Workshop Inicial Gustavo Rocha Belo Horizonte, 10 de abril de 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Auditorias governamentais do TCE-RJ em gestão municipal de resíduos sólidos no âmbito do Tema de Maior Significância 2012 Julho/2012 TMS Resíduos Sólidos.
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Banco de Dados Públicos Brasileiros Datasus
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Ciclo de vida do produto
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Câmara Municipal de Belo Horizonte
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Resíduos de Construção Civil
Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS)
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Processos Licitatórios
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Ministério da Cultura.
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
no contexto do Arranjo Metropolitano
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Sistema Estadual de Meio Ambiente
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Plano de Gerenciamento de Resíduos
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
Parcerias na Cadeia Produtiva da Saúde
Treinamento realizado no Japão: Novembro de 2013
Workshop Inicial Belo Horizonte, 10 de Abril de 2014
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A experiência da reforma legislativa da RMBH
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza.
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
A EFICIÊNCIA NA GESTÃO Regulação, Fiscalização e Cooperação Técnica POLÍTICA DE SANEAMENTO - DESAFIO DO PLANEJAMENTO ITUIUTABA/MG MAR Ç O DE 2013 Marcos.
CTR Nova Iguaçu.
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
Secretaria de Serviços Públicos
Apresentação Diagnóstico Social
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Workshop de Melhoria Contínua
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
Resíduos de Serviço de Saúde
Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos: RSS e RCCV
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/
Ministério do Meio Ambiente
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Transcrição da apresentação:

Workshop Inicial Gustavo Rocha Belo Horizonte, 10 de abril de 2014 PLANO METROPOLITANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS COM FOCO EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS (RCCV) Workshop Inicial Gustavo Rocha Belo Horizonte, 10 de abril de 2014

OBJETIVO DO DIAGNÓSTICO Subsidiar as discussões sobre a elaboração do Plano Metropolitano de Gestão Integrada com foco em RCCV e RSS. Estabelecer um panorama estratégico e de longo prazo que considere fatores ambientais e socioeconômicos.

Diagnóstico da situação atual dos RCCV e RSS PLANEJAMENTO Levantamento e análise bibliográfica inicial Mapeamento das partes interessadas Elaboração e aplicação de questionários estruturados Apresentação dos resultados Diagnóstico da situação atual dos RCCV e RSS

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial Trabalhos relevantes já realizados ! Incorporação de esforços já feitos e pertinentes ao presente trabalho; Atualização de dados - processo dinâmico; Contemplará os municípios da RMBH e Colar Metropolitano (50 municípios).

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial Trabalhos relevantes já realizados ! Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos: Região Metropolitana de Belo Horizonte e Colar Metropolitano Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana. Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte / Prefeituras da RMBH e Colar Metropolitano – 2013.

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial Trabalhos relevantes já realizados ! Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais – IPEAD/CEDEPLAR/FACE/UFMG - 2011.

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial Trabalhos relevantes já realizados ! Prestação de Serviços para o Desenvolvimento de Estudos e Proposição de Iniciativas Estruturantes para o Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e de Resíduos Volumosos na RMBH Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – 2010.

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial Dados e informações relevantes ! Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Minas Gerais - Fundação Estadual do Meio Ambiente / Myr Projetos Sustentáveis - 2009. Estudo econômico financeiro para destinação final de resíduos sólidos urbanos (RSU) - Bain & Company / Fundação Israel Pinheiro - 2012. Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde e dos Resíduos de Construção Civil - IPEA - 2012.

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial Dados e informações relevantes ! Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS. Pesquisa Nacional Saneamento Básico - PNSB. Teses e dissertações de mestrado e doutorado http://www.snis.gov.br/ http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial 1. Situação atual dos RCCV na RMBH e no Colar Metropolitano

Levantamento e Análise Bibliográfica Inicial 2. Situação atual dos RSS na RMBH e no Colar Metropolitano

Mapeamento das partes interessadas Grupo 1 Empresas coletoras e transportadoras de resíduos Grupo 2 Empresa de tratamento, destinação e/ou disposição final dos resíduos Grupo 3 Prefeituras Grupo 4 Agências reguladoras, sindicatos e associações

Questionários - RCCV e RSS OBJETIVO Levantamento de dados e informações sobre o gerenciamento para dar subsídios ao diagnóstico da situação do RCCV e RSS. FUNDAMENTAL Participação das partes interessadas: empresas coletoras e transportadoras, de tratamento, destinação e/ou disposição final dos resíduos, Prefeituras, Agências reguladoras, sindicatos e associações. DESENVOLVIMENTO Aplicação dos questionários (contatos telefônicos, e- mail e visitas técnicas).

Questionários - RCCV e RSS ETAPAS DO GERENCIAMENTO DE RCCV E RSS 1 Informações Gerais 2 Geração e caracterização 3 Segregação / Acondicionamento 4 Transporte/Transbordo 5 Tratamento 6 Destinação e/ou disposição final

OBRIGADO! residuosespeciais@metropolitana.mg.gov.br Consórcio IDP/ Ferreira Rocha renato.almeida@ferreirarocha.com.br mstarling@idpbrasil.com.br Belo Horizonte, 10 de abril de 2014