UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Análise dos Acidentes de Trânsito do Município de São Carlos – SP utilizando Sistemas de Informações Geográficas- SIG e Ferramentas de Estatística Espacial Mestrando: Luciano dos Santos Orientador: Prof. Dr. Archimedes A. Raia Junior São Carlos, 2006

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Contextualização geral do trabalho Delimitação do objetivo da pesquisa Área de Estudo Síntese da bibliografia Metodologia Resultados Considerações Finais

CONTEXTUALIZAÇÃO Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo No Brasil o modelo de desenvolvimento foi orientado ao uso do automóvel Acelerado crescimento urbano e falta de investimentos adequados em infra- estrutura

CONTEXTUALIZAÇÃO O grande número de acidentes ocorre pelo aumento do número de viagens realizadas e conseqüentemente aumento da ocupação das vias O número de vítimas de acidentes de trânsito em 2000 ultrapassou os 350.000, resultando em aproximadamente 20.000 mortes Esses números podem ser ainda maiores

CONTEXTUALIZAÇÃO Medidas Governamentais para redução do problema 1993 - PARE – Programa de Redução de Acidentes nas Estradas 1996 – PBST – Programa Brasileiro de Segurança no Trânsito Lei 9503 – Que cria o CTB – Código de Trânsito Brasileiro

CONTEXTUALIZAÇÃO Medidas de Redução são alcançadas através do conhecimento das causas dos acidentes Vários fatores para análise tornam difícil a compreensão dos acidentes Acidentes de Trânsito: Um Evento Espacial Métodos Estatísticos Tradicionais podem deixar algumas perguntas sem respostas

OBJETIVOS Objetivo Geral Realizar uma análise espacial dos acidentes de trânsito de São Carlos, fazendo-se uso de Sistemas de Informações Geográficas associados a ferramentas de Estatística Espacial.

Objetivos Específicos Elaborar uma base de dados georreferenciada dos acidentes de trânsito do município do São Carlos; Identificar os pontos críticos de ocorrência de acidentes de trânsito; Identificar as áreas críticas de acidentes de trânsito tendo como limites de áreas a divisão proposta pelo Censo do IBGE; Identificar as tendências espaciais de crescimento dos acidentes de trânsito; Analisar a distribuição espacial dos tipos de acidentes de trânsito.

ÁREA DE ESTUDO A c i d e n t e s População = 214.000 Número de veículos = 86.000 Índice de motorização = 2,49 Habitantes/Veículos A c i d e n t e s T o t a l d e A c i d e n t e s C o m V í t i m a s Fatais 2001 3 7 7 1 910 4 2002 3490 812 2003 3419 869 7

SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial SIG é um sistema que permite capturar, modelar, analisar e consultar dados geograficamente referenciados Gerenciamento Viário e de Pavimentos; Quantificação de Impactos; Controle de Qualidade do Ar; Operações de Trânsito e Transportes; Transporte Coletivo Urbano e Rural; Definições de Padrões de Acessibilidade; Segurança Viária.

SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial Análise Espacial é o estudo quantitativo dos fenômenos possiveis de serem localizados no espaço Aplicações Estudos sobre agricultura, vegetação e solos; Mapeamento dos Riscos de Problemas de Saúde; Segurança Pública; Definição de Padrões de Acessibilidade; Estudos Socioeconômicos; Planejamento de Transporte e Segurança Viária.

SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial Aplicações Visualização dos dados M a p a s T e m á t i c o s Média espacial móvel V a l o r M é d i o T r a n s i ç ã o e n t r e r e g i m e s Í n d i c e d e M o r a n V a r i a ç ã o d e – 1 a + 1 T e s t a a t é q u e p o n t o o v a l o r d e u m a á r e a t e m d e i n f l u ê n c i a s o b r e a s o u t r a s Diagrama de Espalhamento de M o r a n D e p e n d ê n c i a E s p a c i a l

SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial

SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial Ferramentas Agrupamentos Espaciais Localizações Pontuais Técnicas de Particionamento Técnicas Hierárquicas Técnicas de Variável de Risco Índice de Vizinho Mais Próximo Distribuição Espacial Cálculo de Distância entre os Pontos Indicado para técnica de Agrupamentos Espaciais

METODOLOGIA Desenvolvimento do trabalho em três etapas: Preparação da Base de Dados Análise de Padrões Pontuais Análise Espacial de Áreas

METODOLOGIA Preparação da Base de Dados Levantamento dos dados de acidentes de trânsito Análise de consistência dos dados de acidentes de trânsito Análise da rede viária em ambiente SIG Georreferenciamento dos acidentes de trânsito

METODOLOGIA Análise de Padrões Pontuais Identificação dos pontos críticos de acidentes Análise da distribuição dos acidentes por tipo de ocorrência Agrupamentos Espaciais Elipse de Desvio Padrão

Análise Espacial de Áreas METODOLOGIA Análise Espacial de Áreas Identificação das áreas críticas de acidentes de trânsito IAZEV IUPSZ Identificação das tendência de deslocamento Mapas Temáticos Média Móvel Box Map

