Que o Senhor Jesus seja o norte para nossos estudos nesse semestre!!!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indução Eletromagnética
Advertisements

Indução Eletromagnética
Indução Eletromagnética
Eletromagnetismo Indução Magnética 1.
CAMPO MAGNÉTICO Quando colocamos uma bússola na presença de um íman, a agulha move-se, ou seja, foi actuada por uma força. N S.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
CARGA ELÉTRICA O que você deve saber sobre O conceito de carga elétrica remonta à Antiguidade clássica. Há registros de que os gregos esfregavam peles.
Aula 3 – Lei de Gauss. Física F III - Unidade I 2 Reservatório Tubulação a b Sentido de escoamento Vetor velocidade no elemento de fluido ( v ). Elemento.
Tipos de Energia Nome: Gabriel e Julio Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA MÁQUINAS ELÉCTRICAS.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
TRANSFORMADORES SÃO EQUIPAMENTOS MUITO IMPORTANTES NA TRANSMISSÃO DA ENERGIA ELÉTRICA SÃO EQUIPAMENTOS MUITO IMPORTANTES NA TRANSMISSÃO DA ENERGIA ELÉTRICA.
Orientação Geográfica Norte Geográfico Sul Geográfico S N.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Campo Magnético Girante MÁQUINAS ELÉTRICAS II ROBERLAM GONÇALVES DE MENDONÇA, Dr Prof. Titular do IFG.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Dinamômetros Leonardo de Bortolli Nogueira Victor Waszczynski
Aplicações aos osciladores harmónicos
Conceitos introdutórios
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Espelhos planos e esféricos
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
ELETROMAGNETISMO Disciplina: A evolução dos conceitos da Física
Noções Geração CA Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Física 3 CORRENTE E RESISTÊNCIA Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
Escola Estadual Ernesto Solon.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Professor: Diones Charles
Potencial Elétrico e Energia Potencial
Professor Ricardo Fagundes
Para z >> a Para z = 0.
Corrente Alternada senoidal
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
O CAMPO ELÉTRICO.
Transformadores Prof. Luis S. B. Marques.
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Aula 12: Lei de Ampère, Lei de Faraday e Lei de Lenz
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Física 3 OSCILAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS E CORRENTE ALTERNADA
ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Professor Antenor Araújo
Professor Caio Gomes – Aula 2
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Máquinas de Corrente Alternada
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Aulas e – Campo elétrico em condutores e campo elétrico uniforme
Eletromagnetismo – Aula 2
Campo magnético gerado por uma corrente elétrica que percorre um condutor retilíneo Vejamos as características do vetor campo magnético B num ponto P.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Campo magnético em uma espira circular
Geradores de corrente contínua
O que você deve saber sobre
Indução Eletromagnética
A Lei de Coulomb
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Eletromagnetismo Onde tudo começou?
Eletricidade e Magnetismo
FÍSICA Maria Clara, Yanna Patriota e Luís Henrique.
Geradores de corrente contínua
TOP 10 - DINÂMICO FÍSICA MÓDULO 4.
Corrente Elétrica Prof. Luciano.
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
Ação de campos magnéticos sobre cargas
Transcrição da apresentação:

Que o Senhor Jesus seja o norte para nossos estudos nesse semestre!!!

EREM-CARLOS DIAS DA SILVA Equipamentos Elétricos e Telecomunicações EIXO TEMÁTICO: Equipamentos Elétricos e Telecomunicações CONTEÚDOS CONTEMPLADO PELO EIXO TEMA:ELETROMAGNETISMO: FLUXO MAGNÉTICO INDUÇÃO MAGNÉTICA LEI DE LENZ Metodologia: Aulas teórica , Lista de Exercícios (ppt) Aula experimental (Laboratório de Física)

Fluxo Magnético

 

   

 

EXEMPLO 1   EXEMPLO 2  

EXEMPLO 3   EXEMPLO 4  

Indução Eletromagnética

Leis qualitativas sobre a indução eletromagnética Toda corrente elétrica induzida é originada devido a uma variação do fluxo magnético de indução. Não há corrente induzida se não houver variação do fluxo magnético de indução O fluxo magnético pode variar por uma variação da área da superfície, ou por uma variação da indução, ou por uma variação da superfície da espira no interior do campo magnético. Este último processo ocorre quando se: varia o ângulo α girando a espira e variando assim sua posição, obtendo um gerador mecânico de energia elétrica (como nas usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares).

