Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Aluna: Vanessa Reis Santos Orientador: Fábio Renato Manzolli Leite
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação do.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Adela Margarita Hung Del Toro
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 06 Melhoria da Atenção.
Aluno: Mabel Merlán Martínez Orientadora: Luzane Santana da Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da atenção à saúde.
MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Orientadora: Mônica B. C. Vohlbrecht
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ESF MIMBÓ, AMARANTE/PI
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yaritza Rodríguez Peña
Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Orientador: Thiago Santos de Souza
CAMILA ROTTA PEREIRA Orientadora: Wâneza Borges Hirsch
Melhoria da atenção à saúde da pessoa idosa na USF Preventório,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora Lenise Menezes Seerig
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Ana Maria Alvarez Cabrera
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Melhoria da Atenção aos Idosos na UBS de Arroio do Padre,
Universidade Federal de Pelotas
IMPLATAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO
Melhoria da atenção à saúde do idoso na ESF João Paulo II, Caicó/RN
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Omar Iribar Salomón Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - Universidade Aberta do SUS - UNASUS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM Ushie Ushie Odey Orientadora: : Ana Luiza Parcianello Cerdótes Manaus, 2015

Introdução UBS N-56, bairro Lago Azul, Manaus, AM UBS tradicional Estrutura População assistida: aproximadamente 4 mil pessoas

Introdução Atenção a saúde dos idosos Importância da saúde dos idosos Quantidade aproximada de idosos que residiam na área de abrangência da UBS: 261 (segundo dados da planilha de coleta de dados)

Melhorar a Atenção à Saúde do Idoso na UBS N-56, Manaus, AM. Objetivo Geral Melhorar a Atenção à Saúde do Idoso na UBS N-56, Manaus, AM.

Metodologia Exames; Avaliação de ações desenvolvidas; Preenchimento da caderneta idoso Preenchimento da ficha espelho; Avaliação da saúde bucal e orientações higiene. Primeira Consulta; Revisão dos prontuários Registros atualizados; Atividades de educação em saúde.

Metodologia Organização e gestão do serviço: Cadastramento dos idosos levando a conta as prioridades; 2 vagas diárias disponíveis para os idosos em situação de risco; Organização da busca ativa (idosos faltosos); Planejamento dos materiais necessários; Capacitação dos profissionais; Determinar a função de cada profissional na intervenção.

Metodologia Engajamento público Manutenção dos registros Participação da comunidade Atividades de educação em saúde na Igreja da comunidade. Orientação a comunidade

Metodologia Qualificação da prática clínica Qualificação e treinamento da equipe Reuniões semanais da equipe Registros adequados Determinar o papel de cada integrante da equipe na intervenção

Logística Protocolo de saúde dos idosos Ministério de Saúde (Brasil, 2010) Registros nos prontuários, fichas espelhos e planilha de coleta de dados. Reprodução da ficha espelho Reunião com equipe de saúde (semanal) Reunião com a comunidade.

Logística Classificação de risco. Atendimentos clínicos. Atividades educativas e preventivas. Registro das informações Solicitar aos idosos e responsáveis pelos idosos para levar a caderneta de idosos às consultas. Busca ativa (semanal) Informação gerais a comunidade antes do atendimento mediante atividades de educação em saúde.

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso Meta 1.1. Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 100%. Mês 1: 57(21.8%), mês 2: 91 (34.9%) e mês 3 122 (46.7%) Cobertura do programa de atenção à saúde do idoso na unidade de saúde na UBS N-56 em Manaus-AM. Fonte: Planilha de coleta de dados

Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde: META 2.1. Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde. Mês 1: 57 (100%), mês 2: 91 (100%) e mês 3: 106 (100%) META: 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabéticos. META: 2.3. Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos.

Resultados META: 2.4. Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Mês 1: 57 (100%), mês 2: 91 (100%) e mês 3: 106 (100%) META: 2.5. Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção (Estimativa de 8% dos idosos da área). Mês 1: 13(100%), mês 2: 13 (100%) e mês 3: 14 (100%) META 2.6: Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problema de locomoção. Mês 1: 13 (100%), mês 2: 13 (100%) e mês 3: 14 (100%) META 2.7 Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão arterial sistêmica (HAS).

Resultados META 2.8 Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmhg ou com diagnostico de hipertensão arterial para diabetes mellitus (DM). Mês 1: 31 (100%), mês 2: 42 (100%) e mês 3: 56 (100%) META 2.9: Realizar Avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos. Mês 1: 57 (100%), mês 2: 91 (100%) e mês 3: 106 (100%) META 2.10 : Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão dos idosos ao programa de saúde do idoso. META 3.1 Buscar 100% dos idosos faltosos as consultas programada. Mês 1: 7(100%), mês 2: 7(100%) e mês 3: 7 (100%)

Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações META : 4.1 Manter registro especifico de 100% das pessoas Idosas Mês 1: 57 (100%), mês 2: 91 (100%) e mês 3: 106 (100%) META 4.2: Distribuir a caderneta de saúde da pessoa idosa a 100% dos idosos cadastrados.

Resultados Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência. META 5.1: Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade. Mês 1: 57 (100%), mês 2: 91 (100%) e mês 3: 106 (100%) META 5.2: Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas ldosas. META 5.3: Avaliar a rede social de 100% dos idosos.

Resultados Objetivo 6: Promover a saúde dos idosos META 6.1: Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. Mês 1: 57 (100%), mês 2: 91 (100%) e mês 3: 106 (100%) META 6.2 : Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% Idosos. META 6.3 Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de prótese dentarias) para 100% dos idosos cadastrados.

Discussão A intervenção proporcionou: Atendimento aos idosos; cadastro dos idosos Melhoria dos registros; Qualidade da atenção; Melhoria na adesão por meio da busca ativa;

Discussão A intervenção proporcionou: Ações educativas e preventivas; Interação com a comunidade; Qualificação da equipe/ aprofundamento teórico; Atenção interdisciplinar e integração da equipe; Aumento da quantidade de atendimento diário.

Discussão Dificuldades: Dificuldade com o transporte adequado para chegar até os idosos que moram em lugares de difícil acesso; Poucos agentes comunitários de saúde; Dificuldade com a consulta especializada.

Reflexão Crítica Expectativas Significado Aprendizados mais relevantes

Armazenamento dos registros, UBS N-56, Manaus/AM.

Mensuração da estatura em usuário idoso, UBS N-56, Manaus/AM.

Acompanhamento dos idosos na consulta individual, UBS N-56, Manaus/AM.

OBRIGADO!