II Simpósio Sul-Brasileiro de Editoração Científica (II SISBEC) Joinville– SC, 29 a 31 de outubro de 2003 Redação Científica Maria Mércia Barradas Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) Pesquisador Científico – Instituto Biológico, São Paulo, SP (aposentada) Assessora da Presidência do IBAMA
Qualidade do trabalho científico Pesquisa Texto (redação) Publicação (revista, periódico)
escrita, o pensamento. dos pensamentos. REDAÇÃO: é a arte de bem expressar, na escrita, o pensamento. ESTILO: é a maneira pessoal de expressão dos pensamentos.
cada leitor interpreta de um jeito diferente. A linguagem literária é conotativa cada leitor interpreta de um jeito diferente.
A linguagem científica é denotativa. clara, concisa, precisa “nada” nas entrelinhas
Qualidades essenciais da redação científica correção concisão clareza harmonia originalidade vigor precisão elevação da linguagem
“Mais do que qualquer outro profissional, sem dúvida, o cientista tem a obrigação de escrever não apenas de maneira a fazer-se entendido, como de modo a não ser mal compreendido”. (E.H. McClelland, 1943; apud Barrass, 1979 - Os cientistas precisam escrever)
Para uma comunicação eficiente: Pense Planeje Escreva Reveja (Barrass, 1979 - Os cientistas precisam escrever )
Estrutura do trabalho Título Autor (es) Resumo Palavras-chave Abstract Key-words Introdução Material e Métodos Resultados/Discussão/Conclusão Referências Bibliográficas
RESPOSTAS PARA: 2. Por que? (objetivos) 3. Para quem? (leitor) 1. O que? (título) 2. Por que? (objetivos) 3. Para quem? (leitor) 4. Onde? (material e métodos) 5. Quando? (material e métodos) 6. Como? (material e métodos) 7. Quanto? (resultados) 8. O que significa? (discussão) 9. E então? (conclusões)
Redação do trabalho científico Escolha do periódico (ver “Instruções aos autores”)
Estratégias para tornar o texto mais conciso Modificar a redação. Eliminar termos desnecessários. Empregar termos menores. Evitar repetição de palavras.
Modificar a redação verifica-se que não houve diferença quanto Analisando os dados contidos na tabela 1, verifica-se que não houve diferença quanto à produção... Não houve diferença na produção (tabela 1)...
Termos desnecessários (eliminar) Os dados estão na tabela, a seguir... Como já foi mostrado anteriormente... Peso médio ao redor de 5 kg Fruto de formato oval Polpa de cor alaranjada
Termos menores (preferir) Primeiramente = primeiro Aplicação = uso Posteriormente = depois Utilizar = usar Conseqüentemente = assim Constitui-se = é Representa = é Consonância = acordo
Repetição de palavras (evitar) O experimento 1 foi executado assim: o terreno foi preparado mecanicamente, o plantio foi realizado manualmente e a adubação foi de acordo com Soares (1985). - 25 palavras O experimento 1 foi executado assim: terreno preparado mecanicamente, plantio manual e adubação de acordo com Soares (1985). - 18 palavras
REDAÇÃO CIENTÍFICA Evitar tautologia (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes) circunlóquio (várias palavras que podem ser substituídas, sem perder o significado, por uma única palavra) adjetivos desnecessários advérbios desnecessários linguagem pessoal
TAUTOLOGIA (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes) Em minha própria opinião pessoal Cada indivíduo, isoladamente Agrupados conjuntamente Superpostos uns sobre os outros Um após outro, em sucessão O fruto foi dividido em duas metades iguais
CIRCUNLÓQUIO (conjunto de palavras que pode ser substituído, com vantagem, por uma só palavra) Em vista do fato de (porque) com a exceção de (exceto) que se conhece pelo nome de (chamado, denominado) neste preciso momento (agora) durante o tempo em que (enquanto)
Outras regras práticas Utilizar sinônimos, para evitar repetição de palavras. Não construir parágrafos muito longos. Padronizar, quando houver diferentes opções. Evitar o uso de termo estrangeiro, quando houver o correspondente em português. Evitar cacofonia. Evitar rimas. Evitar o uso de termos desconhecidos (pouco empregados). Evitar voz passiva.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Atenção: grafia significado (sentido) pontuação acentuação crase concordância regência colocação dos termos na oração emprego de maiúsculas abreviaturas
Simplificar, para não complicar: 1. “Não procrastines o que for de feitura hodierna”. “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. 2. “A bucéfalo de oferenda não perquiras a conformação odôntica”. “De cavalo dado não se olham os dentes”.