Observe nas figuras abaixo que à medida que a espira gira, a quantidade de linhas de indução magnética (fluxo magnético) que a atravessa também varia, fazendo surgir na espira uma corrente elétrica induzida, acendendo a lâmpada.  

Força eletromotriz induzida - Lei de Faraday Michael Faraday 1791-1867

Michael Faraday, experimentalmente observou que a tensão média induzida e consequentemente a corrente elétrica induzida é maior quanto mais rápida for a variação do fluxo magnético no circuito. Lembrando que a essa tensão média induzida dá-se o nome de força eletromotriz induzida.  Assim, ele definiu essa lei da seguinte maneira:

Módulo da Força Eletromotriz “ O módulo da força eletromotriz induzida num circuito é igual à razão entre a variação do fluxo magnético nesse circuito, pelo intervalo de tempo em que essa variação ocorre”  

Lei de Lenz  A lei de Lenz se refere ao sentido da corrente elétrica induzida afirmando que a corrente elétrica induzida, sempre tem sentido oposto as linhas do campo magnético indutor: “ O sentido da corrente elétrica induzida é tal que, por seus efeitos, opõe-se à causa que lhe deu origem”

Observe atentamente os exemplos seguintes, que permitem calcular o sentido da corrente elétrica induzida através da aplicação da lei de Lenz: O pólo norte do imã se aproxima da espira ou do solenoide: A corrente induzida deve ter um sentido que vai originar na espira um pólo que deve se opor ao pólo norte que se aproxima. Assim, a face esquerda da espira deve ser um pólo norte.

Eventualmente, devido à lei de Lenz, que afirma que a força eletromotriz induzida se opõe à variação de fluxo, costuma-se escrever a lei de Lenz da seguinte forma:  

EXEMPLO: 1   EXEMPLO: 2  

EXEMPLO: 3 (UFPE-PE) O fluxo magnético através do anel da figura é 37.10-3 Wb. Quando a corrente que produz este fluxo é interrompida, o fluxo cai a zero no intervalo de tempo de 1,0 ms. Determine a intensidade da força eletromotriz média induzida no anel, em volts

EXEMPLO: 4 (UFB) O Airbus A330-200 da TAM, tem 60m de envergadura (distância entre os extremos das asas). Ele voa a 720km/h e a uma altitude constante, numa região onde a componente vertical do vetor indução magnética da Terra (campo magnético terrestre) tem valor de 5.10-5T. Calcule a diferença de potencial (fem) induzida entre os extremos das asas.

EXEMPLO: 5 (UFABC-SP) Fazendo girar uma espira no interior de um campo magnético uniforme constante, essa fica sujeita a uma corrente elétrica induzida que varia de acordo com a inclinação da espira no interior desse campo. Sabendo que a velocidade angular da espira é mantida constante e que a sequência mostrada completa-se em um ciclo, faça um esboço do gráfico da intensidade da corrente elétrica i em função do tempo t para os primeiros 8s. 

EXEMPLO: 6 (UFOP-MG) Para escoar a energia elétrica produzida em suas turbinas, a hidrelétrica de Itaipu eleva a tensão de saída para aproximadamente 700.000 V. Em sua residência, as tomadas apresentam uma tensão de 127 V e/ou 220 V. O equipamento que realiza essa tarefa de elevar e abaixar a tensão é o transformador. É correto afirmar que:

o princípio de funcionamento de um transformador exige que a tensão/corrente seja contínua.  b) o princípio de funcionamento de um transformador exige que a tensão/corrente seja alternada.  c) o transformador irá funcionar tanto em uma rede com tensão/corrente alternada quanto em uma com tensão/corrente contínua.  d) o transformador irá funcionar quando, no enrolamento primário, houver uma tensão/corrente contínua e, no secundário, uma alternada. 

EXEMPLO: 7 (UFPE-PE) O gráfico mostra a dependência com o tempo de um campo magnético espacialmente uniforme que atravessa uma espira quadrada de 10 cm de lado. Sabe-se que a resistência elétrica do fio, do qual é formada a espira, é 0,2 ohm. Calcule a corrente elétrica induzida na espira, em mA, entre os instantes t = 0 e t = 2,0 s.

Força eletromotriz induzida pelo movimento Força eletromotriz gerada por um condutor móvel num campo elétrico uniforme: esse condutor tem o comportamento de um gerador mecânico de eletricidade de fem (ε)  quando você movimenta o condutor RS de comprimento (L)