Gestão com foco na Sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Avaliação do Plano Plurianual
Projetos de Aprendizagem
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Sistemas de Accountability
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Gestão de Pessoas do Setor Público x Setor Privado
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
Plano de Controle de Poluição Veicular PCPV
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
dos serviços/processos
Área de Negócios de Exploração e Produção
Apresentação do Projeto Copa 2014
O que a inclusão de pessoas com deficiência e jovens no mercado de trabalho tem a ver com Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade?
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Gestão para Resultados
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental através da Comunicação Social Communication on Progress COP 2008 Comunicação de Progresso 2008 Rádio.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Desenvolvimento da sociedade Impactos ambientais Mudanças climáticas
DENGUE ABRIL 2008.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
Responsabilidade Social
Website: ANFALPET - Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação Av.: Paulista, nº 1313 – 10º Andar –
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
“Podem as empresas sustentáveis
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Transcrição da apresentação:

Gestão com foco na Sociedade BHTRANS – Empresa de transportes e trânsito de Belo Horizonte Gestão com foco na Sociedade Marcelo Cintra do Amaral Gerente de Coordenação de Políticas de Sustentabilidade Seminário Nacional do Prêmio ANTP de Qualidade Vitória-ES – junho de 2010

População de Belo Horizonte: 2,4 milhões de habitantes População da RMBH: 4,5 milhões de habitantes 3,8 milhões de viagens/dia em Belo Horizonte 6,3 milhões viagens/dia na RMBH 1,6 viagem / habitante / dia (média de BH, todos modos)

Transporte Coletivo Municipal por Ônibus: 263 linhas Trem Metropolitano: 28 km de linha, 25 TUEs, 19 estações Frota Total de BH: 1,15 milhão de veículos Frota de Ônibus no Serviço Regular de BH: 2,8 mil veículos

Repartição modal (em %)

Quadro de pessoal Empregados: 1.954 - terceirizados: 444 - concursados: 1.024 estagiários: 161 - recrutamento amplo: 39 jovens AMAS / ASSPROM: 286

Participação em Prêmios ANTP de Qualidade Realizar uma auto-avaliação pelos critérios do Prêmio ANTP de Qualidade é uma excelente oportunidade para efetuar uma análise crítica dos sistemas de gestão da empresa, com base em critérios reconhecidos internacionalmente. Fonte: www.bhtrans.pbh.gov.br Vencedora do Prêmio ANTP na categoria órgão gestor em 1997, 1999, 2003 e 2005. Em 2009, recebeu o Certificado de Melhoria Contínua. Pretende participar do ciclo 2010/2011

Responsabilidade Socioambiental Impactos de projetos: identificação desde projetos, implantação e operação. As gerências responsabilizam-se pelo licenciamento como parte do processo, não um entrave. Monitoramento de poluentes atmosféricos, ruídos, e acompanhamento constante das obras em andamento. 2 novas estações em 2010 (CBTU) Impactos de empreendimentos privados ou públicos através da participação nos seus processos de licenciamento ambiental.

Responsabilidade Socioambiental Gestão da Mobilidade: Medidas para mudança na escolha modal, direcionando pessoas para modos menos impactantes (coletivos e não motorizados); Mudança da matriz energética (veículos particulares, transporte público): instrumentos da licitação do transporte coletivo; Possibilidade de venda de crédito-carbono (exemplo da metodologia de Bogotá com Transmilênio). Em 2006, um PIN, “Project Idea Note”, pensando na substituição do diesel de petróleo por biodiesel, num percentual de 20% a 50%, nos próximos anos. .

Responsabilidade Socioambiental Programa de vistorias de segurança (mecânica e elétrica) e ambiental (emissões e ruídos). Medição de material particulado nos veículos diesel. “Operação Oxigênio” com a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente - SMAMA, há mais de quinze anos.

