Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
MINISTÉRIO DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNASUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS/ESF Jovelino Santana, Santana do Livramento-RS APRESENTAÇÃO:
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
Orientador: Lenise Menezes Seerig
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez Licea Orientador: Catiuscie Cabreira da Silva Pelotas, 2016

INTRODUÇÃO A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que por sua vez constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. A maior parte das complicações destas doenças está em indivíduos que ainda não tinham sido diagnosticados como hipertensos ou diabéticos. BRASIL, 2013

INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO: Jerumenha está localizado no Estado do Piauí/PI Tem cerca de 5.000 habitantes 2 UBS no Modelo de ESF hospital municipalizado (Gestão Mista)

INTRODUÇÃO Características da UBS Neco Fonseca: População estimada: 2.600 habitantes. Composição da equipe: um médico de família, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS), um dentista, um auxiliar de saúde bucal e uma psicóloga.

Antes da intervenção: Das 539 pessoas com HAS com 20 anos ou mais estimadas pelo CAP, somente 219 (41%) eram acompanhadas; Apresentávamos baixos indicadores de qualidade para HAS e DM Das 154 pessoas com DM com 20 anos ou mais estimadas para nossa área de abrangência, apenas 51 (33%) eram acompanhadas.

Objetivo geral   Melhorar a atenção à saúde dos portadores de hipertensão e/ou diabetes na UBS Neco Fonseca, município Jerumenha/PI.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura a pessoas hipertensas e/ou diabéticas Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Melhorar a adesão de pessoas com hipertensão e/ou diabetes Melhorar o registro das informações. Mapear o risco para doença cardiovascular das pessoas com hipertensão e/ou diabetes Promover a saúde de pessoas com hipertensão e/ou diabetes

Metodologia As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Metodologia/Ações Intervenção prevista para 12 semanas, mas foi realizada em 11 semanas População alvo: usuários com HAS e/ou DM residentes na área de abrangência da UBS Cadastro da população alvo.

Metodologia/Ações Agendamento de consultas; Identificação de faltosas e busca ativa; Atividade educativa com população; Reuniões de equipe; Monitoramento Avaliação Busca ativa

Logística Protocolo: Caderno de Atenção Básica número 36 e 37 - Estratégias Para o Cuidado da Pessoa com Doenças Crônica – do Ministério da Saúde (2014) Ficha Espelho e Planilha coleta de dados ofertados pelo curso.

RESULTADOS Resultado: 44,1 % = 207 Cobertura do programa de atenção detecção precoce do câncer de colo uterino. Objetivo 1. Ampliar a cobertura das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta 1.1: Ampliar para 80% a cobertura dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Mês 1= 51 Mês 2= 90 Mês 3= 157

RESULTADOS Objetivo 1. Ampliar a cobertura das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta 1.2: Cadastrar 80% dos Diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Resultado: 15,9% = 195 Cobertura do programa de atenção detecção precoce do câncer de mama. Mês 1= 23 Mês 2= 35 Mês 3= 62

Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção RESULTADOS Resultado: 15,9% = 195 Cobertura do programa de atenção detecção precoce do câncer de mama. Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Indicador 2.1: Proporção de hipertensos com o exame clínico apropriado de acordo com o protocolo. Indicador 2.2: Proporção de diabéticos com o exame clínico apropriado de acordo com o protocolo. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

RESULTADOS Resultado: 15,9% = 195 Cobertura do programa de atenção detecção precoce do câncer de mama. Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção das pessoas com hipertensão e/ou diabetes.   Meta 2.3: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exame dos pés em dia. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta 2.4: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Mês 1= 45 Mês 2= 81 Mês 3= 148

RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Meta 2.5: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Mês 1= 21 Mês 2= 32 Mês 3= 59

Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção das pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.7: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 2.9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e diabéticos ao programa de Hiperdia do Ministério da Saúde (MS). Meta 3.1: Realizar busca ativa de 100% dos usuários Hipertensos faltosos nas consultas. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção RESULTADOS Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Registrar 100 % dos usuários Hipertensos da área de abrangência na ficha de acompanhamento da unidade de saúde. Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção RESULTADOS Objetivo 5: Mapear hipertensos de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular ao 100% dos Hipertensos e Diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção RESULTADOS Objetivo 6: Realizar ações de promoção e prevenção da saúde. Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física dos usuários hipertensos. Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física dos usuários diabéticos. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção RESULTADOS Objetivo 6: Realizar ações de promoção e prevenção da saúde. Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários Diabéticos. Meta 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários Diabéticos. Atingimos 100% nos 3 meses de intervenção

Discussão Importância da intervenção para EQUIPE Revisão das atribuições da equipe; Promoveu o trabalho integrado Capacitação da equipe Trabalho integrado da equipe;

Discussão Importância da intervenção para SERVIÇO Antes as atividades eram centradas no médico, isso mudou. Os usuários procuravam a UBS somente quando precisavam de alguma medicação. Realização da classificação de risco.

Discussão Importância da intervenção para COMUNIDADE Satisfação com a prioridade de atendimento Realização de grupo, como caminhadas, consultas e palestras

Reflexão crítica sobre aprendizagem superei minhas expectativas já que durante o curso alcancei um nível de conhecimento sobre a situação da saúde do Brasil e da minha área de abrangência. consegui aplicar os conhecimentos sobre Atenção Primária na Saúde. conhecimento de protocolos e estratégias de trabalho na saúde A Intervenção fez com que toda a equipe na UBS se unisse ainda mais para consegui alcançar o objetivo. Com isso acredito que essa interação vai continuar e a população só tem a ganhar.

OBRIGADO!

REFERÊNCIAS BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.160 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 128 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37). BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. CASA CIVIL. Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Desde: 21 de dezembro de 1999. Acesso em: 02 de agosto de 2015. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13).