Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
Especializando: Santiago de León
MINISTÉRIO DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNASUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção aos Pacientes Hipertensos e Diabéticos, na UBS Orlando Martha, Manacapuru/AM. Andrea Rodrigues Lima Orientador: Jandro Cortes

Introdução

Introdução Cobertura do programa Qualidade da assistência Justificativa da intervenção Cobertura do programa 34% hipertensos (268 pacientes) 47,4% diabéticos (92 diabéticos) Qualidade da assistência Organização do serviço Integralidade no atendimento

Objetivo “Ampliar a cobertura do Programa de Atenção aos pacientes hipertensos e diabéticos e garantir que o atendimento prestado à população que faz parte do mesmo obedeça aos indicadores de qualidade”

Metodologia Capacitação da equipe Inserir imagem de reunião com a equipe

Metodologia Ações e logística: Cadastramento de pacientes e revisão de cobertura Adoção de ficha-espelho e organização dos registros Busca ativa de pacientes faltosos Revisão periódica dos equipamentos e medicamentos Falar que foi priorizado medicamentos da farmácia popular

Metodologia Ações e logística: Avaliação do risco cardiovascular utilizando o Escore de Framingham Realização de exame clínico e exames complementares Ações voltadas para promoção da saúde e prevenção primária e secundária

resultados Inserir imagens das ações de orientação,promoção da saúde

Objetivo: Ampliar a cobertura do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta : Cadastrar 45% dos pacientes hipertensos no programa. Resultado: Cobertura anterior 34% (268 hipertensos) Após a intervenção: 27,8% (219 hipertensos)

Número de pacientes cadastrados na UBS ao fim da intervenção Objetivo: Ampliar a cobertura do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta : Cadastrar 45% dos pacientes hipertensos no programa. Resultado: Cobertura anterior 34% (268 hipertenso) Após a intervenção: 27,8% (219 hipertensos) Número de pacientes cadastrados na UBS ao fim da intervenção 333 hipertensos Cobertura de (42,3%) Apenas 219 estiveram em consulta nos últimos nos três meses da intervenção

Objetivo: Ampliar a cobertura do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta : Cadastrar 50% dos pacientes diabéticos no programa. Resultado: Cobertura anterior 47,4% (92 diabéticos) Após a intervenção: 64,9% (126 diabéticos)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta:Realizar exame clínico em 100% dos hipertensos Resultado: antes da intervenção: 50% (134) após a intervenção: 100% (219)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta:Realizar exame clínico em 100% dos diabéticos Resultado: antes da intervenção: 50% (46) após a intervenção: 100% (126)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta: Garantir a 100% dos pacientes hipertensos a realização de exames complementares Resultados: antes da intervenção 50% (134) após a intervenção 82,6% (181)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta: Garantir a 100% dos pacientes diabéticos a realização de exames complementares Resultados: antes da intervenção 50% (46) após a intervenção 86,5% (109)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta: Priorizar prescrição de medicamentos da Farmácia popular a 100% dos hipertensos. Resultados: antes da intervenção 50% (134) após foi de 95,8% (203)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta: Priorizar prescrição de medicamentos da Farmácia popular a 100% dos diabéticos. Resultados: antes da intervenção 50% (46) após foi de 97,6% (120)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico a 100% dos hipertensos Resultados: antes da intervenção 50% (134) após 100% (219)

Objetivo: Garantir que o atendimento prestado obedeça aos indicadores de qualidade Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico a 100% dos diabéticos Resultados: antes da intervenção 50% (46) após 100% (126)

Objetivo: Otimizar a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos. Meta: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas Resultados: antes da intervenção sem dados disponíveis após a intervenção 100% (64)

Objetivo: Otimizar a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos. Meta: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas Resultados: antes da intervenção sem dados disponíveis após a intervenção 100% (38)

Objetivo: Criar registro específico para os pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Registrar os dados de 100% dos hipertensos na ficha-espelho Resultados: antes da intervenção sem cadastro após a intervenção 100% (219)

Objetivo: Criar registro específico para os pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Registrar os dados de 100% dos diabéticos na ficha-espelho Resultados: antes da intervenção sem cadastro após a intervenção 100% (126)

Objetivo: Avaliar o risco cardiovascular dos pacientes foco da intervenção Meta: Estratificar o risco cardiovascular de 100% dos hipertensos Resultados: antes da intervenção estratificação não realizada após intervenção 100% hipertensos avaliados (219)

Objetivo: Avaliar o risco cardiovascular dos pacientes foco da intervenção Meta: Estratificar o risco cardiovascular de 100% dos diabéticos Resultados: antes da intervenção estratificação não realizada após intervenção 100% diabéticos avaliados (126)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Oferecer orientação sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Resultados: antes da intervenção 50% (134) após a intervenção 100% (219)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Oferecer orientação sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos Resultados: antes da intervenção 50% (46) após a intervenção 100% (126)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Oferecer orientação sobre realização de atividade física regular a 100% dos hipertensos Resultados: antes da intervenção 50% (134) após a intervenção 100% (219)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Oferecer orientação sobre realização de atividade física regular a 100% dos diabéticos Resultados: antes da intervenção 50% (46) após a intervenção 100% (126)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Orientar 100% dos hipertensos sobre os riscos do tabagismo Resultados: antes da intervenção 50% (134) após a intervenção 100% (219)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Orientar 100% dos diabéticos sobre os riscos do tabagismo Resultados: antes da intervenção 50% (46) após a intervenção 100% (126)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Orientar 100% dos hipertensos sobre higiene bucal Resultados:antes da intervenção 50% (134) após a intervenção 100% (219)

Objetivo: Atuar junto à equipe de saúde na promoção da saúde dos pacientes do programa de atenção aos hipertensos e diabéticos Meta: Orientar 100% dos diabéticos sobre higiene bucal Resultados:antes da intervenção 50% (46) após a intervenção 100% (126)

discussão

Equipe Serviço Comunidade Incorporação à rotina Trabalho conjunto, governabilidade Serviço Organização do processo de trabalho Comunidade Melhorias na assistência Incorporação à rotina O trabalho não pode parar!

reflexões

“A intervenção permanecerá na unidade como parte da rotina; e todo o conhecimento que adquiri neste período também fará parte da minha rotina a partir de então e, pretendo empregar tudo que aprendi por onde quer que vá”.

Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36) BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37) Costa, J.S.D.; Buttenbender, D.C.; Hoefel, A.L.; Sousa, L.L. Hospitalizações por condições sensíveis à atenção primária nos municípios em gestão plena do sistema no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Caderno de Saúde Pública. 2010; 26(2): 358-364.

Referências bibliográficas Cotta, R.M.M.; Reis, R.S.; Batista, K.C.S.; Dias, G.; Alfenas, R.C.G.; Castro, F.A.F. Hábitos é praticas alimentares de hipertensos e diabéticos: repensando o cuidado a partir da atenção primária. Revista de Nutrição. 2009; 22(6): 823-835. População estimada Manacapuru 2014, IBGE. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php>. Acesso em: 10/01/2015. Rezende, A.M.B. Ação educativa na atenção básica à saúde de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial: avaliação e qualificação de estratégias com ênfase na educação nutricional. [Tese de Doutorado]. São Paulo: Faculdade de Saúde pública. Universidade de São Paulo, 2011.

obrigada