Responsabilidade Socioambiental Comunidades envolvidas são consultadas em projetos e reuniões com as comunidades. Desde a sua criação em 1994, as Comissões Regionais de Transportes e Trânsito- CRTTs representam um espaço democrático para a discussão das questões de transporte público, trânsito, planejamento urbano e participação popular.

Responsabilidade Socioambiental A BHTRANS investe entre 3% e 5% de sua receita: Jovens de Baixa Renda e em Situação de Risco Social - AMAS: iniciado em 1993 Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte – ASSPROM: primeiro emprego como pesquisadores. Digitadores com deficiência auditiva - Federação Nacional de Educação e Inclusão dos Surdos – FENEIS.

Responsabilidade Socioambiental Adotar padrões de excelência de governança corporativa dotar política de prestação de contas dos negócios da empresa e de suas ações de responsabilidade socioambiental Construção da Sustentabilidade Corporativa 1º Passo: Programa REPENSAR (Programa de Incentivo ao Consumo Sustentável), 2º Passo: Adesão ao PACTO GLOBAL (ONU)  3º Passo: Relatório de Sustentabilidade Corporativa

Ética e Desenvolvimento Social Programa de Voluntariado “Associação de Voluntários Só o Amor Constrói”: desde 2003, desconto de doações em folha de pagamento, espaço físico e liberação de funcionário. creches (250 crianças) dois asilos de idosos (78 idosos). “creche” para adultos com deficiência cerebral (60 pessoas)  Plano de Assistência Médica e Hospitalar para companheiros estáveis de mesmo sexo como dependentes. Aumentar a transparência e a comunicação com parceiros estratégicos e partes interessadas para a melhoria da qualidade das decisões da Empresa. Consolidar processos de participação da sociedade na formulação e avaliação dos projetos e serviços de mobilidade

Ética e Desenvolvimento Social Ombudsman. Desde 1993, indicado pelo Prefeito e com mandato de 2 anos. Recém-empossado vai lançar blog do ombudsman. A adesão ao Pacto Global pressupõe compromissos éticos perante a Organização da Nações Unidas - ONU. Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar direitos humanos internacionais; 2 – Certificar-se de não sercúmplices de abusos em direitos humanos. Trabalho 3 - Apoiar a liberdade de associação e direito à negociação coletiva; 4 - Apoiar a eliminação de todas as formas de trabalho forçado e compulsório; 5 - Apoiar a erradicação efetiva do trabalho infantil; 6 - Apoiar o fim da discriminação relacionada a emprego e cargo. Meio Ambiente 7 - Adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais; 8 - Tomar iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; 9 – Incentivar tecnologias ambientalmente sustentáveis. Contra Corrupção 10 – Combater a corrupção em todas as suas formas.

Metas do Planejamento estratégico BHTRANS 2010 Reduzir a quantidade de vítimas fatais, ponderada por 100.000 habitantes, de 11,21 em 2008, para 8,41 em 2014 e 6,31 em 2020. Ampliar a média de viagens diárias da população mais pobre em 15%, passando de 1,14 em 2002 para 1,28 em 2014 e 1,42 em 2020. Acidentes de Trânsito (Mortalidade/100.000 hab) Mobilidade da População mais Pobre Viagem por pessoa por dia 11º 1,67 9º 1,42 6º 1,28 1,14 5º 3º 4º Curitiba Brasília Belo São Paulo Belo Belo Horizonte Horizonte Horizonte Média BH Pop. mais Pobre Pop. mais Pobre Pop. mais Pobre 2008 2014 2020 2002 2002 2014 2020 FONTE: DENATRAN – RENAEST 2008 Fonte: Pesquisa Origem Destino 2002. Pop. mais pobre = ½ SM

Marcelo Cintra do Amaral Grato pela atenção ! Marcelo Cintra do Amaral Gerente de Coordenação de Políticas de sustentabilidade mcintra@pbh.gov.br http://www.bhtrans.pbh.gov.br