Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade   UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EAD PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO E MAMA NA UNIDADE DE SAÚDE CATIARA ESPAÇO VERDE DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2014

INTRODUÇÃO Importância da ação programática: Câncer do colo do útero e mama; Amargosa – BA; Unidade de Saúde da Família: Catiara Espaço Verde; Situação da Ação Programática antes do Projeto de Intervenção;

OBJETIVO GERAL Melhorar o programa de detecção precoce de câncer de colo do útero e mama das mulheres de 25 a 69 anos da Unidade de Saúde da Família Catiara Espaço Verde, Amargosa-BA.

Metodologia Seguimento dos Cadernos de Atenção Básica: Prevenção do colo do útero e mama. (Ministério da Saúde, 2006); Período: 16 semanas; Ficha Espelho; Planilha de Coleta de Dados (Microsoft EXCEL®).

logística Pacto com a Gestão do Município; Capacitação da equipe da ESF Sede; Acolhimento das mulheres; Reorganização do atendimento; Implantação da ficha espelho; Atividades educativas na unidade e comunidade.

RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce de câncer de colo do útero e mama Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino e mama das mulheres na faixa etária entre 25 e 69 anos de idade para 60%.

Ao final das 16 semanas: 94,3% de cobertura ( 449 mulheres)) RESULTADOS Ao final das 16 semanas: 94,3% de cobertura ( 449 mulheres))

Ao final das 16 semanas: 58,6% de cobertura (89mulheres) RESULTADOS Ao final das 16 semanas: 58,6% de cobertura (89mulheres)

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia Meta 2.1: Buscar 100% das mulheres faltosas à realização dos exames conforme periodicidade recomendada

RESULTADOS Ao final das 16 semanas: 94,3% das mulheres faltosas foram acompanhadas através da busca ativa.

RESULTADOS Objetivo 3: Proporcionar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e mama Meta 3.1: Capacitar 100% dos profissionais para a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama de acordo com os protocolos adotados pela UBS. Foram realizadas ao longo dos meses, capacitações em 100% dos membros da equipe.

Meta 3.2: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino e mamografia a 100% das mulheres de 25 a 69 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS. Ao final de 16 semanas: 61,7% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (277/449) 64% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (57/89)

Meta 3.3: Aumentar a coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino em 100%. A intervenção possibilitou um avaliação de 95,7 a 100% das amostras satisfatórias nos exames coletados.

Meta 3.4: Garantir referência e contra-referência para 100% das mulheres com exame citopatológico alterado. Meta 3.5: Garantir referência e contra-referência para 100% das mulheres com mamografia alterada. Ao final de 16 semanas: 100% das mulheres apresentavam-se com encaminhamento adequado (9/9) 56,3% das mulheres apresentavam-se com encaminhamento em dia

RESULTADOS Objetivo 4 : Melhorar registro das informações Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e realização da mamografia em registro específico para 100% das pacientes.

RESULTADOS Ao final de 16 semanas: 58,8% das mulheres apresentavam-se com registro na ficha espelho(264/449) 59,3% das mulheres apresentavam-se com registro na ficha espelho (53/89)

Mapear as mulheres de risco para câncer de colo do útero e mama Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo do útero e mama Meta 5.1: Realizar avaliação de risco para 100% das mulheres na faixa etária alvo.

RESULTADOS Ao final de 16 semanas: 71,9% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (323/449) 80,9% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (72/89)

Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças RESULTADOS Objetivo 6: Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo uterino e mama.

RESULTADOS 94,3% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (199/221) 93,8% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (198/221)

RESULTADOS Ao longo das 16 semanas: 92,4% receberam orientação sobre detecção precoce de CA de colo (195/211)

RESULTADOS 70,8% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (63/89) 71,9% das mulheres apresentavam-se com acompanhamento em dia (64/89)

RESULTADOS Ao longo das 16 semanas: 78,7% receberam orientação sobre detecção precoce de CA de colo (70/89)

DISCUSSÃO Qualificação da equipe de saúde; Qualificação do serviço prestado; Valorização do usuário; Mulheres que não participam do programa; Articulação da gestão; Seguimento do programa;

REFLEXÃO Expectativa; Qualificação; Aprendizado.

Obrigada!