II Simpósio Sul-Brasileiro de Editoração Científica (II SISBEC)

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Transcrição da apresentação:

II Simpósio Sul-Brasileiro de Editoração Científica (II SISBEC) Joinville– SC, 29 a 31 de outubro de 2003 Redação Científica Maria Mércia Barradas Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) Pesquisador Científico – Instituto Biológico, São Paulo, SP (aposentada) Assessora da Presidência do IBAMA

Qualidade do trabalho científico  Pesquisa  Texto (redação)  Publicação (revista, periódico)

escrita, o pensamento. dos pensamentos.  REDAÇÃO: é a arte de bem expressar, na escrita, o pensamento.  ESTILO: é a maneira pessoal de expressão dos pensamentos.

 cada leitor interpreta de um jeito diferente. A linguagem literária é conotativa  cada leitor interpreta de um jeito diferente.

A linguagem científica é denotativa.  clara, concisa, precisa  “nada” nas entrelinhas

Qualidades essenciais da redação científica  correção  concisão  clareza  harmonia  originalidade  vigor  precisão  elevação da linguagem

“Mais do que qualquer outro profissional, sem dúvida, o cientista tem a obrigação de escrever não apenas de maneira a fazer-se entendido, como de modo a não ser mal compreendido”. (E.H. McClelland, 1943; apud Barrass, 1979 - Os cientistas precisam escrever)

Para uma comunicação eficiente:  Pense  Planeje  Escreva  Reveja (Barrass, 1979 - Os cientistas precisam escrever )

Estrutura do trabalho  Título  Autor (es)  Resumo  Palavras-chave  Abstract  Key-words  Introdução  Material e Métodos  Resultados/Discussão/Conclusão  Referências Bibliográficas

RESPOSTAS PARA:  2. Por que? (objetivos)  3. Para quem? (leitor)  1. O que? (título)  2. Por que? (objetivos)  3. Para quem? (leitor)  4. Onde? (material e métodos)  5. Quando? (material e métodos)  6. Como? (material e métodos)  7. Quanto? (resultados)  8. O que significa? (discussão)  9. E então? (conclusões)

Redação do trabalho científico  Escolha do periódico (ver “Instruções aos autores”)

Estratégias para tornar o texto mais conciso  Modificar a redação.  Eliminar termos desnecessários.  Empregar termos menores.  Evitar repetição de palavras.

Modificar a redação verifica-se que não houve diferença quanto  Analisando os dados contidos na tabela 1, verifica-se que não houve diferença quanto à produção...  Não houve diferença na produção (tabela 1)...

Termos desnecessários (eliminar)  Os dados estão na tabela, a seguir...  Como já foi mostrado anteriormente...  Peso médio ao redor de 5 kg  Fruto de formato oval  Polpa de cor alaranjada

Termos menores (preferir)  Primeiramente = primeiro  Aplicação = uso  Posteriormente = depois  Utilizar = usar  Conseqüentemente = assim  Constitui-se = é  Representa = é  Consonância = acordo

Repetição de palavras (evitar)  O experimento 1 foi executado assim: o terreno foi preparado mecanicamente, o plantio foi realizado manualmente e a adubação foi de acordo com Soares (1985). - 25 palavras  O experimento 1 foi executado assim: terreno preparado mecanicamente, plantio manual e adubação de acordo com Soares (1985). - 18 palavras

REDAÇÃO CIENTÍFICA Evitar  tautologia (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes)  circunlóquio (várias palavras que podem ser substituídas, sem perder o significado, por uma única palavra)  adjetivos desnecessários  advérbios desnecessários  linguagem pessoal

TAUTOLOGIA (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes)  Em minha própria opinião pessoal  Cada indivíduo, isoladamente  Agrupados conjuntamente  Superpostos uns sobre os outros  Um após outro, em sucessão  O fruto foi dividido em duas metades iguais

CIRCUNLÓQUIO (conjunto de palavras que pode ser substituído, com vantagem, por uma só palavra)  Em vista do fato de (porque)  com a exceção de (exceto)  que se conhece pelo nome de (chamado, denominado)  neste preciso momento (agora)  durante o tempo em que (enquanto)

Outras regras práticas  Utilizar sinônimos, para evitar repetição de palavras.  Não construir parágrafos muito longos.  Padronizar, quando houver diferentes opções.  Evitar o uso de termo estrangeiro, quando houver o correspondente em português.  Evitar cacofonia.  Evitar rimas.  Evitar o uso de termos desconhecidos (pouco empregados).  Evitar voz passiva.

REDAÇÃO CIENTÍFICA Atenção:  grafia  significado (sentido)  pontuação  acentuação  crase  concordância  regência  colocação dos termos na oração  emprego de maiúsculas  abreviaturas

Simplificar, para não complicar: 1. “Não procrastines o que for de feitura hodierna”.  “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”.  2. “A bucéfalo de oferenda não perquiras a conformação odôntica”.  “De cavalo dado não se olham os dentes”.