CIC/2017 – 3º 308 GEOGRAFIA E REDAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimentos migratórios
Advertisements

GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
CRISE DOS REFUGIADOS NA EUROPA
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
ATUALIDADES Aula Especial 2. Fatos relevantes - Março 13/3 – grandes manifestações contra a permanência da presidente Dilma no governo 14/3 - governo.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Migrações Externas Geografia Bruno Forte nº3 Igor Germano nº10 João Pedro Campos nº 13 Gabriela Bertolino nº21.
Liceu Albert Sabin – 9.o Ano Geografia – União Europeia – Aspectos Gerais – Professor Danilo.
ATUALIDADES ENEM: GUERRA CIVIL NA SÍRIA CIC/2016.
EUROPA ASPECTOS FÍSICOS,ECONÔMICOS, GEOPOLÍITICVOS E SOCIOAMBIENTAIS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
António Gedeão – Lágrima de preta  Encontrei uma preta que estava a chorar pedi-lhe uma lágrima para a analisar. Recolhi a lágrima com todo o cuidado.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
ÁSIA OCIDENTAL E MONÇÔNICA AULA 10. Judaísmo Islamismo Cristianismo Confucionis mo Zen Budismo Taoísmo Hinduísmo Zoroatrismo.
ECONOMIA BRASILEIRA E O MERCADO GLOBAL
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Os países que criam e os que recebem migrantes forçados
Republica democrática do congo
REFUGIADOS ADOLESCENTES
TRABALHO DE GEOGRAFIA TEMA: SERRA LEOA
TÓPICOS ESPECIAIS DA POPULAÇÃO DA ÁFRICA
PROCESSO MGRATÓRIO.
Acre tem sido a principal porta de entrada para milhares de haitianos que buscam no país oportunidades de emprego e de melhoria de vida; Estima-se que.
Nome: João Armando Alves Neto 8ºD Nº 7
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
MIGRAÇÕES – A População em movimento
Reflexos das migrações no Brasil e no mundo
ÁSIA Ocidental E MONÇÔNICA
E E Abadia Faustino Inácio Alunos:Jéssica e Marcos
Geografia Chifre da África Daniel Imai n 4 Matheus Sarmento n 16
REFUGIADOS AFRICANOS Lucas de Oliveira Hernandez n°9, 8° D
Trabalho de Geografia-Apartheid
conflitos no oriente médio e crise dos refugiados na europa
UNIÃO EUROPÉIA.
A Guerra Civil de Espanha
Mar Mediterrâneo, um cemitério de migrantes!
A MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Crise Europeia - Migrações
Fatores que exercem influência no clima europeu Posição geográfica- terras localizadas em médias e altas latitudes; Maritimidade. Corrente do.
Os Principais Fluxos de Refugiados no Mundo
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Cooperação jurídica e Crime Organizado – Eixos Temáticos
A questão dos refugiados 2017 am/ma. O refugio e um direito de estrangeiro garantido por uma convenção da Organização das Nações Unidas [ONU] de 1951.
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Auditoria de Marketing
Conflitos na Síria Atualidades 1017.
Países da União Europeia
Movimentos Migratórios
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
A formação da globalização econômica.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
GUERRA FRIA.
GeoHumana – Migrações Professor Mário Jorge.
População e povoamento
As migrações em Portugal
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Migrações.
Crescimento da População Brasileira
Europa - População Capítulo 5
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
IMPERIALISMO n DEFINIÇÃO : Imperialismo é o processo de ocupação da África e da Ásia pelas potências industriais européias no século XIX.
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
PROFESSORA BEATRIZ FERREIRA DA COSTA GEOGRAFIA MIGRAÇÕES – A População em movimento.
Migrações internacionais
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Transcrição da apresentação:

CIC/2017 – 3º 308 GEOGRAFIA E REDAÇÃO A CRISE DOS REFUGIADOS NO SÉCULO XXI: QUESTÕES POLÍTICAS E HUMANITÁRIAS CIC/2017 – 3º 308 GEOGRAFIA E REDAÇÃO

REFUGIADOS Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados: Pessoas que saem de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”, em situações nas quais “não possam ou não queiram regressar”. Pessoas que fogem conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos. Obs.: Se aceito o pedido da condição de refugiado, a pessoa não pode ser devolvida ou extraditada ao seu país de origem, seguindo a regra de non-refoulement, e não pode deixar o país no qual solicitou o refúgio durante todo o tempo em que seu pedido estiver sendo analisado.

asilado Pessoa que teve concedido o abrigo em um país por ter sofrido algum tipo de perseguição.  Obs.: O asilo pode ser concedido por arbítrio exclusivo do presidente da República, sem que seja necessário nenhum embasamento de ordem estritamente legal. É, portanto, uma ferramenta política.

MIGRANTE O termo “migrante” é muito mais abrangente do que “asilado” ou “refugiado”; na verdade, esses dois pertencem à categoria “migrante”. É utilizado para classificar toda pessoa em trânsito, que emigra (sai) de seu país de origem e, quando chega a seu destino, é chamada de imigrante (entra).

