IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL DA FLORICULTURA BRASILEIRA

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Transcrição da apresentação:

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL DA FLORICULTURA BRASILEIRA Profa: Jaine Aparecida de Camargo

Histórico 1870 - produção de orquídeas em Petrópolis/RJ; Binot, filho do francês Jean Baptiste Binot, encarregado de projetar e executar os jardins do Palácio Imperial; O orquidário de renome internacional, possui inúmeras variedades de orquídeas e exporta para os Estados Unidos, Alemanha e Japão; (REVISTA SEBRAE DE AGRONEGÓCIOS, 2005).

Histórico 1893 - os alemães Dierberger iniciam a produção de outras espécies de flores no Brasil, como as dálias; Da firma dos alemães Dierberger saíram os irmãos Boettcher, que foram os pioneiros na produção de rosas no Brasil; (REVISTA SEBRAE DE AGRONEGÓCIOS, 2005).

Histórico Produção de rosas - início em 1929; Pioneirismo na produção de rosas e no marketing de comercialização; Desenvolveram uma série de atividades p/ promoção de seus produtos tais como: exposição de flores; abertura da fazenda para visitações públicas; promoção da festa anual das rosas; realização de cursos para Floristas; paisagistas e outros interessados. (REVISTA SEBRAE DE AGRONEGÓCIOS, 2005).

Histórico 1948 - imigrantes holandeses se instalaram no leste paulista e fundaram a Cooperativa Agropecuária de Holambra, dedicada a várias atividades entre elas as flores. (VENCATO et. al, 2006). 1960 - Produção ainda muito amadora; Privação do espaço devido à proliferação de conjuntos habitacionais; (REVISTA SEBRAE DE AGRONEGÓCIOS, 2005).

Histórico 1991 - foi criada uma empresa para se dedicar especificamente a comercialização dos produtos; 2000 - a floricultura passa a fazer parte da agenda de políticas públicas, com a implantação do Programa de Desenvolvimento de Flores e Plantas Ornamentais do Ministério da Agricultura. (REVISTA SEBRAE DE AGRONEGÓCIOS, 2005).

Importância das ornamentais

Beleza; Sofisticação; Fonte: http://www.mercadodeflores.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=306&Itemid=23 Fonte:http://sofotos.org/fotos-de-paisagismo-e-jardinagem Fonte: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/plantas_ambientes_internos_album.htm Comercialização. Fonte: http://www.mundodastribos.com/fotos-de-casas-de-luxo-mansoes-luxuosas.html

Mercado nacional 10 % - últimos 5 anos; 4,4 bilhões. Exportações Andrade (2011). Exportações US$ 23,81 milhões.; 8,43% < que ano anterior. Junqueira e Peetz (2014).

> centros de comercialização; Veiling; Ceasa Campinas –SP.

Figura 1.Veiling Holambra 800.000 metros quadrados de área; • 91.000 metros quadrados de área construída; • 64.000 metros quadrados de área climatizada; • 446 terminais de compra na tribuna do leilão; • 450 vagas para carga e descarga; • 4.600 metros quadrados de área de câmara fria; • 3.500 metros quadrados de salas para clientes. Fonte: Carvalho, s.d.

Veiling Holambra Ocupa uma área de 800 mil m2; Contando com uma área construída de 62 ha; Possui138 docas para carregamento; Possui 4.400 m² em área de câmara fria; 338 terminais de compra; alas para os clientes exporem seus produtos, etc.

Figura 2. Salão onde os produtos são manejados, seja para o leilão ou para serem entregues ao comprador. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Figura 3. Sala destinada à exposição de produtos, ou seja, aqui o produtor pode expor o seu trabalho. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Figura 4. Sala destinada à exposição de produtos, ou seja, aqui o produtor pode expor o seu trabalho. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Figura 5. Sala destinada à exposição de produtos, ou seja, aqui o produtor pode expor o seu trabalho. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Figura 6. Sala destinada à exposição de produtos, ou seja, aqui o produtor pode expor o seu trabalho. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Figura 7. Sala destinada à exposição de produtos. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Veiling Holambra Sistema de vendas através de leilão; Atende somente atacadistas cadastrados.

Figura 8. O 1º Klok utilizado nos leilões do Veiling Holambra. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Figura 9. Os Kloks que são utilizados atualmente e como funciona a demonstração dos produtos. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

São exibidas todas as informações relevantes sobre o produto leiloado, tais como: preço; tamanho de vaso; altura de haste; número de embalagens do produto; ponto de maturação; tipo de tratamento específico; se foi acondicionada em algum tipo de embalagem especial, etc.

O preço mínimo do produto é atribuído pelo produtor; Veiling aumenta este valor em 40%, sendo este o preço lançado inicialmente no Klok; que posteriormente vai abaixando até que um comprador aperte o botão; Se não alcançar o preço mínimo, o produto é descartado. Esse procedimento é adotado com o intuito de se controlar o mercado.

