Political and Economic Environment Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do Sistema Fiscal Português
Advertisements

O Cenário Econômico Atual
Conjuntura Econômica Brasileira
Regime de Financiamento das Autarquias Locais Propostas Legislativas
Impostos… …Para Quê??. Impostos Segundo o sistema fiscal português, o imposto é uma prestação pecuniária, de carácter definitivo e coactivo. É devido.
Reforma da Fiscalidade Verde Instituto Superior Técnico Jornadas da Engenharia do Ambiente Associação de Estudantes IST 20 de Fevereiro 2015.
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
Noções básicas para um jornalista
This project has been funded with financial support from the European Union. This publication reflects the views only of the author, and the Commission.
Aula Teórica nº 9 Sumário: 4.2. Investimento 4.3. Poupança, investimento e mercados financeiros 4.4. Investimento e stock de capital Bibliografia: Obrigatória:
1 Um Ano de Crise Internacional: Perspectivas para o Brasil Setembro de 2009 Henrique de Campos Meirelles.
O CONTROLE EXTERNO DA RECEITA PÚBLICA E DOS BENEFÍCIOS FISCAIS Facilitador: Valter Albano da Silva Conselheiro do TCE/MT Abril 2005 Goiânia - GO I Ciclo.
Regime Tributário – Opção A escolha pelo regime de tributação é irretratável para todo o ano-calendário. A determinação do regime de tributação (Lucro.
1 20 de Setembro de 2016 Belo Horizonte, 17 e 18 de Abril de 2012 IV Congresso Internacional IEFi Leonardo Marques dos Santos O Imposto sobre a Renda das.
CENÁRIOS ECONÔMICOS PARA NEGOCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO Brasil 2015.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
Audiência Pública Medida Provisória 735/2016 Camila Schoti Gerente de Energia.
IMPOSTOS E A CRISE FISCAL Everardo Maciel. Raízes da crise fiscal brasileira  A excessiva intervenção do Estado na economia: administração dos preços.
Conselho do FGTS, Brasília. Reduzir a rotatividade da mão de obra, desestimular a demissão sem justa causa e dar mais previsibilidade ao fluxo de rendimentos.
Flávio Tonelli Vaz. Rumo a agendas que nunca emergiriam do crivo das urnas  Remodelação do papel do Estado  Desmonte da capacidade do Estado intervir.
Boletim de despesas de CUSTEIO ADMINISTRATIVO 5ª Edição | Julho| 2016.
Sandro Silva Economista - Dieese-PR Curitiba-PR 14/12/2016 Palestra sobre Conjuntura Econômica na reunião da Diretoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba.
ECONOMIA BRASILEIRA E O MERCADO GLOBAL
Caminhos para o Desenvolvimento
LEI DAS FINANÇAS LOCAIS
PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
Economia Brasileira. Economia Brasileira Boletim Focus do BACEN 26 DE DEZEMBRO Indicadores dos agentes de mercado coletados pelo Banco Central do Brasil.
MORADIAS DE BAIXA RENDA
Estado do Espírito Santo
Rumos da Economia Brasileira e o Cooperativismo
Projeto de Lei 6787/2016 e seus impactos aos comerciários
PIB – TAXAS DE CRESCIMENTO 1950/2017
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
Determinantes do Nível de Atividades
A Dívida Pública e a política de juros
REGIME JURÍDICO DO ALOJAMENTO LOCAL
Cenário Prospectivo Internacional e Mercado de Seguros
Disciplina: Economia Internacional
Notas de Finanças Públicas UP/PAGE Aurélio Bucuane & Luís Matsinhe
Economia Pública (Aula 6a)
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Termômetro de Vendas Junho de 2017.
GIDDENS, A. Sociologia (FCG, 2008).
Inflação brasileira.
Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao
Análise e Perspectivas do Mercado Imobiliário
Por que a Propriedade Intelectual é tão importante ?
PAECPE Portaria n.º 985/2009 de 4 de Setembro, alterada pela Portaria n.º 58/2011 de 28 de Janeiro e pelo DL n.º 64/2012 de 15 de Março 1.
O BRASIL DOS NOVOS TEMPOS: ( ): A REPÚBLICA VELHÍSSIMA
O memorandum  de entendimento para efeito de concessão de assistência financeira a Portugal   estabelece  o seguinte: Reorganizar a administração.
ÍNDICE NACIONAL DE CONFIANÇA
INFLAÇÃO.
Reforma da PAC – pilar I Convergência Externa Convergência Interna
Política Macroeconómica
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
Linhas orientadoras- Horizonte
Políticas de Saúde e Integração de Cuidados
Panorama dos Negócios da América Latina
Regime de Tributação: Lucro Presumido
INFLAÇÃO.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Repasses públicos e prestação de contas
“Estado Mínimo” e Pagamento da Dívida
Relatório de Política Monetária
Lisboa, 20 de dezembro de 2018.
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
Disciplina: TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES I Prof. Francisco E. B
Perspectivas para a Renda Fixa diante do cenário para 2018
Prof. Elisson de Andrade AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Political and Economic Environment Portugal Foi aprovada a ajuda a Portugal, no valor de 78 mil milhões de euros, a uma taxa de juro média estimada de 5,1%, para um período de 7,5 anos. Entidade Montante Juros Comissão Europeia 52 mil milhões 5,5% a 6,0% FMI 26 mil milhões 3,25% - 1.ºs 3 anos 4,25% - Restantes As projecções mais recentes estimam, para 2011, uma queda do PIB entre -1,8% e -2,2% e, para 2012, -1,8% e -2%. A economia portuguesa contraiu 0,7 por cento no primeiro trimestre de 2011, tanto em termos homólogos como face ao trimestre anterior.

