Cinema Dos anos 70…...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As salas de teatro cornucopia e comuna.
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
A República faz 100 anos.
25 de Abril de 1974.
Cultura da Convergência
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Formação do mundo atual
CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÕES
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
Projeto Plantando Bons Valores
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Aldeia da Pena. Uma viagem ao passado
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
História dos Portugueses no Mundo
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Dissertação.
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
GMPE - AULA 10.
História e Geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
Os Portugueses no Brasil
Jornal como Recurso Didático
O projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual percorre, desde 2001, várias comunidades da periferia, centro e outras regiões da Grande São Paulo.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
CURIOSIDADES DE NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Áreas Urbanas.
História nas atuais propostas curriculares
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-77763/14
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
MOSTRA BRASIL DE MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE
Vestibular 2013 ESPM.
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
SOBRE O PROJETO O festival Demo Fest 2009, tem como enfoque o fomento e incentivo da musicalização de bandas de todo Brasil. O projeto visa reviver o.
1- Jornal 2- Rádio 3- Outdoor 4- Televisão 5- Revista 6- Mala Direta 7- Cinema.
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
Projecto Integrado.  Instalado no Palácio Vila Flor, edifício do século XVIII, em pleno coração histórico da cidade de Guimarães;  O projecto surgiu.
Agricultura portuguesa
Comunicação Organizacional Integrada
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
ABRIL 1974.
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
GÉNEROS TEXTUAIS Reportagem
Formatado por Cris Sousa Um dia, o professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, percebeu um jovem que coçava continuamente.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
Você sabe como capturar porcos selvagens? AUMENTE O SOM ! Reformatado por Abril 2008 Formatado por Cris Sousa.
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
CONDECINE Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional 1º de outubro de 2015.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Cinema Dos anos 70…..

Os anos 70: a renovação das estructuras Quem assistiu as ultimas estreias do cinema português antes de Abril pôde verificar que o clima de ”resiténcia” era total e que, de facto, dois cinemas, duas concepções culturais, se confrontavan: o velho e o novo cinema, um defendendo-se heroicamente no mercado, mas à custa da qualidade, o outro procurando amparo noutras instâncias, sempre cioso da independência e da sua defensa da qualidade.

Cineblubismo O dicionário define cineclube como uma "associação que reúne apreciadores de cinema para fins de estudo e debates e para exibição de filmes selecionados", mas a imprensa e o senso comum amesquinham esse sentido e tratam o cineclubismo como uma atividade de mero lazer cultural, fomentada talvez um tipo de fanático juvenil amante do cinema. Ou como um sinônimo de sofisticação do consumidor, uma espécie de grife que adorna desde sessões especiais na televisão até salas "diferenciadas" que exibem os filmes com expectativa de público menor. Misturando um pouco de cada, também chamam de cineclube às beneméritas iniciativas de organizações culturais, educacionais, patronais e paternais voltadas ao atendimento de variadas comunidades. É claro que todas essas atividades têm seu lugar, sua necessidade, seu público dentro da sociedade. Nada contra. Mas cineclube é outra coisa.

Revistas Entre 1955 e 1965 Imagem Filme Cinéfilo

Festivais Surgidos Festival do Locutor do filme Publicitário Festival de filmes de Prevenção Festival do filme Publicitário Festival do Cinema de Lisboa Festival do filme Didáctico Festival do filme Turístico Festival do filme Tauromáquico Festival do filme Agrícola e de Temática Rural Festival Internacional

Manifestações do cinema português no exterior Mújol de Ouro, “A promesa” Artur Correia, “O melhor da rua”

Dificuldades do cinema português O formato reduzido vai desaparecendo Lei N 7/71 Diminução da afluença do público Costos de produção elevados No parque exibidor continua dominando o filme americano

O cinema de Abril(1974-1986) Na madrugada do 25 de Abril de 1974 cai o poder político, ams o poder do cinema já se encontrava nas mãos da generação de 60 e há-de continuar fechado nelas. A liberdade surgiu, dentro dos condicionalismos cochecidos, tanto para o cineasta como para o espectador. A Comissão de examen e Classificação de Espectáculos foi logo substituída por uma Comissão Etária ad hoc e, mais tarde em 1977, por uma Comissão de Classificação de Espectáculos, de´vídamente formada, que apenas indica os escalões etários e as novas classificações especiais de “inadequado” ou de “qualidade”, não se pronuncia sobre os argumentos dos filmes a produzir.

Mudança Subsídios Lei N 7/71 Decreto de la lei N 257/75 A Revolução dos Cravos teve uma influência determinante no futuro do Cinema Português, sobretudo ao dar-lhe a liberdade de expressão e a possibilidade de intervir no real, nos acontecimentos do dia a dia. A maior parte dos cineastas da época envolveu-se no "processo revolucionário em curso", registando em película um volume considerável de informação histórica.