SESSÃO TEMÁTICA 6 GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL MILITAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gabinete do Comandante do Exército
Advertisements

V Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército Florianópolis - SC Seção de Planejamento e Coordenação (SPC) Cel Eng RAMIRO.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
Ministério do Meio Ambiente
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
MATA ATLÂNTICA.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
1.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
Coordenador Daniel Waetge – RJ Conselho Científico Ana Rocha – BA
Coordenador Daniel Waetge – RJ Conselho Científico Ana Rocha – BA
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Seção de Planejamento e Coordenação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O Patrimônio Cultural e São Luiz do Paraitinga
VI Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército RIO DE JANEIRO - RJ Seção de Planejamento e Coordenação (SPC) LECINIO TC
Os Sistemas da Informação no

9ª Semana Técnico Administrativa
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
Ministério da Educação
Clique para mudar de slide
IV Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército Salvador - BA Seção de Planejamento e Coordenação (SPC) Cel Eng RAMIRO.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Instituto Nacional de Identificação
TURISMO CULTURA E ESPORTE Políticas Integradas do Lazer.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Resumo No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. Essa relação entre a.
Conservação e Preservação
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA QUANDO O BRASIL FOI À GUERRA: OS BASTIDORES DA GUERRA.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Açude do Camorim - Zona Oeste do Rio de Janeiro. Avenida Niemeyer vista da Pedra da Gávea.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
“A DIMENSÃO HUMANA É A FORÇA DA NOSSA FORÇA”.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Patrimônio cultural.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

SESSÃO TEMÁTICA 6 GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL MILITAR COMITÊ GESTOR RIO PATRIMÔNIO MUNDIAL TC COSTA ABRIL - 2014

OBJETIVO APRESENTAR AO PÚBLICO INTERNO, COMO O EXÉRCITO ESTÁ INSERIDO NA ESTRUTURA DO COMITÊ GESTOR RIO PATRIMÔNIO MUNDIAL

SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - A Seção de Patrimônio e Projetos Culturais - O Comitê Rio CONCLUSÃO

A SPPC na DPHCEx Direção Seç Inteligência CEPHiMEx Seç Planejamento e Coordenação SSeç Planejamento e Coordenação do SCEx SSeç Planejamento Orçamentário Seção de Patrimônio e Projetos Culturais SSeç Patrimônio Cultural SSeç Projetos Culturais Seç Divulgação e Com Social SSeç Divulgação Cultural SSeç Com Soc Seç Apoio Admin Seç RH

Seção de Patrimônio e Projetos Culturais A SPPC é a Seção Técnica da DPHCEx composta por uma equipe multidisciplinar, nas áreas da História Militar, da Museologia e da Arquitetura, tendo por missão assessorar o Diretor nos assuntos relativos: ao Patrimônio Material e aos Projetos Culturais de interesse do Exército; aos convênios, protocolos de intenções e instrumentos similares de interesse da área cultural do Exército; à criação e extinção de espaços culturais no âmbito do Exército; às ligações com os órgãos do Sistema Cultural do Exército e outros da área cultural nacionais e internacionais; às visitas técnicas aos espaços culturais e à elaboração e implantação dos projetos culturais de interesse do Exército (2013 – 10 dez Visitas de Orientação Técnicas);

Seção de Patrimônio e Projetos Culturais Principais Procedimentos Operacionais Padrão (POP): apoio técnico às OM possuidoras de Espaços Culturais; controle técnico sobre os espaços culturais do SCEx; análise de propostas de criação e extinção de espaços culturais; apoio técnico e/ou normativo aos integrantes do SCEx referente à elaboração de projetos culturais; gerenciamento de projetos culturais de interesse do EB a serem inseridos no Programa MECENAS; assessoramento na Legislação Cultural (Esp Cult, Proj Cult, MEM de Valor Histórico) análise de trabalhos de natureza cultural realizados por militares da ativa.

