A qualificação da atenção ao usuário com diabetes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especializando: Santiago de León
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de curso
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
Especializando: Alexandre Luís Pereira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Yaneisy Guerra González
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Transcrição da apresentação:

A qualificação da atenção ao usuário com diabetes Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância A qualificação da atenção ao usuário com diabetes Aluno: Antonio do Carmo Orientadora: Alexandra Martins Outubro 2012

Introdução As DCNT é principal causa de mortalidade no mundo 2° OMS. DM é uma DCNT principal fator risco CV, responsável por 1/3 das mortes na pop. adulta brasileira. É um Problema de saúde pública alcançando proporções epidêmicas no mundo.

Introdução Caracterização do Município de Passo Fundo/RS Possui cerca de 200 mil habitantes, são atendidos 6000 hipertensos e 2000 diabéticos acompanhados (dados defasados).

Introdução Caracterização da ESF Hípica: Cerca de 4.000 habitantes. Aproximadamente 2360 pessoas do sexo F, 1640 pessoas do sexo M, 440 idosos e 608 crianças. Na UBS são 96 pessoas cadastradas com DM, destas 24 tem somente DM e 72 são acometidas por DM e HAS. Introdução

Antes da Intervenção Era uma doença não controlada Não tinha segmento e controle regular. Não tinha cadastro específico para DM. A cobertura era de 62% dos DM. A equipe não tinha capacitação / nem orientação especifica para DM. Alem de grande demanda de consultas na UBS.

Objetivos e Metas do trabalho Objetivo geral Qualificar a atenção ao usuário com Diabetes.

Objetivos e Metas Objetivos Específicos Era realizar mapeamento de risco dos pacientes diabéticos Promover a adesão do paciente diabético ao tratamento. Informações sobre a doença. Melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes diabéticos. Melhorar a qualidade dos registros das informações.

Metas Realizar a classificação do risco cardiovascular em 100% dos DM. Promover a adesão do paciente diabético ao tratamento. Levar a 100% dos DM o conhecimento sobre a doença. Realizar o encaminhamento para serviço especializado de 100% dos DM que necessitam deste.

Metas 5.Formação de grupo com 15% cada do total de DM da UBS. 6.Realização de exame clínico apropriado em 100%dos DM da UBS. 7.Manter atualizado o registro das informações de 100% dos DM da UBS.

Ações Realizadas ACS foram a campo fazer os convites aos DM. Organização da ficha espelho e insumos. Conquista de um espaço maior associação do bairro. Caminhadas dos DM. Orientação sobre educação alimentar para os DM. Participação de outros profissionais.

Ações Realizadas Uma melhora no acolhimento aos DM da UBS. Questionário para os DM do grupo. Ações Realizadas

Logística Adotamos o caderno de atenção básica DM 2006-Ministério da Saúde. Estabelecemos um dia da semana para realização das reuniões. Enfermagem responsável por agendamento e classificação dos DM. ACS realizavam os convites e busca a faltosos. Médico responsável pelas reuniões, assuntos e acompanhamento dos DM.

Logística Organização da ficha espelho e insumos. Capacitação da equipe. Espaço maior para reuniões. Colaboração de diversos profissionais da área da saúde. Participação da associação do bairro e comunidade. Questionário para participantes do grupo.

Resultados 1º Indicador: com risco cardiovascular No risco cardiovascular atingimos 100% de todo o grupo e mais os DM que consultaram na UBS.

2º Indicador: Encaminhamentos para Serviço Especializado Foram realizados os encaminhamentos que se fizeram necessários mas destes ainda não tivemos nenhum retorno.

3º Indicador: Os que aderiram ao tratamento. Neste indicador alcançamos nosso objetivo, todos os DM do grupo bem como os que consultaram na UBS aderiram ao tratamento.

4º Indicador: Os que possuem conhecimento da doença. Melhora considerável do número de DM que passaram a ter conhecimento sobre a doença.

5º Indicador: Os que formam o grupo O grupo teve um aumento a partir do 2º mês e não houve desistências.

6º Indicador: Os que realizaram exames apropriado. Houve um aumento considerável do número de DM com exame clínico apropriado com bom resultado.

7º Indicador: Os com ficha de acompanhamento atualizada. Aumento de DM com ficha espelho atualizada.

Importância Da Avaliação Houve uma aproximação dos laços entre usuários e equipe. Ampliamos a cobertura aos DM. Melhoramos o acolhimento aos DM. Promovemos maior adesão ao tratamento. Tiveram mais informações sobre a doença.

Incorporação Da Intervenção vamos manter as reuniões na Sede da Associação de Bairros uma vez por mês. adotamos a ficha espelho especifica para DM. mantivemos as caminhadas. academia simbiose continua recebendo nossos usuários gratuitamente. melhoramos cada vez mais o acolhimento aos DM e a todos os que procuram a UBS.

Desenvolvimento Do Curso A expectativa inicial era de provocar mudanças na equipe / UBS / e na comunidade. Na prática profissional houve um crescimento / e um aprimoramento dos conhecimentos em saúde. Houve um crescimento como pessoa e como ser humano.

Aprendizados Mais Relevantes Trabalho coletivo em equipe. Humanização no atendimento. Experiências adquiridas no trabalho com pessoas. União entre equipe DM e comunidade. Visão diferenciada do usuário com DM e seus familiares.

Obrigado!

Obrigado!