ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO – FAAD CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PÓLO TAILÂNDIA – 2017.1 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO, OFERTADO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE GOIANÉSIA DO PARÁ - HMGP EQUIPE: Ana Paula de Carvalho Silva, Cleviane Chagas da Silva e Priscila Sousa Salvador Orientador: Prof. MSc. William Monteiro Rocha 2017 | Tailândia

INTRODUÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO Neste trabalho concentraremos nossos esforços no Programa Nacional de Imunização o PNI, onde o ministério da saúde diz que sua missão é: Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania. Mortalidade infantil Melhoria saúde Bem-estar Economia Custo de consultas

APRESENTAÇÃO DO TEMA / PROBLEMA DA PESQUISA A investigação desse tema se atenta pelo interesse de analisar a satisfação dos usuários que utilizam os serviços do Programa Nacional de Imunização ofertado dentro do Hospital Municipal de Goianésia do Pará – HMGP. O HMGP: Instância municipal; Organização de média complexidade; Sobrecarga grande número de procedimentos; Depende das prioridades do município. Problema de pesquisa O programa nacional de imunização ofertado dentro do Hospital Municipal de Goianésia do Pará – HMGP, tem sido de fato eficaz no que tange o atendimento aos usuários no município?

OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICOS) Eficácia do serviço prestado Acessibilidade e satisfação Efetividade dos servidores Descrever Administrativo Execução do PNI Avaliar Eficiência e eficácia Dos serviços prestados pelos colaboradores do setor Mensurar Satisfação dos usuários Utilizam o PNI

Eficácia e eficiência no serviço público de saúde: . REVISÃO DE LITERATURA Princípios para eficácia e eficiência; Planejar, organizar, direcionar e controle. Jacobsen (2012, pág. 37) relata que “administrar com eficácia significa atingir os objetivos planejados. Já agir com eficiência implica utilizar corretamente os recursos disponíveis”. Eficácia e eficiência no serviço público de saúde: a) atender a todas as pessoas que buscam os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal; b) reorganizar o processo de trabalho, deslocando seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional; c) qualificar a relação trabalhador-usuário a partir de parâmetros humanitários de solidariedade e de cidadania. Acesso e acolhimento na Atenção Básica sob a ótica dos usuários e profissionais de saúde

PNI Missão Atuação REFERENCIAL TEÓRICO Programa Nacional de Imunização – campanhas de vacinação: varíola - década de 60 e poliomielite (paralisia infantil) – década de 80. Formulado em 18 de setembro de 1973 pelo MS, Tem 40 anos de INSTITUCIONALIZAÇÃO Lei nº 6.259 de 30 de outubro de 1975 Missão Ação de governo caracterizada pela Inclusão Social Resultante da soma de agentes imunizantes Cuidados em saúde, para o bem estar e principalmente para a qualidade de vida, através da PROMOÇÃO DA SAÚDE (PREVENÇÃO). Atuação Atuar em todo território Nacional Brasileiro. Sem distinção de qualquer natureza. Decreto 78.231 de 30 de dezembro de 1976, vigilância epidemiológica, formulado para agregar valores ao PNI. MOACYR SCLIAR (2003): cartilha do MS, PNI: UMA VITÓRIA DO BRASIL – 30 anos LEI n° 6.259 de 30/10/75, institui o PNI. Constituição Federal da República.

METODOLOGIA Abordagem quantitativa, Estudo de caso, Pesquisa exploratória. Para organizar e mensurar os dados coletados serão utilizados como instrumentos: tabelas, gráficos, imagens e figuras, e como apoio técnico um cronograma mensal e o software Office Excel. Verificar a eficácia dos serviços prestados pelo Programa Nacional de Imunização no HMGP Coleta de dados por meio de: Entrevista, com os servidores. Aplicação de questionários com os usuários. Período de aplicação das entrevistas e dos questionários: um (01) mês.

DISCUSSÕES E RESULTADOS Os dados abaixo (gráficos) mostram de forma clara, as conclusões das quais chegamos, após indagar diversas pessoas de gênero, idade, grupo distintos, dentre outras questões a fim de avaliar a eficácia e eficiência dos envolvidos no processo.

DISCUSSÕES E RESULTADOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS Verificando que apesar de todos os entraves existentes as pessoas que utilizam o PNI no HMGP se sentem satisfeitas com o serviço É eficiente, porque os condutores do programa administram os custos, e reduzem o desperdício, cumprindo as tarefas e obrigações do PNI Não se faz eficaz, pois falta ainda a exploração máxima do potencial de todo o processo que se faz necessário para a o desenvolvimento do PNI É NECESSÁRIO BUSCAR A OTIMIZAÇÃO DAS TAREFAS DESENVOLVIDAS NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ministério da Saúde (Brasil). Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio#58>. Acesso em 06 Jul. 2016 Programa nacional de imunizações (PNI). Disponível em: www.blog.saude.gov.br/entenda-o-sus/50027-programa-nacional-deimunização- pni.html. Acesso em 27 de maio de 2016. Lima, Tharcísio Pimentel. A importância da Eficiência e Eficácia na Gestão Pública. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/55602/a- importancia-da-eficiencia-e-eficacia-na-gestao-publica#ixzz4E1kB55Px>. Acesso em: 27 de Mai. 2016.