Seção de Patrimônio e Projetos Culturais Principais ações, programas e projetos em andamento: 04 Projetos Culturais de interesse do Exército com Portaria Cultural do Chefe do DECEx (Fortaleza Itaipu/SP, Forte Monte Serrat/BA, Museu Militar CMS/RS e Espaço Cultural Mello e Cáceres/MS); 04 Projetos inseridos no Instituto Rio Patrimônio da Humanidade/IPHAN: Forte da Lage, Forte São Luiz/Pico, Forte Duque de Caxias e Fortaleza de Santa Cruz; 147 Espaços Culturais cadastrados na DPHCEx; confecção de 05 (cinco) folders culturais; atualização da legislação cultural (antigas IG e IR 20-18); criação de legislação de apoio à ANVFEB;

Seção de Patrimônio e Projetos Culturais Juntamente com as demais seções ,realizar o encontro anual dos representantes do SCEx (2014 / VI Encontro / Rio de Janeiro, RJ); participação e apoio no Projeto da COPPE/UFRJ: “Circuitos Turísticos em Fortes e Fortalezas da Baía de Guanabara” ; representação no encontro anual de história das Operações Bélicas da Guerra da Tríplice Aliança (2014 / Assunção, Paraguai); representação do Exército no Comitê Gestor do Sítio Rio de Janeiro – Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar – Rio de Janeiro: “Patrimônio Mundial na Categoria Paisagem Cultural”.

RIO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

CRONOLOGIA Setembro de 2009 – entrega à UNESCO do dossiê da candidatura. Janeiro de 2011 - o Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO decide pela inclusão da candidatura do Rio.  Ainda em 2011 - o Ministério da Cultura, através do INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, pela PORTARIA Nº 464, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011, instituiu o Comitê Gestor do sítio delimitado como Patrimônio Mundial: Rio de Janeiro - Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar.

CRONOLOGIA Julho de 2012 - Reconhecido pela UNESCO em sua 36ª seção do Conselho do Patrimônio Mundial em São Petersburgo, Rússia, sendo incluído na lista de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. 2014 - Criação de um Plano de Gestão do Sítio – Rio de Janeiro: paisagens cariocas entre a montanha e o mar, para ser apresentado e avaliado pelo Conselho do Patrimônio Mundial.

COMPONENTES DO SÍTIO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA – Floresta da Tijuca, Pretos Forros e Covanca. PARQUE NACIONAL DA TIJUCA – Pedra Bonita e Pedra da Gávea. Parque Nacional da Tijuca e Jardim Botânico. Entrada da Baía de Guanabara, bordas d’água desenhadas, Parque do Flamengo, Fortes Históricos do Rio de Janeiro e Niterói e monumentos naturais do Pão de Açúcar e orla de Copacabana.

MAPA DO SÍTIO Fonte: Dossiê Rio Patrimônio Mundial

PLANOS DE MANEJO Os planos de manejo dos componentes do Sítio Rio Patrimônio Mundial, de fundamental importância para sua gestão, já estão elaborados e em pleno funcionamento ou estão em fase de preparação. Neste contexto, o Exército se insere com o plano de revitalização e uso turístico-cultural das fortificações históricas na entrada da Baía de Guanabara.

O EXÉRCITO DENTRO DO CONTEXTO DO SÍTIO Forte de Copacabana. Fortaleza de Santa Cruz. Forte Duque de Caxias (Leme). Fortaleza da Lage. Monumento Nacional aos Mortos da II GM.

O EXÉRCITO DENTRO DO CONTEXTO DO SÍTIO Plano de revitalização e uso turístico-cultural das fortificações históricas na entrada da Baía de Guanabara - Preparado pelo EB/DPHCEx – supervisão do IPHAN. - Quatro programas: - Programa de preservação patrimonial - Programa histórico cultural - Programa de uso turístico e social - Programa de educação ambiental

O EXÉRCITO DENTRO DO CONTEXTO DO SÍTIO DEMANDAS Restauração do patrimônio histórico – projetos de restauração. Adequação dos espaços às necessidades de acessibilidade. Capacitação de pessoal. Criação do Circuito Turístico-Cultural dos Fortes.

O EXÉRCITO DENTRO DO CONTEXTO DO SÍTIO A nomeação do Rio de Janeiro como Paisagem Cultural dependeu em grande parte das fortificações, de suas relações com a cidade e das propostas de gestão do patrimônio encaminhadas pelo Exército por meio de sua Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural. Não restam dúvidas de que as fortificações foram pontos de ancoragem nessa eleição, principalmente as de Niterói, com destaque para a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, que preserva as características da arquitetura militar luso-brasileira e os fortes do Rio Branco – Pico e São Luiz – que preservam trechos de Mata Atlântica e animais nativos, como preguiças e sagüis. Fonte: Roteiro dos Fortes – COPPE - UERJ

“As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância.” Napoleão Bonaparte