TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio.

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Transcrição da apresentação:

TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio global Atualidades Vestibular+Enem ,2009, 2º. semestre

FIQUE ATENTO Desequilíbrio: A matriz de transporte do Brasil é desequilibrada. O ideal seria uma matriz com cerca de um terço para cada meio de transporte. Assim o rodoviário funcionaria para pequenas distâncias; o ferroviário, para médias e longas; e o hidroviário, para grandes cargas não perecíveis e longas distâncias. Custo elevado: O impacto do alto custo do transporte no Brasil não recai só nas exportações. As empresas repassam o custo do transporte para o consumidor. Com preços altos, as pessoas compram menos, diminuindo a demanda por produtos e levando as empresas a reduzir seus investimentos na ampliação da produção. Integração: Integrar o transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, com um sistema de portos secos , além de ser um desafio é também uma necessidade frente a concorrência no comércio internacional, já que baratearia o custo e tornaria nossos produtos mais competitivos (como ocorre nos EUA) Política Governamental: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)→investimento na recuperação de estradas, investimento ferroviário (ferrovia norte-sul e Transnordestina ↔ Piauí aos portos de Pecém e Suape) * Investimento privado :vem sendo a principal opção dos últimos governos federais. Atualmente, as linhas férreas estão privatizadas e parte significativa dos serviços portuários (em mar e em rios) encontra-se nas mãos de empresas. As rodovias em mãos privadas já chegam a 10 mil quilômetros.

É fato, porém, que a solução estrutural só pode vir de ações de longo prazo, que levem à correção da matriz de transporte. Essa é a proposta do Plano Nacional de Logística de Transportes, cujo objetivo é nortear os investimentos públicos e privados pelos próximos 15 anos. Seu grande anseio é que os setores ferroviário e hidroviário , que respondem por 38% da matriz de transporte, cheguem a 61% em 2025. Se isso ocorrer teremos um barateamento do transporte no Brasil, com benefícios para as exportações e para a circulação interna de mercadorias.