Análise de Consistência RESULTADOS Análise de Consistência 1 – Identificar os registros com nome de ruas escritos com grafia diferentes; 2 – Identificar os registros de acidentes que não permitiam sua completa localização; 3 – Identificar e excluir os registros com acidentes ocorridos fora da mancha urbana. Ano Registros Utilizados Excluídos % 2001 3771 3154 617 16,3 2002 3490 3063 427 12,2 2003 3419 2992 499 13,5

RESULTADOS Análise de Rede Viária Georreferenciamento Ano Total 1 – identificação e padronização os nomes da vias com o BDR; 2 – Identificação das vias sem denominação; 3 – Identificação das vias sem numeração inicial e final de quadras. Georreferenciamento – Transcad – Adreess Matching Ano Total Georreferenciados % 2001 3771 2977 78,84 2002 3490 2872 82,29 2003 3419 2863 84,01

RESULTADOS Georreferenciamento

RESULTADOS Georreferenciamento

RESULTADOS Padrões Pontuais  Identificação de Pontos Críticos Pontos críticos são os locais que apresentam as maiores taxas de acidentes de trânsito, baseadas em índices pré-determinados, em relação a outros pontos de referência (MT, 2002); Agrupamentos com mais de 10 pontos em 10 metros; Agrupamentos com mais de 10 pontos em 30 metros.

RESULTADOS  Identificação de Pontos Críticos – 10 Metros

RESULTADOS  Identificação de Pontos Críticos – 30 Metros

RESULTADOS Vantagens Sobre BDR É indiferente em relação a ordem de entrada no BD; É possível incluir acidentes que ocorrem próximo ao cruzamento. Possibilidade de encontrar locais que não apareciam na lista gerada pelo BDR A n o B D R G r u p o s 1 0 G r u p o s 3 0 2 0 0 1 1 4 3 0 4 6 2 0 0 2 6 2 7 4 3 2 0 0 3 8 3 4 4 1 Comparação entre a busca por pontos críticos através do BDR e a técnica de Agrupamentos Espaciais

Distribuição Espacial RESULTADOS Distribuição Espacial Identificar a distribuição espacial dos acidentes de trânsito de acordo com o grau de severidade dos mesmo; Elipse de Desvio Padrão

Distribuição Espacial RESULTADOS Distribuição Espacial Acidentes com danos materiais concentrados na região central; Acidentes com pedestres estão se espalhando pela mancha urbana a cada ano;

RESULTADOS Padrões Por Área  Identificação de Áreas Críticas O termo área crítica é usado quando uma proporção dos acidentes está muito dispersa pela mancha urbana não possibilitando um agrupamento qualquer (Queiroz, 2003) Utilizados índices para reduzir a influência do tamanho da área Existência de trechos ou áreas com ocorrência de acidentes acima da média; Em áreas com grandes volumes de tráfego a intervenção pontual pode não ser a melhor opção.

Índice Global de Autocorrelação Espacial RESULTADOS Índice Global de Autocorrelação Espacial

RESULTADOS Identificação de Áreas Críticas  Mapas Temáticos

RESULTADOS Identificação de Áreas Críticas  Mapas Temáticos - UPS

RESULTADOS Identificação de Áreas Críticas  Média Espacial Móvel

RESULTADOS Identificação de Áreas Críticas  Média Espacial Móvel - UPS

RESULTADOS Identificação de Zonas de Transição  Box Map

RESULTADOS Identificação de Zonas de Transição  Box Map - UPS

RESULTADOS Áreas Críticas de Acidentes de Trânsito em São Carlos Moran Map

RESULTADOS Áreas Críticas de Acidentes de Trânsito em São Carlos Moran Map - UPS

Em Relação ao Período de Estudo CONSIDERAÇÕES FINAIS Em Relação ao Período de Estudo Município com grandes número de acidentes e Feridos Acidentes ocorrem por toda malha viária No período de estudos as vítimas fatais ocorreram nas área periféricas A pontos considerados críticos por vários anos seguidos Aparecimento de locais com alto número de acidentes de um ano para outro Apresentam uma dispersão para as áreas periféricas Danos Materiais nas áreas próximas ao centro e Acidentes com Vítimas se espalham pela cidade

RECOMENDAÇÕES Armazenamento Informatizado de Alterações no Sistema Viário Convênio entre Poder Público Municipal e Policia Militar para que Agentes de Trânsito elaborem os Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito sem Vítimas Treinamento e Capacitação dos Profissionais Envolvido do Processo de Coleta e Inclusão da Informações de Acidentes Definição de Objetivos a serem Atingidos para a Redução do Número de Acidentes de Trânsito Publicação anual dos Índices de Acidentes de Trânsito Avaliação Periódica dos Processos de Melhorias implantados no Sistema Viário

Obrigado!

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Análise dos Acidentes de Trânsito do Município de São Carlos – SP utilizando Sistemas de Informações Geográficas- SIG e Ferramentas de Estatística Espacial Mestrando: Luciano dos Santos Orientador: Prof. Dr. Archimedes A. Raia Junior São Carlos, 2006