Political and Economic Environment Portugal Após o anuncio das medidas da Troika (5 de Maio), os juros começaram a dar sinais de movimento descendente, em particular na última semana.

Political and Economic Environment Portugal No memorando de entendimento, assinado entre o Estado Português e a “Troika”, constam diversas medidas com impacto económico nos próximos anos, em especial em 2012, sendo que, em 2013 e 2014, proceder-se-á a um aprofundamento dessas medidas, coma sejam: Congelamento de salários na função pública e de pensões até 2013 (excepto para pensões mais reduzidas) e limitações nas promoções; Redução em 1%/ano do nº de trabalhadores na Administração Central e em 2%/ano na Administração Local e nas Regiões Autónomas; Reduções entre 3,5% e 10% para as Pensões acima de 1.500 euros; Redução das despesas e/ou racionalização do funcionamento da Administração Pública e do SEE; Revisão e limitação dos benefícios e deduções fiscais em sede de IRS e IRC;

Political and Economic Environment Portugal Englobamento de outros rendimentos (incluindo prestações sociais em espécie) para efeitos de aplicação das taxas de IRS; conclusão do processo de convergência no regime de IRS de pensões e rendimentos do trabalho; Revisão das taxas e da estrutura do IVA, com limitação das isenções e alterações nas listas de bens e serviços; Revisão dos impostos específicos sobre o consumo (tabaco, automóveis e electricidade) e indexação à inflação; Reavaliação do valor patrimonial dos imóveis; redução das isenções temporárias do IMI; reequilíbrio gradual da tributação sobre imóveis (reforço do IMI em detrimento do IMT). Melhoria na eficiência da máquina fiscal, como seja a fusão dos serviços da AF e da Segurança Social e o reforço de recursos e poderes dedicados à inspecção da AF; Subsídio de desemprego reduzido para um máximo de 1.048,05 euros e limitado a 18 meses;

Political and Economic Environment Portugal Taxa de Juro Directora mantêm-se em 1,25% – Na última reunião (5 de Maio), o BCE decidiu manter a taxa de juro directora inalterada. O último aumento, em 25 pontos base, foi realizado no dia 7 de Abril. Vários analistas apontam como muito provável que, até ao fim do ano, o BCE suba a taxa directora até 1,75%. Preços dos combustíveis em máximos históricos, embora se assista nas últimas semanas a uma tendência de decréscimo, em particular no preço do Gasóleo.

GDP - New Projections European Comission PORTUGAL Portugal – A semelhança dos organismos que emitiram recentemente novas projecções (FMI; BdP e Citybank), a Comissão Europeia reviu igualmente em baixa as perspectivas económicas para Portugal, sendo de destacar a queda significativa do PIB e do emprego.