Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social) Aula 28 de abril de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

MACROECONOMIA II Prof. Nivaldo Camilo SEÇÃO 2.
O Problema de Seleção Adversa – O Modelo de Pashigian (1998, p ) Prof. Giácomo Balbinotto Neto TEORIA MICROECONÔMICA II ECONOMIA DA INFORMAÇÃO.
PARTE II Microeconomia.
Uma viagem rumo ao conhecimento.
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE Belém Prof. Moisés Balassiano.
Capacidade Qualidade.
Capítulo 4 Administrando projetos de produtos e processos de produção.
Direito da Economia Direito e Economia. Evolução das suas relações 29 de Setembro de 2010.
Direito da Economia – /13 Direito e Economia.
Profª. Paula Cares 3º período de Administração 02/06/2011
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Teoria do Sinal Formação Profissional.
1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira. Universidade da Madeira2 Política de recrutamento A importância de contratar os trabalhadores certos Ao.
Oferta da Industria.
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
O mais importante é a remuneração
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Marketing Conceitos Básicos.
MACROECONOMIA ABERTA: TAXA DE CÂMBIO.
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
Ganhos e Discriminação
Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165
Campus de Caraguatatuba
Investimento e o q de Tobin
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Adam Smith ( ) Primeiro modelo abstrato completo do estrutura e do funcionamento do sistema capitalista Interesses individuais, harmonizados pela.
Análise Microeconômica III
Modelo de Sinalização no Mercado de Trabalho Michael Spence (1974) Market Signaling, Cambridge, MA: Harvard University Press.
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Causas das F&A …Da perspetiva da Economia Industrial às motivações de natureza financeira… A questão da motivação subjacente às fusões insere-se na problemática.
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Cálculos Financeiros AULA 2 Profª Karine R. de Souza .
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Tema Gestão do Conhecimento:.
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Parte II: Determinantes do Produto
Aula 2 Capítulo 3 Organização e Administração 1Administração para Engenharia.
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
1.
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 8
PROCESSO SELETIVO.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Prof. João Carlos Bragança
Avaliação das Demonstrações Contábeis
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Economia Conceitos Básicos.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Os Impactos da Educação no Bem- Estar Social: O Papel da Qualidade da Educação Reynaldo Fernandes.
Transcrição da apresentação:

Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social) Aula 28 de abril de 2014

Modelo de capital humano Educação aumenta a produtividade do trabalhador. Aumento da produtividade gera aumento do salário do trabalhador. Modelo de sinalização Educação não precisa aumentar a produtividade do trabalhador. Níveis de diploma de escolaridade sinalizam as qualificações de um trabalhador para empregadores potenciais. E educação aumenta os ganhos não porque aumenta a produtividade mas porque certifica que o trabalhador pode exercer atividades mais “inteligentes”.

Teoria da sinalização Teoria aplicada a diferentes esferas Exemplo típico: educação e mercado de trabalho: Spence, Michael, “Job market signaling”, QJE, 87 (3), 1973 Num mercado de trabalho, há dois tipos de trabalhadores: muito talentosos e pouco talentosos A produtividade marginal de um indivíduo muito talentoso é aH A produtividade marginal de um indivíduo pouco talentoso é aL aL < aH

Sinalização Uma proporção h dos trabalhadores é composta por muito talentosos (1 – h) é a proporção de trabalhadores pouco talentosos

Sinalização Ideal para a firma: remunerar cada trabalhador de acordo com sua produtividade marginal Se firma pudesse observar de que tipo é cada indivíduo, então pagaria: A cada pessoa muito talentosa: wH = aH A cada pessoa pouco talentosa: wL = aL

Sinalização Porém, se firma não consegue distinguir tipos, então cada trabalhador receberá salário (“agregador”, pooling): … equivalente à produtividade marginal média: wP = (1 - h)aL + haH

