Experiência da UERGS no Censo da Educação Superior Prof. Benjamin Dias Osorio Filho Pesquisador Institucional 22 de novembro de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CPA Comissão Própria de Avaliação
Advertisements

CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
FOR PLAD Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração Comissão de Modelos Painel Forplad Grupo de Trabalho - Modelos Uberlândia, 09 de.
Reunião com Unidades Universitárias - Assuntos Gerais sobre a Avaliação Institucional UFRGS – 05/04/2011 Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Universidade.
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sistema Estadual e Registro Escolar
Sistema de Cadastro de Alunos
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O que é o Conselho Superior?
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Estudo Comparativo Sisu/Vestibular: proposta ForGRAD - Sisu
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
GRUPO 1. 1) DADOS FINANCEIROS UNIFICAR OS DADOS DE SERVIDORES; POR NÃO HAVER CLAREZA SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSE DADO PELO CENSO E PELO FATO DE QUE AS IFES.
Indicadores de Gestão na Rede Federal de EPCT e o SISTEC
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
ENCONTRO TÉCNICO “ARTICULAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO” Brasília-DF, 01 de abril de 2008.
Censup 2011 Uma experiência inovadora Elisabeth de Araújo Ferreira Coordenadora de Informações Gerenciais.
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Ministério da Educação
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Censo da Educação Superior Discussão Grupo 3 Relatores Hélio Pereira Lima Marcelo Franca Alves.
Sessão 4: Mesa-redonda Os desafios do aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do Ensino Superior Maurício Garcia DeVry Brasil
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
As avaliações e bases de dados do INEP
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Brasília-DF | Fevereiro 2015 Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Superior - DEED/INEP Controle de Qualidade - CENSUP.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CADASTRO E-MEC Brasília, 22 de fevereiro de 2011 e-MEC
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
Belo Horizonte, 11 de novembro de 2011 Grupo de Trabalho 3 GT3.
Avaliação e Perspectivas do Censo da Educação Superior
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
TEMA 1 – INFRAESTRUTURA A)COERÊNCIA ENTRE O CADASTRO DO E-MEC E O CENSO (IMPORTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES); B)TORNAR OPCIONAL A CONTAGEM DE FREQUENCIA PRESENCIAL.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
UnB & CenSup V ENCES Brasília, Novembro/2015. UnB & CenSup A UnB Métodos de preparação e envio de dados ao Censo da Educação Superior.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
V Encontro Nacional do Censo da Educação Superior Experiência no Processo de Migração.
Experiência do UniCEUB com a migração de dados CENSO da Educação Superior.
Censo da Educação Superior 2015 Treinamento
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

Experiência da UERGS no Censo da Educação Superior Prof. Benjamin Dias Osorio Filho Pesquisador Institucional 22 de novembro de 2012

Uergs: aspectos históricos Lei de criação: /2001 Três Reitorias pro-tempore Contratação dos primeiros professores efetivos: fevereiro de 2007 Criação da Aduergs: julho de 2007 Criação do Regimento Geral: maio de 2010 Primeira Reitoria eleita: assume em novembro de 2010 Alterações constantes em cursos até 2010 Reestruturação da Uergs: a partir de 2010 Aprovação do Plano de Carreira: abril 2012  Dedicação exclusiva

Uergs: aspectos organizacionais Número de docentes: 145 em em 2011 Total de vagas ofertadas: 1340 em em 2011 Total de candidatos inscritos: 3571 em em 2011 Número de matrículas: 2123 em em 2011

Pesquisa Institucional Ofício Circular n o MEC/INEP (17/01/2011) 

Censup 2010

Atualmente (nov/2012) 54 cursos ativos 74 cursos extintos ou e m extinção

O sistema Censup Pesquisador Institucional (SUPLAN) Departamento de Rescursos Humanos Departamento Financeiro Biblioteca Central

O sistema Censup

Endereços da IES no e-mec

O sistema Censup Cadastro de um agende administrativo de cada Unidade Universitária  Usuários do Sistema  Digitação dos Dados de Alunos  Fontes: Sistema Acadêmico e Coordenadores de Curso Digitação de dados de alunos pela SUPLAN 2011 – Encantado, Cidreira e Montenegro Novo Hamburgo Digitação de dados de alunos pela SUPLAN 2011 – Encantado, Cidreira e Montenegro Novo Hamburgo

O sistema Censup SUPLAN: Dados de Docentes Cadastro de professores novos Atualização de dados dos docentes já cadastrados (muita inconsitêcia) SUPLAN: Dados de Docentes Cadastro de professores novos Atualização de dados dos docentes já cadastrados (muita inconsitêcia)

Censup: surpresa no fechamento Ao Fechar  Alunos com dados pendentes -Impossibilidade de excluir -Alunos com dados inconsistentes no Censo Solução: geração de relatórios e atualização individual do vínculo  muito trabalhoso no Censo Acúmulo de trabalho na SUPLAN Ao Fechar  Alunos com dados pendentes -Impossibilidade de excluir -Alunos com dados inconsistentes no Censo Solução: geração de relatórios e atualização individual do vínculo  muito trabalhoso no Censo Acúmulo de trabalho na SUPLAN

Censup 2011 Metodologia de trabalho -Similar à utilizada no Censup 2010; -Centralizada na SUPLAN; -Apoio dos agentes nas Unidades Universitárias para atualização dos dados de alunos; -Utilização de migração de dados???

Censup 2011: novidades fundamentais

No Censo 2011, muito menos casos de registros pendentes em relação ao Censo 2010.

Migração Utilização da migração no Censup 2011? Falta de confiabilidade no sistema acadêmico Desafio para o Censup 2012 ???

Importância do Censo para a UERGS Censo: Forçou a organização da IES - Melhorias no Enade - Adequação ao Sisu - Ajuda no processo de avaliação - Fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Uergs

Muito obrigado pela atenção! Prof. Benjamin Dias Osorio Filho 22 de novembro de 2012