ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Advertisements

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
Quantas NRs estão em vigor atualmente? Atualmente existem 33 Normas Regulamentadoras em vigor e uma Portaria.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
CURSO PARA CIPA Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CHOQUE ELÉTRICO.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Noções de Instalações Elétricas Residenciais.
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
NR 17 Anexo II
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
Normas regulamentadoras.
OBJETIVO SESMT Os SESMT têm a finalidade de promover a saúde e promover a integridade do trabalhador no local de trabalho. O dimensionamento dos SESMT.
Normas regulamentadoras
É uma perturbação acidental que se manifesta no organismo humano, quando percorrido por uma corrente elétrica. CHOQUE ELÉTRICO.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
ARACRUZ-ES 07 de Setembro de 2015
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
Energia eólica.
Enfermagem do Trabalho
Riscos em Instalações e Serviços Com Eletricidade Profa. Aline Almeida
ARACRUZ-ES 07 de Setembro de 2015
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
Denis Spir Bonamin Eng. Ambiental e Segurança de Trabalho.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Iluminação de Emergência
ASSESSORIA EM SEGURANÇA Carlos Massera / 2000 ASSESSORIA EM SEGURANÇA Carlos Massera / 2000 Onde obter maiores informações ? Checklists Auditoria Esta.
Trabalho em altura construção civil.  Considera-se trabalho em altura qualquer serviço executado em altura igual ou superior a 2,00 metros do nível inferior,
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS DA TAREFA Edison Carlos Ferreira Segurança e Meio Ambiente Edison Carlos Ferreira Segurança e Meio Ambiente Legal.... A Análise.
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Assinatura do Empregador Assinatura do Instrutor
Saúde e Segurança no Trabalho
Riscos do uso da eletricidade
NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NBR DA ABNT
Prof. Enf. Éder Batistela
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
Riscos do uso da eletricidade
TEMPERATURAS EXTREMAS
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
AGENTE FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
SESMT Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
Segurança do Trabalho antes e depois do eSocial.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE 2009

INSTALAÇÃO ELÉTRICA INADEQUADA

TREINAMENTO NR 10 OBJETIVO: Capacitar os participantes no desenvolvimento de técnicas de Identificação e Análise de Riscos e Permissão para o Trabalho e na Aplicação de Medidas de Controle, mediante a utilização de Procedimentos de Segurança passo a passo, com o objetivo de conceder Autorização para o Trabalho em Instalações Elétricas, conforme item 10.8.8 da NR–10, da Portaria nº 0598 de 07/12/04, do Mtb.

TREINAMENTO NR 10 NR10 - Instalações e Serviços em Eletricidade: Estabelece as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, assim como a segurança de usuários e de terceiros, em quaisquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, observando-se, para tanto, as normas técnicas oficiais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 179 a 181 da CLT.

O Que é Segurança do Trabalho ? Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SEESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

ELETRICIDADE Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores.

VAMOS CONHECÊ-LA? Eletricidade é uma forma de energia que não tem cor, cheiro e pode ser de origem hidráulica, térmica, nuclear, eólica etc.

ONDE ELA É GERADA? geração transmissão distribuição

COMO ELA CHEGA ATÉ NOSSA CASA É conduzida através de condutores metálicos popularmente chamados de fios elétricos.

O QUE ELA TEM PARA NOS OFERECER? CONFORTO

VAMOS APOSTAR UMA CORRIDA? A velocidade da energia elétrica é igual a da luz 300 Mil quilômetros por segundo

ELA CHEGA SEMPRE PRIMEIRO Curto circuito A ENERGIA PROCURA O CAMINHO MAIS CURTO E MAIS RÁPIDO PARA TERRA, CONHECIDO COMO CURTO CIRCUITO – CAMINHO MAIS CURTO

Os danos físicos resultam dos efeitos diretos da corrente e conversão da eletricidade em calor durante a passagem da eletricidade pelos tecidos. A severidade do trauma depende do tipo de corrente, magnitude da energia aplicada, resistência, duração do contato e caminho percorrido pela eletricidade.

É a passagem da corrente elétrica pelo nosso corpo CHOQUE ELÉTRICO 1950 É a passagem da corrente elétrica pelo nosso corpo

O CHOQUE ELÉTRICO PODE PROVOCAR DOR CONTRAÇÃO MUSCULAR PARADA CARDÍACA PARADA RESPIRATÓRIA QUEIMADURAS MORTE

A corrente de alta tensão geralmente causa danos mais graves, porém lesões fatais podem ocorrer mesmo com a baixa voltagem das residências

CONSEQUÊNCIA DO CHOQUE ELÉTRICO A conseqüência do choque elétrico depende de vários fatores

DEPENDE DO PERCURSO DA CORRENTE Menor Risco Maior Risco

PASSAGEM DA CORRENTE Entra pela mão e sai pelos pés, passa pelo coração, diafragma da respiração e órgãos abdominais Entra por um pé e sai pelo outro pé, passa pelos órgãos abdominais e pernas

OUTROS FATORES IMPORTANTES ÁREA DE CONTATO QUALIDADE DE CONTATO TEMPO DE DURAÇÃO ESTADO DE SAÚDE DA VÍTIMA TIPO DE ENERGIA IDADE (MAIS RISCO PARA CRIANÇAS E IDOSOS)

Em qualquer acidente com corrente elétrica, o tempo gasto para prestar socorro é fundamental. Qualquer demora pode causar sérios problemas. Muitas vezes a pessoa que leva um choque elétrico fica presa à corrente elétrica