Sinalização wP = (1 - h)aL + haH < aH Ou seja, o salário horário “agregador” será menor que o salário que seria pago se a firma pudesse facilmente identificar os muito talentosos Risco de seleção adversa  muito talentosos não se candidatariam a este emprego Porém, trabalhadores muito talentosos têm interesse em encontrar uma forma de apresentar ao mercado um sinal crível

Sinalização Este sinal poderia ser, por exemplo, um diploma Educação custa, a um trabalhador muito talentoso, cH por unidade de educação E custa, a um trabalhador pouco talentoso, cL por unidade de educação cL > cH

Sinalização Contrariamente à teoria do capital humano… … não se pressupõe-se aqui que a educação tenha impacto sobre a produtividade dos trabalhadores “Só o que interessa é o diploma”

Sinalização Trabalhadores muito talentosos desejarão adquirir eH unidades de educação se: (i) wH - wL ≡ aH - aL > cHeH (ii) wH - wL ≡ aH - aL < cLeH (i) indica que adquirir eH unidades de educação beneficia os muito talentosos O diferencial de salário wH - wL é maior que o custo da educação (cHeH)

Sinalização Trabalhadores muito talentosos desejarão adquirir eH unidades de educação se: (i) wH - wL ≡ aH - aL > cHeH (ii) wH - wL ≡ aH - aL < cLeH (ii) indica que adquirir eH unidades de educação causa prejuízo aos pouco talentosos A educação custa muito caro para estes indivíduos; não vale a pena se educar para tentar usufruir do salário mais alto wH

Sinalização e Conjuntamente implicam: Dado que: aH > aL cH < cL Sempre existirá algum nível de educação eH que satisfará as desigualdades acima

Sinalização Dado que trabalhadores muito talentosos adquirem eH unidades de educação, quanta educação os pouco talentosos deveriam adquirir? Zero. Trabalhadores pouco talentosos receberão wL = aL, sempre que não atingirem educação eH Para eles, é muito custoso atingir nível eH Ninguém tem interesse em fingir ser de outro tipo  equilíbrio (separador)

Sinalização Sinalização permite aprimorar a qualidade da informação disponível no mercado Porém, Produto total é o mesmo que teríamos no caso de informação perfeita E educação é custosa Logo, aquisição do sinal, embora racional individualmente, seria desperdício social Portanto, obter uma informação melhor pode trazer prejuízos também

Teoria da sinalização (síntese) Correlação entre renda e educação não implica causalidade Além de certo nível básico: educação não aumentaria a produtividade Firmas desejariam contratar indivíduos “mais talentosos”, mas seria custoso distingui-los dos demais Diploma: credencial, com a qual mais talentosos conseguem se diferenciam dos menos talentosos Diploma que se populariza torna-se menos rentável no mercado de trabalho (ex: fundamental no Brasil, médio na Bélgica, superior nos EUA...) Sistema de educação como mecanismo de sinalização de capacidades, habilidades, talento etc. para o mercado de trabalho

Capital humano ou sinalização? Teoria do capital humano Educação e treinamento tornam indivíduos mais produtivos Teoria da “sinalização” Pessoas mais talentosas seriam mais produtivas de qualquer maneira: educam-se meramente para sinalizar seu maior talento ao mercado Sistema educativo cumpriria – a um custo alto – a função de triar os mais produtivos Qualquer que seja a teoria “correta”, algumas implicações iguais: ter diploma é valioso no mercado de trabalho

Capital humano ou sinalização? Belfield (2000, 43-46): Segundo teoria da sinalização, quem salta um ano (por ser bom aluno) deveria ganhar mais... não se verifica; Repetentes deveriam ganhar menos, por sinalizar que são menos capazes... não se verifica; Efeito diploma (não-linearidade entre E e Y)... algumas evidências favoráveis à teoria da sinalização; Autônomos com mais educação ganham mais: pró- capital humano; Empresas podem observar produtividade de contratado ao longo dos anos... ... “Athough there is some signalling purpose to education, it is not typically regarded as the only or primary purpose.” (Belfield 2000: 47)