Acnur (alto comissariado DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS REFUGIADOS) Objetivo: diminuir o sofrimento dos refugiados e proporcionar auxílio adequado quando eles imigram para determinado país. MUNDO GLOBALIZADO = MUNDO DA INTOLERÂNCIA = MUNDO DOS CONFLITOS = MUNDO DA INSEGURANÇA CRISE DOS REFUGIADOS = PIOR CRISE HUMANITÁRIA DO SÉCULO XXI. 2016 = 65,3 MILHÕES DE PESSOAS FUGIRAM DE PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS E GUERRAS.

ORIGEM DA MAIORIA DOS GRUPOS DE REFUGIADOS ÁFRICA SUBSAARIANA => FOME + DOENÇAS + POBREZA + CONFLITOS ORIENTE MÉDIO => CONFLITOS + DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS + PERSEGUIÇÕES + GRUPOS TERRORISTAS => DAESH/ESTADO ISLÂMICO E SEU OBJETIVO DE IMPLANTAR UM CALIFADO NA REGIÃO.

SÍRIA METADE DO FLUXO ATUAL DE REFUGIADOS PROVÉM DA SÍRIA. 70% dessa população não tem acesso à água potável; 1 em cada 3 pessoas não se alimenta com o básico da nutrição necessária; Mais de 2 milhões de crianças não vão à escola; 1 em cada 5 pessoas vive em situação de pobreza.

EUROPA: DESTINO DOS PRINCIPAIS FLUXOS DE REFUGIADOS GRÉCIA E ITÁLIA => PRINCIPAIS PORTAS DE ENTRADA: MAR EGEU E MAR MEDITERRÂNEO. INTENSO TRÁFICO DE PESSOAS NAS ROTAS DO MEDITERRÂNEO. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES: 2016 MORRERAM OU DESAPARECERAM 3771 PESSOAS NA TRAVESSIA. CRESCIMENTO DOS PARTIDOS DE EXTREMA DIREITA QUE DEFENDEM POLÍTICAS DE XENOFOBIA PARA BARRAR A ENTRADA DOS REFUGIADOS = MERCADO DE TRABALHO, VIOLÊNCIA, “LATINIZAÇÃO”; SERVIÇOS PÚBLICOS LIMITADOS AOS CIDADÃOS NATOS.

PRINCIPAIS ROTAS MIGRATÓRIAS PARA A EUROPA

REAÇão DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS HUNGRIA => GOVERNO CONSERVADOR: DEFENDER A CULTURA DA HUNGRIA E DA EUROPA => MURO NA FRONTEIRA COM A SÉRVIA E PRISÃO E DEPORTAÇÃO PARA OS “ILEGAIS”; ÁUSTRIA => PLANEJA A CONSTRUÇÃO DE UM MURO; EXTREMA DIREITA QUE RESGATA PRINCÍPIOS TOTALITÁRIOS; GRÉCIA => CRISE ECONÔMICA; CONSTRUÇÃO DE UM FOSSO; PEDE AJUDA À UNIÃO EUROPEIA. ALEMANHA => CHANCELER ÂNGELA MERKEL: política de portas abertas, recebendo 800 mil pessoas em 2015.

Alemanha e suécia: questões demográficas e econômicas x crise dos refugiados QUEDA DA NATALIDADE + ENVELHECIMENTO POPULACIONAL EUROPEU: NÚMERO DE APOSENTADOS É MAIOR DO QUE A POPULAÇÃO EM IDADE ATIVA E CONTRIBUINTE DE IMPOSTOS. FORÇA DE TRABALHO MANTÉM O DESENVOLVIMENTO= SEM ELA, OS INDICADORES ECONÔMICOS COMPROMETEM OS INDICADORES SOCIAIS E POLÍTICOS.

ÁSIA: OUTRA ROTA PARA REFUGIADOS, PRINCIPALMENTE SÍRIOS  Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito => pelo menos 4,3 milhões de pessoas desde o início da crise. Essas nações concentram 95% dos refugiados sírios e demandam muito mais assistência dos serviços públicos do que em países europeus. Países impuseram regras para receber refugiados = não comprometimento da infraestrutura.

O BRASIL E A CRISE DOS REFUGIADOS MEMBRO DA ACNUR => POLÍTICA HUMINATÁRIA DE ACOLHIMENTO AOS REFUGIADOS: “ POLÍTICA DE PORTAS ABERTAS”: MENSAGE HUMINATÁRIA E DE DIREITOS HUMANOS. O país concedeu status de refugiados a mais de 2 mil sírios de 2011 até agosto de 2015. Política de reassentamento (acolhimento a refugiados recusados por outros países). Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) = 8 mil refugiados. Lei 9.747, de 1997, que reafirma as definições da Convenção e garante aos refugiados os mesmos direitos que qualquer outro estrangeiro no país. Violência contra policiais no Rio de Janeiro e São Paulo => pedido de asilo nos Estados Unidos.

CRISE DOS REFUGIADOS CRISE DA HUMANIDADE = CRISE DOS VALORES HUMANOS A INTOLERÂNCIA ENTRE OS HOMENS REVELA O QUE EXISTE DE PIOR EM CADA UM DE NÓS: A ANIMALIDADE E A BARBÁRIE . COMO FALAR EM HUMANIDADE QUANDO NÃO APRENDEMOS A ACOLHER O PRÓXIMO EM SUAS NECESSIDADES? COMO FALAR EM HUMANIDADE QUANDO, A TODO MOMENTO, ALGUÉM MATA A ESPERANÇA DE VIDA DE OUTRO ALGUÉM?