Orientadora Gabriela Studzinski

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Melhoria da Atenção à Saúde da Mulher da ESF José Sarney, Natal / RN
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Orientadora Gabriela Studzinski UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS MELHORIA NO PROGRAMA DE ATENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA EM MULHERES DA ÁREA DA UBS L34, ZONA LESTE, MANAUS, AM. Lucas Simas de Souza Orientadora Gabriela Studzinski Pelotas 2015

Introdução Os altos índices de incidência e mortalidade devido ao câncer do colo do útero e da mama em nosso país é um dos motivos para a implementação de estratégias que visem o controle dessas doenças. Ações voltadas para educação em saúde, diagnóstico precoce, manejo e tratamento oportuno, são imperativas no curso da doença. Nesse sentido, foi realizada a intervenção buscando melhorar qualidade da saúde das mulheres da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde L-34 no município de Manaus – AM,

Introdução No Amazonas maior incidência de cânceres de colo uterino e mama. Câncer de colo uterino primeiro em número de mortes. Unidades Básicas de Saúde e ESF, informação, orientação, campanhas, ações educativas, exames. O Papanicolau previne 100% aparecimento do câncer de colo uterino. A mamografia ajuda a identificar o câncer de mama no início. Inca 2014

Município de Manaus/AM Capital do Amazonas. Centro financeiro da Região Norte do Brasil. Cidade mais populosa da Amazônia 2.020.301 habitantes. 46 UBS. 20 postos de saúde rural. 158 unidades básicas de saúde da família. Distritos de saúde norte, sul, leste, oeste e rural.

UBS – L34 Zona Leste da cidade de Manaus. População de 3.500 usuários. 5 ACS, 01 médico 02 técnicos de enfermagem. 01 sala, 01 consultório, 01 banheiro e 01 copa,. 400 consultas por mês.

Situação da atenção a saúde da mulher antes da Intervenção O serviço não era ofertado na unidade. Registros e cadastros desatualizados. Indicadores de qualidade inexistentes. Apenas atividades em grupo com foco em educação em saúde. Atendimentos sem uso de protocolos do Ministério da Saúde. Baixa adesão dos usuários nas ações programáticas. Reclamações pela falta de preventivos e mamografias.

Situação da atenção a saúde da mulher antes da Intervenção 02 anos sem preventivos e exames de mamografia diagnóstica. 910 mulheres de 25 e 64 anos na área. 291 mulheres de 50 e 69 anos na área.

Objetivo Geral Melhorar a atenção ao programa de prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama na UBS-L34 Zona Leste de Manaus/AM

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura e detecção precoce do câncer de colo e de mama. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Melhorar o registro das informações. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde.

Metas de Cobertura Metas de Qualidade Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 30%. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 30%. Metas de Qualidade Foi pactuado atingir 100% de todas as metas de qualidade.

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 30% Lucas, aqui deve explicar o porque de poucas coletas, que faltou kits, reuniões fora da unidade que impediram o atendimento... No primeiro mês 8 mulheres tiveram seus exames em dia, 43 no segundo mês e 75 no terceiro mês, totalizando 8,2%.

Resultados Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 30% No primeiro mês 4 mulheres tiveram a solicitação de mamografia, 16 no segundo mês e 34 no terceiro mês, totalizando 11,7%

Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce Meta2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Lucas aqui explicar que todos foram satisfatórias devido padronização na coleta Apenas no terceiro mês pudemos saber se as amostras eram satisfatórias, Em virtude da demora para chegada dos resultados. Ao final do 3 mês todas Tiveram amostras satisfatórias.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia Meta3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Não houve exames de preventivo nem de mamografias alterados. Todas receberam os resultados em casa, através das ACS

Todas pacientes receberam os resultados em casa, através das ACS Meta3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Não houve exames de preventivo nem de mamografias alterados em 3 meses de intervenção . Todas pacientes receberam os resultados em casa, através das ACS

Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Apenas ao final do terceiro mês tivemos 100% (75) dos registros Em virtude da demora da entrega dos resultados.

Resultados Meta 4.2:Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Apenas ao final do terceiro mês tivemos 100% (34) dos registros Em virtude da demora da entrega dos resultados.

Resultados Objetivo 5: Melhorar o registro das informações Meta 5.1 Pesquisar sinais de alerta para o câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Meta 5.2. Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Para PCCU 8, 44 e 75 mulheres (mês 1, 2 e 3) e para PCM 4, 16, 44 (mês 1, 2 e 3 respectivamente)

Resultados Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Para PCCU 8, 44 e 75 mulheres (mês 1, 2 e 3) e para PCM 4, 16, 44 (mês 1, 2 e 3 respectivamente)

Discussão Melhoria de indicadores. Melhoria nos registros Melhoria dos trabalho Fortalecimento da equipe Capacitação dos profissionais Implementação na rotina do serviço Educação em saúde e prevenção Copiar o modelo para o pré-natal Reconhecimento do trabalho pela comunidade Imensa contribuição da planilha de coleta de dados e diários de intervenção Lucas veja que destaquei 2 pontos a implementação da intervenção destaque isso na apresentação oral e também por favor não esqueça de falar sobre a contribuição dos diários de intervenção (Ernande está pedindo bastante para atentarmos para isso)

Reflexão sobre o processo de aprendizagem qualificação profissional. quebrando barreiras no Estudo a distância Criação de vínculo equipe e comunidade. Melhoria na avaliação de resultados. Superar dificuldades e enfrentar desafios.

Obrigado pela atenção!