PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 08 Brainstorms, Planejamento de Carreira e o Empreendedorismo
O que é um projeto? Um esforço dirigido para executar uma transformação, mensurável, alcançável, relevante e com uma data para terminar. (SMART) Específico: eu sei a mudança que quero provocar Mensurável: eu sei medir a mudança atingida Alcançável: eu sei como provocar a mudança Relevante: eu quero provocar a mudança Data para terminar: este é um passo dentro de uma estratégia, apenas uma etapa de algo maior
Discussão com pensamento crítico: Como se faz um projeto de uma carreira empreendedora? Questões entre cliente e solucionador O que justifica gastar recursos para executar este projeto? Quais são as fronteiras que delimitam o espaço do problema? A quais restrições estão sujeitas as soluções viáveis? Qual é o critério para escolher a solução que será executada? Como o resultado final do projeto será avaliado? Qual será o passo seguinte no programa? Como o produto será avaliado pelo cliente? Como o produto deverá ser entregue? Quando o produto deverá ser entregue?
CANVAS DE DEFINIÇÃO DE PROJETO José Antonio Lerosa de Siqueira
Um painel de controle do projeto Usado para: Definir Integrar Resolver Comunicar
FIQUE DE OLHO! QUEM? POR QUE? O QUE? COMO? QUANDO E QUANTO? PEPINOS
Nome/número da equipe
Uma frase curta começando com um verbo no infinitivo, que consegue sumarizar o projeto
1. Dores, problemas, necessidades não atendidas
2. A meta - clara, como é medida e quando; precisa ser alcançável (teto), mas relevante (piso)
3. O futuro: o que se espera que ocorra de bom se o projeto for bem sucedido
4. Principal produto, serviço ou resultado do projeto
5. Necessidades do cliente em relação ao produto
6. De quem, de fora, o sucesso do projeto depende
7. Pessoas total ou parcialmente subordinadas ao projeto
8. Suposições arbitrariamente supostas como certas sobre o ambiente externo ao projeto
9. Agrupamento simplicado de entregas
10. Limitações de qualquer origem, impostas ao trabalho realizado pela equipe
11. Eventos futuros e incertos que podem afetar o projeto e que não dependem da equipe
12. Distribuição das entregas no tempo
13. Custos de cada um dos pacotes de entregas
14. Problemas que impedem a continuidade dos trabalhos
Questões entre solucionador e sua equipe Quais são os requisitos escondidos do produto? Quem são todos os que precisamos manter a par do desenrolar do projeto (ação política)? Qual será nosso método para chegar ao produto? Qual é o nosso grau de domínio do método? Quais são as premissas assumidas pelo nosso método? Quais são os riscos que iremos correr? Como dividiremos o esforço? Quem fará parte da nossa equipe?
Ciclo da Lean Innovation Aprender a fazer melhor Ciclo da Lean Innovation Conceber (design) Planejar Tirar do mundo real e levar para o mundo idealizado Executar Tirar do mundo idealizado e devolver ao mundo real Protótipo de parte do produto final Conformidades com req. Não conformidades Testar o protótipo
10 de outubro: não haverá aula 17 de outubro: haverá revisão das aulas 5 a 8 Um trabalho em equipe (brainstorm sobre parceria com a Universidade da Florida) Um trabalho individual (plano de carreira)