇÃO ?
LIÇÃO 9 O DESTINO DOS JUSTOS Prof. Lucas Neto.
LIÇÃO 7 - MIQUEIAS A MISERICÓRDIA DE DEUS Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 5 - APOSTASIA, FIDELIDADE E DILIGÊNCIA NO MINISTÉRIO
LIÇÃO 13 - PROMESSAS A RESPEITO DO MESSIAS COMO SERVO SOFREDOR
PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES
LIÇÃO 2 O PROPÓSITO DOS MILAGRES NO MINISTÉRIO DE JESUS
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Maria da Assunção.
Louvores a Deus Altíssimo e Benção
Deus Triúno Letra e música: Gean Carlos de Paiva Coelho
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
A FAMÍLIA E O PERDÃO. A FAMÍLIA E O PERDÃO INTRODUÇÃO Uma família não pode subsistir sem perdão, pois, invariavelmente, vamos errar uns com os outros.
A OBRA DE DEUS. A OBRA DE DEUS dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou.
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
Lição 12: As marcas do evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Transcrição da apresentação:

LIÇÃO 4 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA Prof. Lucas Neto 1

INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS 2

FELICIDADE E SEGURANÇA A alegria do fruto do Espírito se reveste de um permanente estado de felicidade e segurança suportado pela salvação e vida eterna em Jesus Cristo, independentemente das circunstâncias vividas no plano do mundo natural. Por outro lado, a inveja, como obra da carne é uma erva daninha que se alastra no meio social para matar, roubar e destruir. Nesta presente lição estudaremos sobre a alegria como fruto do Espírito Santo e a inveja ou cobiça como obra maligna da carne.

I – ALEGRIA, FELICIDADE INTERIOR A GLÓRIA É DE DEUS 4

DEFINIÇÃO DE ALEGRIA COMO FRUTO DO E.S. A alegria como fruto do Espírito Santo é a total felicidade de uma pessoa que por ter uma plena comunhão com Deus vive sempre numa condição de bem estar e paz espiritual, independentemente das circunstâncias temporais adversas ou não que experimenta no dia a dia..

CARACTERÍSTICAS DA ALEGRIA TEM COMO FONTE O E. S. EXPERIMENTADA NO PRESENTE NA GLORIFICAÇÃO DO CORPO NO FUTURO É PERMANENTE POR CAUSA DA SALVAÇÃO CARACTERÍSTICAS DA ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO NOS REMETE A TER PAZ INTERIOR SOMENTES OS FILHOS DE DEUS PODEM EXPERIMENTAR 6

POR QUE TEMOS A ALEGRIA NO CORAÇÃO Em todo o tempo, nós somos alegres no Senhor, não por retórica ou palavra de ordem, temos uma alegria atemporal em primeiro lugar porque enxergamos o mundo espiritual e assim contemplamos a salvação e a vida eterna em Cristo e em segundo lugar sabemos que no mundo natural podemos ficar doentes, porém, temos um Deus que cura todas as enfermidades, podemos ter escassez de bens materiais, mas temos um Deus da provisão, podemos ser perseguidos, mas temos um Deus que nos protege e guarda, enfim, temos alegria por que vivemos em comunhão com um Deus Todo-poderoso, o único e verdadeiro Deus.

II – INVEJA, O DESGOSTO PELA FELICIDADE ALHEIA A GLÓRIA É DE DEUS 8

DEFINIÇÃO DE INVEJA È uma atitude demoníaca na qual uma pessoa deseja algo, virtudes, talentos, dons, posição social, cargos seculares ou eclesiásticos, bens materiais e demais bênçãos pertencentes ou de domínio de outra pessoa .

AS CONSEQUÊNCIAS DA INVEJA A inveja foi o elemento motor para a queda de Satanás, outrora, anjo de luz no céu, mas que rebelou-se contra Deus e com 1/3 das criaturas angelicais foi expulso dos céus. Foi por inveja que Caim exterminou com a vida de Abel; foi por inveja que Jesus foi crucificado pelos sacerdotes judeus; foi por inveja que os apóstolos foram perseguidos e assassinados, enfim, a inveja desde os primórdios parece o pecado chave para a destruição de sonhos, talentos, vida próspera, etc.

10º MANDAMENTO - NÃO COBIÇARÁS RESPEITAR O CASAMENTO, A PROPRIEDADE E OS BENS PRIVADOS

DEFINIÇÃO DE COBIÇA A cobiça se caracteriza por um desejo ilícito, forte, constante, desenfreado, desordenado e insaciável de um homem em adquirir bens, riquezas, poder, posição social, fama, notoriedade, proeminência secular ou religiosa, bem como a tentativa de apossar-se do que pertence a outrem, transgredindo os princípios morais de convivência, respeito ao próximo e ao direito de posse dos seus bens.

CONCEITO DE DESEJO O desejo legítimo se caracteriza pelo suprimento de nossas necessidades básicas e de sobrevivência nos garantindo um nível mínimo de vida digna e confortável sem transgredir os direitos de um indivíduo ou de uma coletividade humana guardando-se os princípios morais de convivência e respeito ao nosso próximo e seus bens.

VISÃO BÍBLICA SOBRE A COBIÇA É PECADO , FONTE DE OUTROS PECADOS E GERA A MORTE ESPIRITUAL GERA GUERRAS, CONFLITOS E CONTENDAS ENTRE OS HOMENS FALSO CRESCIMENTO E BEM ESTAR SOCIAL DEFORMA O CARÁTER MORAL DO HOMEM

DESENVOLVIMENTO DA COBIÇA TATO OLFATO

EFEITOS DA COBIÇA NO HOMEM ÓDIO, RANCOR E AMARGURA ESPÍRITO VINGATIVO FRUSTRAÇÃO DA VIDA

ANTÍDOTO PARA COBIÇA NO CORAÇÃO VALORIZAR O QUE SOMOS E O QUE TEMOS RECONHECER DEUS COMO NOSSO PROVEDOR TRATAR A COBIÇA COM A PALAVRA DE DEUS

III – A ALEGRIA DO ESPÍRITO É PARA SER VIVIDA A GLÓRIA É DE DEUS 18

A ALEGRIA DE VIVER Como servos de Deus devemos sempre nos colocar nas mãos do Senhor para que Ele nos molde segundo a sua vontade, sejamos sempre fiéis a Deus pedindo a sua misericórdia tendo em vista a nossa condição de pecadores. Que o Senhor seja o nosso oleiro quebrando o vaso quando deve ser quebrado para reedifica-lo segundo o seu projeto original, pois, afinal de contas somos cacos de barro entre outros cacos de barro. Vivamos com alegria no coração por ter Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor. Sirvamos ao Senhor com alegria permanente não se deixando levar pelas emoções das circunstâncias terrenal.

I V – CONCLUSÃO A GLÓRIA É DE DEUS

SERVINDO A DEUS COM ALEGRIA Quando temos a alegria do Espírito Santo e servimos a Deus sendo-lhe fiel em tudo e em qualquer circunstância, então, vivemos contemplando as bênçãos espirituais de um cidadão celestial morando num mundo natural temporal. Nada poderá nos afastar do grande amor de Deus. Shalom Adonai !

facebook.com/proflucasneto A GLÓRIA É DE DEUS ESTE TRABALHO FOI FEITO PARA A HONRA E GLÓRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A TODOS MUITO OBRIGADO ! www.proflucasneto.wordpress.com youtube.com/proflucasnetooficial facebook.com/proflucasneto 22