UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Commodities. A Estrutura Fundiária do Brasil Brasil  uma das piores distribuições de terra no mundo, com o problema de origem histórica, iniciando-se.
Advertisements

PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA
MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DOENÇAS E PLANTAS INFESTANTES
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
A CIÊNCIA, A EUROPA E O MEDITERRÂNEO
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
ESTUDO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE RAIVA DIAGNOSTICADOS NO PERÍODO DE 2005 A 2014 NA CLÍNICA DE BOVINOS DE GARANHUNS, UFRPE, PERNAMBUCO, BRASIL.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
AGRICULTURA TRADICIONAL
Fundamentos em Agronomia
UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos
Programa de Formação por Competências Equideocultura
BIOTECNOLOGIA.
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
Aedes-Aegypti João v. Miguel F..
Prevenção e controle de escorpiões
Ordem: Thysanoptera Universidade Federal de Lavras
PROBLEMAS COM A FAUNA NO PERÍMETRO URBANO
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
Resistência de Plantas
UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos
Estudo dirigido O que são pragas agrícolas?
UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos
DINÂMICA EXTERNA DA TERRA
A agricultura e a Fome.
Imunização – ativa e passiva
Sucessão ecológica Ciências Naturais 8º ano.
Evolução da colheita na agricultura
Princípios da Administração Teoria Geral da Administração
Controle de Pragas Adriana F. Costa.
Métodos de controle de pragas
A VIDA NA TERRA Página 99.
COMUNIDADES Página 111.
Biodiversidade Biodiversidade = Diversidade biológica
Alimentos transgênicos
UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos
Estresse e Doença Crônica
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Controle de Pragas Algodão e Feijão
CONTROLE DE PRAGAS CANA DE AÇUCAR E MILHO
Seminário de Etologia Termorregulação em lagartos brasileiros
Escola Estadual Antonio Valadares Alunas: Isabela, Sara e Rhaissa
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Animais Invertebrados Nematódeos
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Impactes ambientais da agricultura
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria
FLUÊNCIA EM METAIS.
História Natural da Doença
Atividades econômicas do primeiro setor
PROTOZOÁRIOS Professor: Bruno Aleixo Venturi
Fornecimento de água no período crítico
Aplicações do cultivo de células animais
7º Ano – Ciências Naturais
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
Núcleo Interfásico  Intérfase  período em que a célula não está se dividindo  Estrutura presente apenas em células eucarióticas  Centro de controle.
Carboidratos e Proteínas
A PAC e as questões ambientais
Como os seres vivos se relacionam?
Atualização do SAAAT: Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras Antônio Ramalho Filho.
Instituto técnico Lugenda TMG
A forma de alimentação dos animais
Segundo trabalho acadêmico de CTS
REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ECOLOGIA.
Aplicações do cultivo de células animais
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
Transcrição da apresentação:

UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Entomologia Agrícola Período: 6º período de Agronomia.

O QUE É PRAGA?

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Barata (Blatella germanica)

Mosquito da dengue (Aëdes aegypti) ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Mosquito da dengue (Aëdes aegypti) Barbeiro, Chupança (Triatoma infestans)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Rato Morcego Capivara

Quebra-pedra (Phyllanthus tenellus) ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Quebra-pedra (Phyllanthus tenellus)

Pragas Qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênico, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais. Portanto, o termo praga compreende animais (insetos, ácaros e nematóides) e doenças (causadas por fungos, bactérias e vírus).

QUAL É O CONCEITO DE PRAGA NA AGRICULTURA? ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA QUAL É O CONCEITO DE PRAGA NA AGRICULTURA?

O que é praga? “O conceito de praga é sumamente relativo. Na verdade é um conceito estritamente econômico, ou seja, antropocêntrico. Os insetos, como qualquer espécie animal, reagem ao estimulo da abundância de alimentos, se reproduzindo em quantidades maiores onde e quando a comida é mais abundante. A lógica do fato é controlar uma superpopulação que neste caso é artificialmente produzida pelo ser humano quando faz agricultura. As monoculturas, ecologicamente falando, são equivalentes a uma “praga”, ou seja, populações excessivas ou anormais de plantas de uma espécie. Os insetos se transformam em “pragas” para controlar outra “praga”.” Marc Dourojeanni

É praga??? Conceito convencional... Manejo Integrado de Pragas

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: Pragas estabelecidas: São pragas que já estão no solo antes da lavoura ser estabelecida.

Percevejo castanho (Scaptocoris castanea) ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: Pragas estabelecidas: Percevejo castanho (Scaptocoris castanea) Cupim (Cornitermes cumulans)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: 2. Pragas ocorrentes: 2.1. Primárias: são aquelas pragas que facilmente vão aparecer e vão atingir nível de controle. Medida de controle pode ser preventiva, mas para a maioria dos insetos o controle é curativo.

(Anticarsia gemmatallis) ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: 2. Pragas ocorrentes: 2.1. Primárias: Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatallis) Bicudo do Algodoeiro (Anthonomus grandis)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: 2. Pragas ocorrentes: 2.2. Secundárias: São aquelas que instalada a cultura, podem ou não aparecer, podendo exigir ou não medidas de controle.

Lagarta das espigas do milho em soja ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: 2. Pragas ocorrentes: 2.2. Secundárias: Mosca branca em soja (Bemisia tabacci) Lagarta das espigas do milho em soja (Helicoverpa zea)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA Inimigos naturais: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. Organismos Entomófagos 1.1 - Predadores: São de vida livre, matam suas presas, precisam de mais de uma presa para se alimentarem.

Joaninha (Cycloneda sanguinea) predando pulgões ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA Inimigos naturais: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. Predadores: Joaninha (Cycloneda sanguinea) predando pulgões

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA INIMIGOS NATURAIS: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. Organismos Entomófagos 1.2 - Parasitóides: São aqueles organismos que usam o organismo parasitado para se desenvolverem. Têm fase de vida livre e fase de parasita.

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA Inimigos naturais: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. 2. Parasitóides: Cotesia flavipes parasitando Broca da cana de açúcar (Diatrea saccharalis)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA 2. Organismos entomopatogênicos: causam doença. FUNGO Nomuraea rileyi em lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) Baculovirus anticarsia em lagarta da soja

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 1. Organismos não-praga: organismos cuja densidade populacional nunca atinge o nível de dano. Corresponde a maioria das espécies fitófagas encontradas nos agroecossistemas.  Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 2. Pragas ocasionais ou secundárias: organismos que raramente atingem o nível de dano.  Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 3.1. Frequentes 3. Pragas-chaves: organismos que frequentemente ou sempre atingem o nível de dano, geralmente porque não possuem inimigos naturais eficientes. Em muitas culturas só ocorre uma praga chave. 3.1. Frequentes 3.2. Severas

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 3. Pragas-chaves 3.1. Pragas frequentes: organismos que frequentemente atigem o nível de dano. Exemplo: Cigarrinha verde (Empoasca kraemeri) em feijoeiro.   Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 3. Pragas-chaves 3.2. Pragas severas: são organismos cuja parte de equilíbrio é maior que o nível de dano. Exemplo: Formigas saúvas (Atta spp.) em pastagens.  Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)