PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4.
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
Gestão de Projetos – PMI - SCRUM Aula 03 Pós-Graduação Arquitetura de Informação e (UX) Turma-9 terças e quintas.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Exemplos de Solução PL Método Gráfico 04 de março de 2011.
Trabalho em Equipe. O que é uma Equipe? Uma equipe se forma quando dois ou mais indivíduos interdependentes e em interação se juntam visando a obtenção.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
PEF3111 Empreendedorismo e Modelos de Negócio Aula 2 José Antonio Lerosa de Siqueira
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Introdução e Conceitos.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Critérios de Desempenho
Introdução ao Comportamento Organizacional
Processo de Fábrica de Software
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Administração de serviços 7º período
Analise e Projeto de Sistemas I
Introdução ao Projeto na Engenharia
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
Apresentação do plano comercial
Analise e Projeto de Sistemas I
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Seleção de Atributos.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Trabalho Final ARH I
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
José Antonio Lerosa de Siqueira
Power teams.
Apresentação do plano de negócios
Elessandra Lira Roseli Maria Rubiana M. Souza
Proposta de Abertura de Projeto Nome do Projeto Órgão Parceiro
Planejamento de estratégias:
Vinícius Ferreira – Cel.:
Pós-Graduação Arquitetura de Informação
Vinícius Ferreira – Cel.:
Alex Sandro Rolland de Souza
4 – Políticas de Segurança
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
30anos CENPEC.
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Apresentação do Plano Empresarial
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Aula 3.3.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
AULA 1 INTRODUÇÃO A FUNÇÕES. AULA 1 INTRODUÇÃO A FUNÇÕES.
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
DESIGN THINKING.
Manuais Administrativos
EMPREENDEDORISMO.
Nome do gestor Título do projeto GP PITCH 21 Project Model Canvas
Software Process Improvement Capability dEtermination
Análise Organizacional
– aula no. 2 – 9 de agosto de 2017 Projetos e processos.
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Nome da empresa Plano de negócios.
CICLO PDCA Nome: Elenice Sasaqui Setor: Almoxarifado
COMO EXECUTAR SUAS METAS
ATUALIZAÇÃO DA 6° EDIÇÃO PMBOK
Apresentação de Plano de Negócios
Transcrição da apresentação:

PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 08 Brainstorms, Planejamento de Carreira e o Empreendedorismo

O que é um projeto? Um esforço dirigido para executar uma transformação, mensurável, alcançável, relevante e com uma data para terminar. (SMART) Específico: eu sei a mudança que quero provocar Mensurável: eu sei medir a mudança atingida Alcançável: eu sei como provocar a mudança Relevante: eu quero provocar a mudança Data para terminar: este é um passo dentro de uma estratégia, apenas uma etapa de algo maior

Discussão com pensamento crítico: Como se faz um projeto de uma carreira empreendedora? Questões entre cliente e solucionador O que justifica gastar recursos para executar este projeto? Quais são as fronteiras que delimitam o espaço do problema? A quais restrições estão sujeitas as soluções viáveis? Qual é o critério para escolher a solução que será executada? Como o resultado final do projeto será avaliado? Qual será o passo seguinte no programa? Como o produto será avaliado pelo cliente? Como o produto deverá ser entregue? Quando o produto deverá ser entregue?

CANVAS DE DEFINIÇÃO DE PROJETO José Antonio Lerosa de Siqueira

Um painel de controle do projeto Usado para: Definir Integrar Resolver Comunicar

FIQUE DE OLHO! QUEM? POR QUE? O QUE? COMO? QUANDO E QUANTO? PEPINOS

Nome/número da equipe

Uma frase curta começando com um verbo no infinitivo, que consegue sumarizar o projeto

1. Dores, problemas, necessidades não atendidas

2. A meta - clara, como é medida e quando; precisa ser alcançável (teto), mas relevante (piso)

3. O futuro: o que se espera que ocorra de bom se o projeto for bem sucedido

4. Principal produto, serviço ou resultado do projeto

5. Necessidades do cliente em relação ao produto

6. De quem, de fora, o sucesso do projeto depende

7. Pessoas total ou parcialmente subordinadas ao projeto

8. Suposições arbitrariamente supostas como certas sobre o ambiente externo ao projeto

9. Agrupamento simplicado de entregas

10. Limitações de qualquer origem, impostas ao trabalho realizado pela equipe

11. Eventos futuros e incertos que podem afetar o projeto e que não dependem da equipe

12. Distribuição das entregas no tempo

13. Custos de cada um dos pacotes de entregas

14. Problemas que impedem a continuidade dos trabalhos

Questões entre solucionador e sua equipe Quais são os requisitos escondidos do produto? Quem são todos os que precisamos manter a par do desenrolar do projeto (ação política)? Qual será nosso método para chegar ao produto? Qual é o nosso grau de domínio do método? Quais são as premissas assumidas pelo nosso método? Quais são os riscos que iremos correr? Como dividiremos o esforço? Quem fará parte da nossa equipe?

Ciclo da Lean Innovation Aprender a fazer melhor Ciclo da Lean Innovation Conceber (design) Planejar Tirar do mundo real e levar para o mundo idealizado Executar Tirar do mundo idealizado e devolver ao mundo real Protótipo de parte do produto final Conformidades com req. Não conformidades Testar o protótipo

10 de outubro: não haverá aula 17 de outubro: haverá revisão das aulas 5 a 8 Um trabalho em equipe (brainstorm sobre parceria com a Universidade da Florida) Um trabalho individual (plano de carreira)