Missão Um grupo de organizações dedicada a mobilizar forças e criar sinergias na sociedade Moçambicana para combater todas as formas de abuso de menores,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Desnutrição O que é desnutrição? O que é desnutrição infantil?
Conjunto de estruturas
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
SNV Moçambique.
Visão Geral - PAI C O dever de reparação às vítimas de tortura e outros maus tratos © A Iniciativa Artigo 5, 2013.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Lisboa, de Março III CONGRESSO DA CPLP – VIH/SIDA.IST de Março 2010 Trabalho, Mobilidade Social E Novos Contextos de Vulnerabilidade.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
O Acolhimento Institucional como resposta interventiva.
CapitalMaputo Superfície km2 População Nome do EstadoRepública de Moçambique MoedaMetical Idiomasportuguês, makwa-lomwé, shona, tonga,
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
A primeira infância,cidadania já.
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
PROJECTO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
MEDICOS TRADICIONAIS: O USO DAS RAPARIGAS COMO MEIO DE PAGAMENTO DE DIVIDAS. QUE RECOMENDACOES PARA OS GOVERNOS AFRICANOS?
Associação para a Promoção da Segurança Infantil FORMAÇÃO para Segurança Rodoviária Infantil Dezembro 2004Sandra Nascimento
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A Educação Tecnológica é uma disciplina que deve ser considerada como uma importante ferramenta para que ao aluno sejam oferecidas.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
United Nations Development Programme
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Um projeto em forma 1Orçamento participativo Cristiana Ramalho,Nº 5 Turma / Ano: 8º A.
MAIS QUE PALAVRAS PROJECTO GESPOST 6 – CASA GAIATO LISBOA Equipa: MARL,Qtª Piedade,Stº António Cavaleiros Odivelas.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
CENTRO SOCIAL FLORI Missionárias Dominicanas Mahotas - Maputo Moçambique Ano Lectivo 2008.
A Envelhecer com Prazer tem como visão um mundo onde todos podem intervir. Luta pela igualdade de oportunidades em todas as idades e, em especial, na.
1 Programa URB-AL 14, Comissão Europeia “Seguridad Ciudadana” DIAGNÓSTICO SOBRE DELINQUÊNCIA JUVENIL VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Semináro “Seguridad Ciudadana”de.
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
Proposta Plano de trabalho da caravana em São Tomé e Príncipe.
Animação Sociocultural
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Conectando Mundos Grupo 2 – Tema 2
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Medidas Ativas de Emprego
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
Desemprego A.E.C.D – Associação de Estudo de Ciências Demográficas Mariana Rodrigues & Catarina Paulino A.E.C.D – Associação de Estudo de Ciências Demográficas.
Ponto de Situação do Processo de Migração de Radiodifusão Analógica para Digital Bilene, 30 Novembro 2015.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.
Reunião de Partilha 2015 de CSTL Segurança e Protecção: Nao da para aceitar – Tolerância Zero Violência e ao Abuso Sexual de Menores. Apresentador:Nascimento.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
V o l t a ra v a n ç a r i n í c i o 16/05/07 EXPLORAÇÃO SEXUAL TRÁFICO DE SERES HUMANOS.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Encontro de Partilha CSTL 2014 Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 [Ntenje Katota] [Zâmbia]
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
Transcrição da apresentação:

Missão Um grupo de organizações dedicada a mobilizar forças e criar sinergias na sociedade Moçambicana para combater todas as formas de abuso de menores, através de acções de advocacia, educação e sensibilização respeitando os direitos da criança e rejeitando qualquer forma de discriminação, particularmente em relação ao género e idade.

Visão Uma sociedade na qual a criança participa no seu desenvolvimento livre de qualquer forma de abuso e onde prevalece uma cultura de respeito pelos seus direitos.

Relatório do Projecto sobre migrção de crianças não acompanhadas Relatório do Projecto sobre migrção de crianças não acompanhadas Julho de 2008

Antecedentes A Rede Came recebeu da Save the Children um valor de USD dolares para a capacitação de crianças, encarregados de eduacação em matéria de migração das regiões tranfronteiriças da Província de Maputo e Gaza

Objectivo do projecto Objectivo do projecto O Projecto consistiu em capacitar os participantes (adultos e crianças) em matéria sobre migração de crianças não acompanhadas, suas implicações legais e os riscos a que poderiam estar expostas, bem como para colher dos participantes aquilo que seriam as motivações que levam as crianças a emigrarem.