Figura 10. Compradores durante o leilão. Foto: CAMARGO, J.A. 2010

Figura 11. Detalhe do painel, pelo qual são efetuadas as compras. Foto: CAMARGO, J.A. 2010.

Figura 12. CEASA - Campinas Na Ceasa Campinas funciona o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país. São 100 mil m2 com infraestrutura completa: plataformas de carga e descarga cobertas, depósitos, câmara fria, estacionamento para carros e caminhões, auditório, acesso gratuito à internet e serviços de apoio. O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País. É completa: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas. Fonte: http://www.ceasacampinas.com.br/conheca.php

CEASA - Campinas Vendas no atacado e no varejo; Funcionamento diário.

Ceasa Campinas O Mercado movimenta 6 mil toneladas por mês; R$ 10 milhões mensais; 11 mil clientes cadastrados paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País.

Tabela 1. Evolução das exportações dos produtos da floricultura, em US$ FOB, 2000-2013. 35,50 milhões 23,81 milhões 11,97milhões A Figura 1, mostrada na página seguinte, permite acompanhar o desempenho exportador da floricultura brasileira ao longo dos últimos quatorze anos. Pode-se, assim, contatar, que no período de 2000 e 2008, o País viveu um processo ininterrupto de obtenção de recordes sucessivos nos embarques de flores e plantas para o exterior, tendo elevado seus resultados de US$ 11,97 milhões, em 2000, para 35,5 milhões, em 2008. Tal performance encontra justificativas em várias condicionantes favoráveis então ocorrentes, entre as quais cabe destacar os esforços promocionais, técnicos e organizacionais alcançados pelo FloraBrasilis – Programa Brasileiro de Exportação de Flores e Plantas Ornamentais, que resultou de parceria entre a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX-BRASIL e órgãos de representação setorial dos produtores e

Principais produtos exportados em 2013: Bulbos, tubérculos, rizomas e similares em repouso vegetativo (53,54%); Mudas de plantas ornamentais (35,77%); 2012 - Rosas e seus botões frescos (0,12%); 2013 - não exportou rosas, cravos ou orquídeas cortadas.

Tabela 2. Principais produtos setoriais exportados pelo Brasil em 2012. Valor (US$) Paises importador Bulbos, Tubérculos, Rizomas, Tubérculos e Similares, em repouso vegetativo US$14,547 milhões Holanda, EUA, Canadá e Chile Mudas de Plantas Ornamentais US$ 8,801 milhões EUA, Itália, Holanda, Japão, Bélgica, Canadá, Uruguai, Colômbia e Argentina. Flores frescas de corte US$ 298,761 mil Portugal, EUA(rosas); Demais: Holanda, Uruguai e Portugal Fonte: Hórtica, 2013.

Tabela 3. Balança Comercial dos Produtos da Floricultura (US$ FOB), 2012 . A sigla FOB em português pode ser traduzida por “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria, assim que ela é colocada a bordo do navio. Por conta e risco do fornecedor fica a obrigação de colocar a mercadoria a bordo, no porto de embarque designado pelo importador. Fonte: Hórtica, 2013.

Tabela 3. Balança Comercial dos Produtos da Floricultura (US$ FOB), 2013 . A sigla FOB em português pode ser traduzida por “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria, assim que ela é colocada a bordo do navio. Por conta e risco do fornecedor fica a obrigação de colocar a mercadoria a bordo, no porto de embarque designado pelo importador. Frete CIF (Cost, Insurance and Freight) Em português, a sigla CIF significa “Custo, Seguros e Frete”. Neste tipo de frete, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o seguro marítimo e frete. Esta responsabilidade finda quando a mercadoria chega ao porto de destino designado pelo comprador. Fonte: Hórtica, 2014.

Tabela 4. Estados brasileiros de origem das mudas de plantas ornamentais exportadas em2012. Quantidade (%) Cresc./Retração São Paulo 73,10% 8,04% Rio Grande do Sul 26,42% 11,96% Santa Catarina 0,13% 88,67% Mato Grosso 0,31% 50,50% Ceará 0,05% 79,20% Fonte: Hórtica, 2013.

Empregos A produção de flores e plantas ornamentais no Brasil é desenvolvida na > parte por pequenos produtores; Atraídos pela alta rentabilidade e; Expressiva capacidade de geração de ocupação e renda da floricultura que é muito grande; Emprega aproximadamente 120 mil pessoas, sendo que 80% da mão de obra formada por mulheres, além de 18,7% do total ser de origem familiar; A floricultura destaca-se por empregar, em média, de 10 a 15 funcionários por ha, superando em dez vezes os demais cultivos. (VENCATO et. al, 2006).

Empregos Gerando uma renda de R$ 50 mil a R$ 100 mil, Mesma área de fruticultura abre cinco postos de trabalho e um retorno de R$ 25 mil. SOBER, 2008

Potencial O principal mercado para a floricultura brasileira é o interno; Possui grande potencial de expansão; Consumo per capita, em torno de US$ 4,70/habitante; Suíça -consumo per capita de aproximadamente US$ 170/habitante.

Obrigada!!!