Trainers and Co-Trainers

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Multiplicação das Células
Advertisements

Socrates Grundtvig 2 Learning Partnership
OER LIFE CYCLE Andrew Moore and Tessa Welch.
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Aceitacao Acceptance. Aceita a vida que Deus te deu. Accept the life God gave you.
Hoje é domingo, 14 de setembro de 2014 Agora mesmo são 22:54 h. Relaxe por uns momentos e aprecie … Com som Today is Monday, 1 st December Relax.
“Fly Like An Eagle Training” Guest Speaker Tania Diniz.
fábrica de software conceitos, idéias e ilusões
Brazilian National Commission on Social Determinants of Health (BNCSDH)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Fernando Soares dos Reis Didactic Platform for Power Electronics.
O que são os alertas do Google?
Fábrica de software princípios, conceitos, e ilusões
Redes Sociais Online ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa MCCTI Mónica Oliveira 13 de Março de 2013.
Communicate - Trade - Culture William Barron Mobile/Cell –
Esquisso como estética do processo arquitetónico sketch as aesthetics of the architectural process.
Benchmarking em gestão de carreiras. Ideias-chave  O conceito de sucesso organizacional mudou  “Being engaged in challenging work, continuous learning,
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 3.
“Eles não aprendem português quanto mais inglês” Moita Lopes, L.P Oficina de Linguística Aplicada Mercado de Letras. pp
WEEK 23 WRITING/PEER EVALUATION PSTDP THURSDAY.
Learning english with comics …………….. Aprendendo inglês com quadrinhos.
Does the quality of institutions matter? Protests in Brazil under Rousseff’s government. André Canuto 74th annual MPSA Conference.
THE ELEMENTS OF THE FUNERAL
Inovações Tecnológicas na gestão de Hotelaria
Profissionais & Empresas
Elevator Pitch Prof. Dr. Paulo Eigi Miyagi, Coordenador
Estudo do Processo Psicoterapêutico
Visão geral do Aprendizado de máquina
Understanding the texts
Name :Lara alvadia class:6c Number:10
Unit 4 Eating disorders Freeway - Vol. 2 GRAMMAR VOCABULARY
Teste e Qualidade de Software
(O canto divino de Deus)
Estudo do Processo Psicoterapêutico
Aprender Digital: dimensões e indicadores para o estudo de um determinado território educativo quanto à integração de ferramentas digitais no currículo.
Sunday School Adolescents Theme: Evangelism.
Buy Tamoxifen Citrate India
Sunday Bible School Theme: Evangelism Children & Intermediates
Submetendo a Periódicos
Thiago Souza Support Engineer 25 de Abril, 2017
Grammar Reference: Modal Verbs
José Mauro de Rezende INMET
Three analogies to explain reactive power Why an analogy? Reactive power is an essential aspect of the electricity system, but one that is difficult to.
I am from BRAZIL!.
Análise de Mercado Agradecimento Especial pela pesquisa e material
Aplicativo EBSCO eBooks Autenticação
Grammar Reference Simple Future Future Continuous Upgrade 2 - Unit 2
Expectations and Fears The impact of the 1992 Elections
Grammar Reference: Modal Verbs
Projecto Diálogo na Diversidade Juntar pessoas iguais a mim
MICHEL JACKSON – LIONEL RICHIE AND FRIENDS
Coping with stress Vocabulary Reference Upgrade 3 - Unit 2
Adição e Multiplicação
GESTÃO DE CARREIRAS Análise SWOT
Developing a Hypothesis
English Support Links Sugestão de links para estudo extra da
Grammar Reference: Present Continuous
GESTÃO DE CLÍNICA DE PSICOLOGIA
62th INTOSAI Governing Board Meeting Vienna, October , 2011
Modelação EcoLÓGICA Aula 7 TP 5 AuLA
Simple Present Tense. . In English the Simple Present is used to express actions that are made with a certain frequency, like go to school, work, study…
Introduction to density estimation Modelação EcoLÓGICA
How can I say? – Class 5.
Leila Marinho Lage Leila Maria
How can I say? – Class 10.
How can I say? – Class 11.
Os 30 segundos do elevator pitch
Chaves do Sucesso do Desafio Jovem—Parte 2 Detalhes do modelo de Discipulado Cristão Keys to the Success of Teen Challenge—Part 2 A closer look at the.
Teen Challenge Staff Training Course T603.02
GENOCIDES THAT NEVER WILL BE FORGET. GENOCIDE: The deliberate killing of a large group of people, especially those of a particular nation or ethnic group.
Transcrição da apresentação:

Trainers and Co-Trainers A new perspective on Training Albino Silva and Sandra Marques - FENACERCI

The TOPSIDE + Project What is new? The importance of involving people with intellectual disabilities as trainers Why an Easy-to-Read curriculum The Easy-to-Read curriculum Trainer and co-trainer – roles The importance of the co-trainer The Mentor

The TOPSIDE + Project What is new? Working always with pairs Giving a significant role to the co-trainer Valuing life experiences Working from a skills based approach

The TOPSIDE + Project The easy-to-read curriculum Co-trainers need to have something to support them Some key concepts need to be explained and integrated We need to promote independent study and reflection

The easy-to-read curriculum is NOT the TOPSIDE curriculum The easy-to-read curriculum is NOT the TOPSIDE curriculum! The TOPSIDE curriculum is about the skills needed to be a good peer supporter The easy-to-read curriculum is a tool to be used by co-trainers

The easy-to-read curriculum How is it organised Key ideas/concepts Peer Peer Support

The easy-to-read curriculum How is it organised TOPSIDE way of training The TOPSIDE curriculum The TOPSIDE exercises The TOPSIDE trainings

The easy-to-read curriculum How is it organised Skills to develop Inclusive skills Peer to peer skills Practical skills

Peer to peer skills These skills are about communication, reaction and empathy in face-to-face or group exchange

Inclusive values and skills These skills are about inclusion, person-centred thinking, valued social roles, and being a citizen in your community

Practical skills These skills are about relating experiences from different areas of life and quality of life in relation to inclusion: home, rights, work, etc.

The easy-to-read curriculum How is it organised Trainer and co-trainer Roles and tasks Planning the training sessions Evaluation of the training After the training The mentor

O meu percurso no PROJETO TOPSIDE + Formando no Grupo de Participação de Clientes Formando na FENACERCI Formando na formação de Pares de Apoio (Foz do Arelho, 5 dias) Participação em reuniões de parceria (Alemanha) Coformador na formação de pares de apoio (Peniche, 5 dias) Formando na formação de formadores (Lisboa, 3 dias)

O PROJETO TOPSIDE + é importante... Para mim Para o Grupo de Participação de Clientes Para os clientes da CERCILISBOA Para outros grupos de autorrepresentantes Para a Plataforma Nacional de Autorrepresentantes* * A Plataforma vai continuar a formar pares de apoio com a ajuda da FENACERCI

O que aprendi com o PROJETO TOPSIDE + É diferente ser apoiado por profissionais e ser apoiado por pares Todos sabemos alguma coisa: As minhas experiências de vida podem ajudar outras pessoas Todos temos vários papeis sociais

Para ser Par de Apoio é preciso... Gostar de ajudar o outro Gostar de aprender coisas novas Gostar de conversar Compreender o que as outras pessoas sentem

Formador e Coformador Ajudar os pares com as experiências de vida Planear a ação de formação Receber os participantes e distribuir os materiais Passar a informação importante Explicar os exercícios Fazer os exercícios Avaliar a formação Ajudar os pares com as experiências de vida

No projeto TOPSIDE+ Formador e Coformador podem fazer as mesmas coisas Cada Coformador tem diferentes competências O Coformador traz para a formação as suas experiências de vida O Formador não têm as mesmas experiência de vida que os formandos É mais fácil para o Coformador perceber as dificuldades e problemas dos formandos

O Mentor projeto TOPSIDE+ O mentor é alguém a quem o Par de apoio pode pedir ajuda O Par de apoio pode não conseguir ajudar em algumas situações Nessas alturas recorre ao Mentor É importante reconhecer quando devemos procurar o Mentor O Mentor pode ser um profissional mas pode ser também um familiar ou amigo