RESULTADOS E DISCUSSÃO

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Transcrição da apresentação:

RESULTADOS E DISCUSSÃO   O PARQUE ZOOBOTÂNICO DE TERESINA – PIAUÍ, COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL K. I. S. ALMEIDA1, J. D. N. PARANHOS² (1) Aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas PARFOR/UFPI/ Batalha – PI (2) Profª. do Departamento de Biologia/CCN/UFPI/Campus Ministro Petrônio Portella INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO Os zoológicos são locais de potencial educativo, onde o animal é o tema gerador de assuntos ligados à preservação ambiental. Aproveitando a grande visitação e os sentimentos de empatia e curiosidade, estas instituições podem desempenhar papel importante na educação não formal de seu público.É neste sentido que a educação ambiental surge como uma das tentativas de recuperar a saúde global (BRASIL,1998). Gráfico 1 - Opções de respostas com relação à finalidade do Zoobotânico A educação ambiental em zoológicos é uma realidade nos dias atuais, desta forma, as informações sobre a fauna, não são tratadas somente do ponto de vista biológico, mas também com intuito de promover um envolvimento do público com os animais e com as questões ambientais. Sendo assim, a maneira como os visitantes percebem o ambiente do zoológico, críticas e ideias sobre questões ambientais e conservação da natureza, são importantes e ajudam a reaproximar o ser humano da natureza, garantindo um futuro com mais qualidade de vida para todos (AURICCHIO, 1999). OBJETIVOS Analisar a visão dos visitantes sobre este ambiente, descobrir qual o interesse destes sobre as questões ambientais e o que fazem para melhorá-las. Fonte: Pesquisa direta (2013) CONSIDERAÇÕES FINAIS METODOLOGIA Esse estudo demonstrou o grande potencial educativo dos zoológicos, onde observou-se através das entrevistas a grande disposição do público em envolver-se com as questões ambientais e nas possíveis mudanças de valores e atitudes em relação ao meio ambiente. A educação ao ar livre tem um importante papel na formação da consciência ambiental, configurando-se como uma estratégia fundamental para a criação e desenvolvimento de ações mais eficazes e sustentáveis na relação homem/natureza. O Parque Zoobotânico de Teresina é uma das mais belas e agradáveis áreas públicas do Piauí, ocupando 137 hectares. Possui 234 espécimes distribuídos em 63 espécies sendo oito de répteis, 31 de aves e 24 de mamíferos. O Zoobotânico apresenta 90% do seu plantel de animais nativos e 10% da fauna exótica. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário aos visitantes durante os fins de semana, quando a visitação é maior, durante o mês de julho de 2012, perfazendo um total de 40 entrevistas. Os participantes foram escolhidos ao acaso, tendo como critério, idade igual ou superior a 16 anos. O questionário apresentava perguntas fechadas, onde as respostas são estruturadas e perguntas abertas, onde há a possibilidade de obter mais informações do entrevistado. Após análise dos questionários os resultados foram apresentados em forma de gráfico. REFERÊNCIAS AURICCHIO, A. L. R. Potencial da educação ambiental nos zoológicos brasileiros. Publicações Avulsas do Instituto Pau-Brasil de História Natural, São Paulo, n.1, p.1-46, mar.1999. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos-apresentação dos temas transversais. Brasília, MEC, 1998.   Figura 1 - Entrada do Parque Zoobotânico de Teresina/PI Figura 2 - Visitantes observando o leão e leoa Fonte: O Autor (2013). Fonte: O Autor (2013).