Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especialização em Saúde da
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Eclea Gusso Ulaf Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Lenise Menezes Seerig
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Melhorar a atenção à saúde dos Hipertensos e/ou Diabéticos na UBS Maria de Fátima Matos da Silva II, Rio Branco, AC. Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig Pelotas, 2015

Introdução O diabetes mellitus (DM) e a Hipertensão são considerados sérios problemas de saúde pública, tanto devido ao número de pessoas afetadas quanto às suas complicações e suas incapacitações, além do elevado custo financeiro da sua abordagem terapêutica. As duas doenças acometem todas as classes sociais, configurando-se como uma epidemia mundial, transformando-se em um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo.

Município Rio Branco. Capital do estado do Acre. Localiza-se às margens do Rio Acre. Território de 9.222,58 km². Quinto município do estado em tamanho territorial. População aproximada: 363.921 habitantes.

Estrutura do sistema de saúde Conta com 59 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Delas 57 urbanas e duas rurais. Todas com estratégias de Saúde da Família. Quase todas dispõem de atendimento odontológico. Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). Três unidades de referência de atenção primária de saúde (URAP).

+- Dois Prontos Socorro (PS). Um laboratório de prótese dentária. Um centro de especialidades odontológicas. Um centro de assistência farmacêutica. Três unidades para realização de exames laboratoriais.

Caracterização de sua Unidade Básica de Saúde: A UBS é urbana. Tem duas equipes de saúde da família. Conta com oito agentes comunitárias de saúde. Um técnico de enfermagem. Uma enfermeira.

Um médico. Uma dentista. Uma técnica de higiene dental. A população da área de abrangência é de 774 famílias Aproximadamente 3473 usuários. 1345 do sexo masculino, e 2128 do sexo feminino.

Quanto à estrutura da UBS: Dois consultórios médicos. Dois consultórios de enfermagem. Um consultório de odontologia. Uma sala para esterilização. Uma cozinha, uma sala para curativos. Uma sala de espera. Uma recepção.

Um banheiro para usuários. Dois banheiros para funcionários, Uma sala de reuniões. Uma sala de nebulização. Uma farmácia.

ANTES DA INTERVENÇÃO Cuidados centralizados no atendimento médico; 10-12 vagas para consulta médica por dia Atendimento inferior à demanda. Poucas atividades coletivas. Sem cronograma pré-definido. Pouca participação da equipe.

Objetivo geral: Melhorar a atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos da Unidade Básica de Saúde Maria de Fátima Matos da Silva II, no município de Rio Branco, AC.

Objetivos específicos: Ampliar a cobertura dos hipertensos e/ou diabéticos. Melhorar a qualidade da atenção aos usuários. Melhorar a adesão dos usuários ao programa Melhorar o registro das informações Mapear os usuários de risco para doença cardiovascular Promover a saúde dos usuários.

Logística: Protocolo o Caderno de Atenção Básica hipertensos e diabéticos. Prontuários dos usuários. Ficha espelho e a planilha de coleta de dados. Reunião de equipe.

METODOLOGIA Capacitação da equipe. Busca por estes usuários faltosos. Acolhimento dos hipertensos e diabéticos. Agendamento da próxima consulta. Grupo de Hipertensos e Diabéticos Priorização do atendimento deste grupo populacional.

METODOLOGIA Levantamento semanal dos atendimentos dos usuários nos registros. Identificar os usuários faltosos. Realizar a busca ativa dos usuários faltosos. Atendimentos clínicos. Coleta das informações na planilha eletrônica.

Objetivo. Ampliar a cobertura dos hipertensos e/ou diabéticos. Meta. Cadastrar 85% dos hipertensos da área. Mês 1: 100 (9,3%). Mês 2: 161(31,0%). Mês 3: 233(44,9%).  

Objetivo. Ampliar a cobertura dos hipertensos e/ou diabéticos. Meta. Cadastrar 85% dos diabéticos da área. Mês 1 -40(26,5%). Mês 2 - 58(38,4%). Mês 3 - 73(48,3%).

Objetivo. Melhorar a qualidade da atenção aos usuários. Meta. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Mês 1 - 99(99,0%). Mês 2 - 159(98,8%). Mês 3 - 223(95,7%).

Objetivo. Melhorar a qualidade da atenção aos usuários. Meta. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Mês 1: 40 –(100%). Mês 2: 58- (100%). Mês 3: 69 - (94,5%).

Objetivo. Melhorar a qualidade da atenção aos usuários. Meta. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares. Mês 1: 99 - (99,0%). Mês 2: 155 (96,3%). Mês 3: 219 (94,0%).

Objetivo. Melhorar a qualidade da atenção aos usuários. Meta. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares. Mês 1: 40 -(100%). Mês 2: 58 (98,3%). Mês 3: 68 (93,2%).

Objetivo. Melhorar a qualidade da atenção aos usuários. Meta. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Mês 1: 65 (65,0%). Mês 2: 161 (100%). Mês 3: 233 (100%).

Objetivo. Melhorar a qualidade da atenção aos usuários. Meta. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Mês 1: 28 (70,0%). Mês 2: 58 (100%). Mês 3: 73 (100%).

Objetivo. Melhorar a adesão dos usuários ao programa. Meta. Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas. Mês 1: 8 (88,9%). Mês 2: 7 (100%). Mês 3: 20 (100%).

Objetivo. Melhorar o registro das informações. Meta. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados. Mês 1: 100 (100%) Mês 2: 159 (98,8%) Mês 3: 231 (99,1%)

Objetivo. Mapear os usuários de risco para doença cardiovascular. Meta. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos. Mês 1: 100 (100%) Mês 2: 155 (96,3% Mês 3: 227 (97,4%)

Objetivo. Mapear os usuários de risco para doença cardiovascular. Meta. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos. Mês 1: 40 (100%) Mês 2: 56 (96,6%) Mês 3: 71 (97,3%)

DISCUSSÃO Importância da intervenção para a equipe e para toda US. Equipe mais motivada. Melhorias do processo de trabalho. Melhor interação entre os membros da equipe. Bons resultados estimulando as outras equipes a repensar os demais processos de trabalho. Diminuição do número de usuários na demanda espontânea.

DISCUSSÃO Importância para a comunidade: Melhor vínculo com a equipe de saúde. Melhoria do acesso. Melhoria dos indicadores. Satisfação dos usuários.

PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Início incerto, dúvidas. Apoio da orientadora. Ganho de conhecimento teórico. Entrosamento com a equipe. Melhor conhecimento da população. Satisfação pessoal pela melhoria na qualidade dos serviços prestados.