Locais abrangidos Os locais abrangidos pelo projecto foram as zonas transfronteiriças da Província de Maputo ( Ressano Garcia, Ponta dOuro, Goba e Namaacha) e Gaza ( Chokwe)

Grupo alvo Crianças, pais e encarregados de educação, agentes da guarda fronteira, alfândega, migração e policia, que são os principais intervenientes desta materia, e em cada sessão com uma média de 30 participantes.

Causas gerais Pobreza Pobreza Fome Fome Falta de escolas de ensino secundário para a continuação dos estudos Falta de escolas de ensino secundário para a continuação dos estudos Maus tratos que algumas crianças sofrem no seio da família Maus tratos que algumas crianças sofrem no seio da família Falta de emprego Falta de emprego

Causas PONTA DOURO A procura da moeda usual naquela localidade ( Rand), faz com que as crianças residentes se desloquem para a África do Sul em busca de trabalho A procura da moeda usual naquela localidade ( Rand), faz com que as crianças residentes se desloquem para a África do Sul em busca de trabalho A falta de acesso á informação nacional, pois neste ponto do país não há acesso a emissoras de radio e televisão nacionais. A falta de acesso á informação nacional, pois neste ponto do país não há acesso a emissoras de radio e televisão nacionais.

CausasNamaacha Na localidade de Macuacua, algumas crianças são impedidas de ir a escola pelas madrastas e por vezes pelas próprias mães, obrigando-as a fazer MUKERO (actividade de transporte de produtos praticada nas fronteiras). Na localidade de Macuacua, algumas crianças são impedidas de ir a escola pelas madrastas e por vezes pelas próprias mães, obrigando-as a fazer MUKERO (actividade de transporte de produtos praticada nas fronteiras).

Causas Namaacha Falta de escolas primarias do 2º grau e secundarias nalgumas localidades, o que obriga as crianças a percorrerem longas distâncias para continuar com os estudos, o que leva a desistências de muitas delas, e acabam por emigrar para procurar emprego na África do Sul. Falta de escolas primarias do 2º grau e secundarias nalgumas localidades, o que obriga as crianças a percorrerem longas distâncias para continuar com os estudos, o que leva a desistências de muitas delas, e acabam por emigrar para procurar emprego na África do Sul.

Causas Chokwe Casamentos forçados Casamentos forçados Crianças órfãs vitimas de HI V/SIDA Crianças órfãs vitimas de HI V/SIDA Falta de centros de acolhimento para crianças em situação difícil Falta de centros de acolhimento para crianças em situação difícil

Causas Ressano Garcia A pratica da actividade dos Mareyanes ( pessoas que facilitam a passagem (ilegal) das outras na fronteira de Ressano Garcia) como uma actividade normal para os residentes, sobre o olhar impávido das autoridades A pratica da actividade dos Mareyanes ( pessoas que facilitam a passagem (ilegal) das outras na fronteira de Ressano Garcia) como uma actividade normal para os residentes, sobre o olhar impávido das autoridades A fragilidade no controlo por parte das autoridades competentes A fragilidade no controlo por parte das autoridades competentes

Recomendacoes e desafios Sensibilizar as populações a efetuarem o registo de nascimento. Sensibilizar as populações a efetuarem o registo de nascimento. Sensibilizar as populações de modo a que dêem mais valor a educação matriculando as crianças nas escolas. Sensibilizar as populações de modo a que dêem mais valor a educação matriculando as crianças nas escolas. Reabilitação do sistema de regadio de Chókwé com vista a proporcionar mais emprego as populações o que consequentemente reduziria o numero de crianças que emigram por causa da fome e falta de emprego. Reabilitação do sistema de regadio de Chókwé com vista a proporcionar mais emprego as populações o que consequentemente reduziria o numero de crianças que emigram por causa da fome e falta de emprego.

Criar um espaço onde as crianças possam desenvolver actividades extra curriculares (actividades culturais, desporto etc.). Criar um espaço onde as crianças possam desenvolver actividades extra curriculares (actividades culturais, desporto etc.). Expandir o ensino secundário com vista diminuir as distancias e consequentemente reduzir o índice de desistências. Expandir o ensino secundário com vista diminuir as distancias e consequentemente reduzir o índice de desistências. Usar as rádios comunitárias para difundir as mensagens sobre as conseqüências das migrações de crianças sem estarem acompanhadas e sobre todos os outros males que afectam as crianças Usar as rádios comunitárias para difundir as mensagens sobre as conseqüências das migrações de crianças sem estarem acompanhadas e sobre todos os outros males que afectam as crianças Criar um centro de acolhimento a criança órfã. Criar um centro de acolhimento a criança órfã. Investir na agricultura com vista a mitigar a fome Investir na agricultura com vista a mitigar a fome

Obrigada Fidelina Mondlane