Início.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMAGEM DE CARTÓRIOS Segundo semestre de 2009 Sumário Conclusivo.
Advertisements

Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Plano de ação emergêncial
INAUGURAÇÃO.
TCC: Monografia e/ou Artigo
 .
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Secretaria de Estado da Saúde
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 2
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Permissão Uso de Sistemas – Tela Inicial
Teoria Geral de Sistemas
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
concepção pedagógica e metodologia
Expansão dos Casos de Uso
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
Disciplina: Prática Profissional II
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
BENCHMARKING.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Sistema Belcorp.
Estudo de Caso: Atendimento
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Usuários da Informação
Coletando informações
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Análise Orientada Objeto
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Forma Canônica e Definições
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Trabalho de Usuários da Informação
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Ferramentas da Qualidade
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Metodologia de Pesquisa
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Profª Carla Mota – UCB 2010 Unid 2.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015 Account Manager: Murilo Hidalgo.
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE PARA INSCRIÇÃO DE PACIENTE EM LISTA DE RECEPTORES DE RIM DE DOADOR FALECIDO PROJETO GIOS.
Metodologia da Pesquisa
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
ESTUDO DE USUÁRIOS Ivone Santos Mariana Lisboa Nathália Bastos Thatiane Moreira Thayane Carvalho.
/ III. Resultados da avaliação junto aos SEBRAE/UF.
Transcrição da apresentação:

Início

Contexto do projeto Pro-reitoria de Graduação da UFES + Phocus Design (Empresa Júnior do curso de Desenho Industrial) Projeto de sinalização e ambientação da ProGrad

Etapas do projeto Levantamento de dados Análise e sistematização dos dados Desenvolvimento Projeto arquitetônico Identidade visual Projeto de sinalização e re-design do interior

Levantamento de dados direção estratégia posicionamento identidade funcionários ação comunicação realidade usuários percepção imagem

Levantamento de dados Métodos utilizados Observação assistemática; Entrevistas semi-estruturadas com alunos/usuários da Prograd; Entrevistas semi-estruturadas com a direção da Prograd Entrevistas semi-estruturadas com funcionários da Prograd Grupo de foco com a direção da Prograd Benchmarking em instituições semelhantes

Observação assistemática 3 pesquisadores durante 5 dias em turnos distintos (manhã, tarde e noite) Principais pontos percebidos: Embora sejam abertos três guichês, existem apenas dois funcionários atendendo; Muitos usuários perdem tempo, pois ficam na fila apenas para pedir informações; Dez minutos é o tempo médio de permanência na fila; Há pessoas que furam a fila para solicitar informações; Muitos usuários enfrentam a fila e na hora do atendimento descobrem que deveriam resolver suas questões em outro lugar; As pessoas chegam a PROGRAD com muitas dúvidas sobre os serviços prestados; A falta de esclarecimento faz as pessoas retornarem mais de uma vez a PROGRAD; O ambiente é escuro e fechado; Sensação de desordem, ambiente desagradável;

Fachada atual

Fila para atendimento, somente um atendente Altura do balcão inadequada para cadeirantes Vidro entre atendente e usuário

Informações pouco visíveis, passando desapercebidas Mau aproveitamento do espaço

Entrevistas semi-estruturadas com alunos/usuários 122 entrevistas, ao longo de 3 dias. Alunos de diversos cursos da UFES, escolhidos aleatoriamente no próprio campus ou em locais próximos Perguntas Você conhece a PROGRAD? Sabe para que serve? Você já utilizou os serviços oferecidos pela PROGRAD? Quais? (matrícula, diploma, histórico, horário individual, declaração, etc) Teve alguma dificuldade? Qual(is)? Está satisfeito com o atendimento? Opinião: sugestão ou crítica OBS: foram coletados dados dos entrevistados (se aluno, curso, período)

Entrevistas semi-estruturadas com alunos/usuários Teve alguma dificuldade? Qual(is)? Mau Atendimento

Entrevistas semi-estruturadas com alunos/usuários Está satisfeito com o atendimento?

Entrevistas semi-estruturadas com alunos/usuários Opinião: sugestão ou crítica

Questões percebidas Os alunos mais antigos têm uma imagem negativa da ProGrad, sem justificativa clara Imagem da instituição desgastada por experiências frustradas ou casos isolados Imagem institucional pior do que a realidade institucional Calouros mostraram-se satisfeitos com o atendimento – único contato foi a 1ª matrícula. Pode-se inferir que o processo de matrícula funciona bem, sendo um evento sazonal Acredita-se que os calouros não tenham sido “contaminados” pela idéia de que os órgãos da universidade não funcionam, conforme percebido na fala dos alunos mais antigos.

Entrevistas semi-estruturadas com funcionários 15 entrevistas, ao longo de 2 dias. Principais pontos percebidos: Falha na comunicação entre atendente e usuário devido a altura do guichê, da interferência do vidro e da distância entre o funcionário e o usuário; Quando há 2 atendentes ocorre demora. Com 3 o atendimento fica normalizado; O atendente às vezes fica sozinho; Os funcionários são desinformados; Os próprios funcionários percebem que prestam um mau atendimento; Não há extintores de incêndio e sinalização de emergência.

Delimitação do projeto OBJETIVOS PRETENDIDOS MACRO-AÇÕES Melhorar a imagem institucional Agilizar o atendimento Criar novos canais de acesso à informação Garantir acessibilidade para cadeirantes Revitalizar a identidade visual Re-design do interior para torná-lo mais agradável Criar novos canais de acesso à informação para desafogar o atendimento Projeto de sinalização Adaptação do espaço para cadeirantes

Ações recomendadas Deve-se disponibilizar cadeiras para os usuários aguardarem sua vez; Utilização de um sistema de senhas de atendimento; As cadeiras devem possuir suporte para escrita, podendo ser utilizadas nos eventos sazonais; O horário de atendimento deve ser fixado na porta de entrada; Sistema de identificação externa da edificação, funcionando como marco arquitetônico; Acrescentar mais pontos de luz e trocar a porta principal por uma porta de vidro transparente; Rebaixamento do teto do saguão, melhorando a iluminação; Adaptação dos acessos, banheiros e guichês para adequá-los aos cadeirantes; Pela limitação de pessoal para o atendimento, eliminar um guichê e usar o espaço para dispor informações; Criação de um balcão de informações gerais; Instalação de um terminal de auto-atendimento ligado à Internet

Projeto arquitetônico Planta Baixa vista A

Projeto arquitetônico Fachada Planta Baixa

Identidade visual

Identidade visual

Design de interior + Sinalização + Revitalização da imagem Nova fachada

ANTES

DEPOIS

ANTES Informações pouco visíveis, passando desapercebidas Mau aproveitamento do espaço

DEPOIS

ANTES Fila para atendimento, somente um atendente Altura do balcão inadequada para cadeirantes Vidro entre atendente e usuário

DEPOIS

Para terminar... A utilização de técnicas de pesquisa das ciências sociais trouxeram contribuições valiosas para o desenvolvimento do projeto Abordagem do problema de forma ampla permitiu uma ação mais consistente, resolvendo problemas de natureza diversa ao que havia sido solicitado à equipe Destaca-se a preocupação com acessibilidade, que deve ser um tema a ser tratado cada vez mais nas universidades, de maneira que os futuros designers possam ter uma ação voltada para o bem-estar efetivo da população.

Obrigado!  Mauro Pinheiro mauropr@pobox.com Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Artes Departamento de Desenho Industrial